terça-feira, 18 de agosto de 2015

Ypiranga comemora 91 anos nesta terça-feira

“Vencedores, fiquemos constantes: não seremos jamais derrotados”. Esta é uma pequena parte do hino oficial do Ypiranga, de Erechim, RS. É também uma frase que remete ao espírito de luta de uma dos mais tradicionais clubes do futebol brasileiro e que nesta terça-feira, dia 18, completa 91 anos de história.

Uma história marcada por altos e baixos, mas formada por grandes conquistas, como os títulos de Campeão do Interior no Campeonato Gaúcho, no ano de 2009, de disputas em competições nacionais, como Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Aliás, é em plena competição nacional que o clube festeja seus 91 anos, com um sabor todo especial: o Ypiranga é o atual líder do Grupo A7, na primeira fase do Brasileiro – Série D.

Momentos marcados por glórias e um futuro que sugere grandes desafios. O Canarinho, como é carinhosamente conhecido, busca como seu grande objetivo neste segundo semestre, poder brigar por uma vaga na Série C da competição nacional.
 
Um pouco da história
O Ypiranga Futebol Clube foi fundado no dia 18 de agosto de 1924. O grupo de fundadores era formado por João Reus Sólon, Jacinto Godoy, Silvestre Péricles de Góis Monteiro, José Maria de Amorim, Nilo Amorim, Vitório Alavise, Ercília Monica Di Francesco Amorim, entre outros. O clube fora criado após uma partida do único clube existente na cidade, o Ítalo-Brasileiro. 

A partida ocorreu no campo onde hoje é a praça Júlio de Castilhos, centro da cidade. Ao final de tal jogo, iniciou-se uma confusão generalizada entre torcedores, jogadores e dirigentes. Este foi o motivo oficial para a criação do Ypiranga: as pessoas não aceitavam as condições impostas pelo Ítalo-Brasileiro. Junto a isto, foi fundada a primeira torcida organizada do time, formada por mulheres e chamada As Legendárias.

Tais torcedoras vendiam durante cada partida, botões de rosa, onde o dinheiro arrecadado era destinado para pagamento do salário aos jogadores.

A primeira partida oficial do Ypiranga foi disputada no dia 20 de setembro de 1924, dois meses após a sua fundação, onde venceu o mesmo Ítalo-Brasileiro por 1x0. O primeiro título conquistado pela equipe foi o Campeonato Citadino de Erechim, de 1928, após derrotar o Ítalo-Brasileiro na final.

Em 1950, o clube erechinense obteve o título do Campeonato Gaúcho de Amadores, sendo que o triangular final da competição foi disputado em Erechim. O título veio com uma vitória sobre o Aimoré, de São Leopoldo, por 2 a 0.

Em 1965, o Ypiranga disputou sua primeira competição profissional oficial de caráter estadual, a Segunda Divisão estadual daquele ano. Já em 1967, o clube conseguiu o acesso para a divisão principal, tendo vencido a Segunda Divisão.

No ano de 1994, o clube obteve sua melhor colocação em um Campeonato Gaúcho: o terceiro lugar. Paulo Gaúcho, jogador ypiranguista, foi o goleador da competição naquela ocasião.

Encerrou suas atividades por problemas financeiros em 2003, tendo retornado dois anos após, com novos patrocinadores, sendo o principal o Instituto Barão do Rio Branco, tendo conquistado a Segundona Gaúcha em 2008. No ano seguinte, conquistou o Campeonato do Interior e uma vaga na Copa do Brasil 2010. Foi vice-campeão da Copa Arthur Dallegrave do mesmo ano, perdendo a final para o Inter B . Em 2014, voltaria a conquistar a Segunda Divisão, após bater o Avenida, de Santa Cruz do Sul, por 4 a 1.

Este ano, no primeiro semestre, o Ypiranga destacou-se na Primeira Divisão do futebol gaúcho.
 
Prime Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário