segunda-feira, 8 de julho de 2013

Presidente da FGF garante Brasil na Série A

Em entrevista ao programa Último Toque da Rádio Guaíba na noite deste domingo, o presidente da FGF Francisco Noveletto garantiu o acesso do Brasil de Pelotas no Gauchão 2014. A garantia foi dada devido ao regulamento do campeonato, que poderia dar margens a diversas interpretações. Mas vamos aos cálculos.

Entenda o caso
Caso o time pelotense fosse o vice-campeão e já tendo sido vice do turno, ocuparia, em teoria, as duas vagas na decisão da terceira equipe que subiria. Neste caso, abriria vaga para a equipe de melhor índice técnico nesta disputa, que também seria o Brasil. Logo, este já está garantido na Série A, mesmo que não vença o returno, de acordo com o parágrafo 4º do artigo 9º:

§ 4º - Caso os CAMPEÕES de TURNO forem distintos e o VICE-CAMPEÃO seja o mesmo do 1º e do 2º TURNO, este decidirá a 3ª VAGA do GAUCHÃO 2014 em 02 jogos (ida e volta) contra o melhor classificado (grifo do signatário do blog) na FORMA DO ARTIGO 15º deste regulamento e que não obteve vaga para o GAUCHÃO 2014;

O seja, não há menção que, caso o vice dos turnos e o melhor time na classificação geral seja o mesmo, que seja qualificado o seguinte na mesma classificação.

Sendo o Brasil campeão do returno, o Aimoré jogaria a decisão da terceira vaga com o vice do turno, no caso o Brasil, mas que já estaria garantido pelo título do returno. Logo, abre vaga para o melhor na classificação geral por índice técnico, que seria também o Brasil. Então entra o seguinte na classificação, o Riograndense de Santa Maria. Lembrando que a classificação geral por índice técnico para efeito das vagas na decisão do terceiro acesso leva em conta todos os jogos disputados, inclusive os mata-matas, de acordo com o parágrafo único do artigo 15 do regulamento:

ARTIGO 15º - A classificação das equipes para disputas das 2ª e 3ª vagas de acesso ao GAUCHÃO 2014 na “DIVISÃO DE ACESSO” se dará da seguinte forma:
§ ÚNICO - Ao final do 1º e do 2º TURNOS da “DIVISÃO DE ACESSO” os Clubes serão 
ordenados de forma decrescente do maior ao menor percentual de aproveitamento em toda a competição (número de pontos obtidos em relação ao número de pontos disputados), a fim de disputarem as vagas dos confrontos nos moldes estabelecidos no artigo 9º.

Entretanto, os dirigentes do Aimoré teriam o entendimento que, caso o time não vença o returno, não teria adversário na disputa da terceira vaga, pois o Brasil, que seria seu adversário seria campeão do returno e o melhor colocado por índice técnico também seria o Brasil. Esta situação não estava prevista no regulamento.

Mas Noveletto garantiu que, caso o Aimoré seja o vice do returno e obtenha pelo menos dois pontos na decisão, o Índio Capilé seria o vice e o melhor classificado no índice técnico, ou seja, obtendo a vaga.

Veja:
Classificação geral por aproveitamento (artigo 15º)
1) Brasil de Pelotas = 65,21% (mesmo que perca os dois jogos, terá 60% de aproveitamento, ficando atrás do Aimoré, que subiria por ser campeão do returno; logo, o Brasil deveria jogar com o segundo melhor índice técnico, o mesmo Brasil).
2) Aimoré = 65,21% (para subir direto, tem que fazer pelo menos dois pontos, que o deixaria com 58,73%, à frente do Riograndense e o caso seria idêntico ao descrito para o Brasil).
3) Riograndense = 57,89% (torce para que o Brasil seja o campeão do returno e que o Aimoré faça somente um ponto na decisão, o que deixaria o Índio Capilé com 57,14%).

Simples assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário