sexta-feira, 23 de julho de 2010

Caxias finalista do Estadual de Juniores

Do site da SER Caxias:

"Caxias elimina Grêmio e decide Gauchão Sub-20
A S.E.R. Caxias está na final do Gauchão de Juniores. A equipe grená venceu, nesta sexta-feira, o Grêmio no tempo normal, por 1 a 0, e nos pênaltis, por 6 a 5, assegurando um lugar na decisão do estadual – o adversário será conhecido neste sábado, na semifinal que opõe Internacional e Juventude.

Com o desfecho heróico, o Caxias reverteu a vantagem do Grêmio, que havia vencido por 1 a 0, no Estádio Olímpico, e vai em busca do seu quinto título no Campeonato Gaúcho Sub-20. O último título data de 2004.

O confronto, disputado no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha, foi equilibrado. Com boas defesas, o goleiro Sidivan foi um dos destaques nos 90 minutos, mas não o único. Com determinação, o time resistiu a pressão do tricolor em alguns momentos e criou várias oportunidades. O gol veio aos 27 do segundo tempo, em pênalti sofrido por Douglas. Sato cobrou e converteu.

Nos pênaltis, o Caxias levou a melhor, em uma disputa que transformou Sidivan em um dos heróis do jogo. O goleiro defendeu a quinta cobrança do Grêmio, de Spessato, salvando o time grená.

Para o Caxias, marcaram Nakata, Sato, Itaqui, Natan, Renan e Taiwan, enquanto Gerley desperdiçou a cobrança. Pelo Grêmio, converteram Everaldo, Fogaça, Ricardo Maria, Brock e Emerson. Spessato e Gerson erraram as cobranças".

Mau tempo cancela amistoso do Cerâmica

Em virtude dos temporais que atingiram a Serra Gaúcha durante a semana, foi cancelado o amistoso que seria realizado na manhã deste sábado (24) entre Cerâmica e Juventude.

O jogo aconteceria no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, porém a direção caxiense entrou em contato com o clube gravataiense para desmarcar a partida na tarde desta sexta-feira (23).

Em preparação para a Copa RS, os jogadores da equipe profissional do Cerâmica não devem ter folga e vão treinar normalmente na manhã deste sábado.

Além do mau tempo, a mudança na tabela da Copa RS também acabou prejudicando os amistosos de preparação do Cerâmica, já que o Novo Hamburgo também cancelou os dois amistosos que teria contra o clube.

Adversários diretos na competição, os dois clubes só devem jogar agora em jogos oficiais pela popular Copinha, motivo pelo qual o Cerâmica já agendou outros compromissos de preparação.

O primeiro deve acontecer, caso o tempo não atrapalhe, na tarde da próxima segunda-feira (26) contra o São José, em partida a ser realizada em Porto Alegre ou Gravataí, dependendo das condições dos gramados.

O segundo deve acontecer no próximo dia 31 contra o Sapucaiense, em Sapucaia e o terceiro deve acontecer contra o Inter-B no estádio Vieirão no dia 6 de agosto.

É o Cerâmica buscando a preparação ideal para o início da Copa Ênio Costamilan, que deve começar, segundo informações da FGF, no dia 15 de agosto.

Leandro Domingos
Comunicação Cerâmica Atlético Clube

Lobão anuncia contratação de Vainer

Na manhã desta sexta-feira, o Departamento de Futebol do Pelotas anunciou a contratação do jogador Vainer. O atleta assinou com o Lobão até dezembro de 2010, ou seja, vem para a disputa do Brasileiro Série D.

Vainer Dias Fernandes tem 30 anos, é natural de Tramandaí e tem 1,74m de altura. Atua na poisção de lateral-esquerdo e também como ala pela esquerda. Iniciou no Taquariense e, já profissionalmente, tem em seu currículo passagens nos seguintes clubes: Avenida, Santa Cruz, Inter-Sm, América-RN, Brasiliense, Atlético-GO, ABC-RN, Rio Branco-SP, Brasil-Fa, Bagé, Cachoeira, Inter-SC, Atlético Paranavaí, Riograndense-Sm, Ypiranga e Cristalina-GO.

"Vim para fazer um bom trabalho aqui. O Pelotas vem sendo nos últimos anos uma das principais equipes do Rio Grande do Sul. Sempre tive muita vontade de jogar aqui. Já havia conversado com o Pelotas e nunca ocorreu o acerto. Agora, ainda bem que deu tudo certo. Espero jogar em breve", disse o lateral-esquerdo Vainer.

O atleta já está instalado na cidade de Pelotas com sua família e, na tarde desta sexta-feira, inicia as atividades junto ao restante do elenco azul e ouro.

Gabriel Ribeiro - Assessoria de Imprensa E.C.Pelotas
Extraído de: FUTEBOL GAÚCHO - O Resumo Dos Plantões

Riopardense estréia na Copa Ênio Costamilan dia 15 de agosto

A direção da Associação Esportiva Riopardense, anunciou na tarde dessa quinta-feira (23), que a Federação Gaúcha de Futebol finalizou a remodelação dos grupos da Copa FGF. As alterações foram necessárias em virtude de desistências de dois clubes, Juventude e Glória de Vacaria.

O Riopardense está na chave 3, que reúne equipes da fronteira, 14 de Julho, de Santana do Livramento, Guarany de Camaquã, Pelotas, Grêmio e Guarany de Bagé. A chave 1 (Metropolitana), conta com as equipes do Grêmio, Internacional, Cruzeiro, São José, Porto Alegre e Sapucaiense e a chave 2 (Serrana) tem os times do Caxias, Cerâmica, Juventus, Lajeadense, Novo Hamburgo e Atlético de Carazinho.

A estréia do Riopardense ocorrerá na tarde do dia 15 de agosto, domingo, contra a forte equipe do 14 de julho, em Santana do Livramento. Já o Estádio Municipal Amaro Cassep será palco do confronto contra a equipe do Guarany de Bagé, no dia 22 de agosto, a partir das 15 horas.

Diego Bierhals
Assessoria de Imprensa
AE Riopardense

Riopardense apresenta novos reforços

Conforme prometido pela diretoria do clube, a Associação Esportiva Riopardense apresentou no início dessa semana os jogadores recém contratados que irão reforçar o plantel da equipe que disputará a Copa Ênio Costamilan da Federação Gaúcha de Futebol. Conforme o presidente do Riopardense, Jorge Rocha, do EC Avenida vieram Téda, zagueiro, Everton Severo, meia e Bocha, volante e do Santa Cruz veio o meio campista Éder Lazzari. “A diretoria se esforçou muito para que a vinda desses jogadores se concretizasse, agora estamos com o grupo praticamente fechado”, disse Jorge Rocha.

Conforme a direção de futebol os atletas já estão treinando com bola e, a partir da próxima semana serão realizados um série de jogos treino e amistosos objetivando o entrosamento da equipe.

Legenda da Foto: Da esqu. p dir.: Everton Severo, Teda, Bocha e Eder Lazzari.

Diego Bierhals
Assessoria de Imprensa
Associação Esportiva Riopardense

Federação reestrutura Ênio Costamilan

A Federação Gaúcha de Futebol divulgou, na tarde desta quinta-feira (22), a reestruturação da Copa Ênio Costamilan promovida pela entidade. O motivo da redefinição da competição foi a recente desistência de alguns clubes já confirmados para a popular Copinha.

E o Cerâmica Atlético Clube foi pego de surpresa ao deixar o Grupo 1, com equipes de tradição da Região Metropolitana, e ser realocado no Grupo 2, com clubes provenientes, em sua maioria, da Serra Gaúcha.

Com isso, o Cerâmica deixa o Grupo 1, no qual estava junto a Grêmio e Inter, e passa a ser incluído no Grupo 2, no qual se encontram também Caxias, Lajeadense, Atlético de Carazinho, Juventus e Novo Hamburgo.

Além do remanejamento das chaves, a mudança da Federação acarretou também um atraso no início da competição, que iria começar no dia 8 de agosto, mas que deve começar somente a partir do dia 15 de agosto.

Fica cancelado, portanto, a partida entre Cerâmica e Sapucaiense, que, segundo informações da Federação, seria a estreia da equipe gravataiense na competição no dia 8 de agosto no estádio Vieirão.

O sistema da competição, contudo, permanece o mesmo. Na 1ª fase, todos contra todos em jogos de ida e volta, classificando-se os cinco primeiro de cada chave e o melhor 6º colocado apontado pelo critério técnico.

Na 2ª fase, os 16 classificados se enfrentam em jogos de ida e volta (no popular mata-mata) no qual avançam os vencedores, sistema que se repetirá até a final da competição, que está prevista para o dia 28 de novembro.

A tabela completa com os jogos ainda não foi definida pela FGF, que informa estar publicando os jogos até o final da semana, sendo que o regulamento da competição deverá ser publicado até o próximo dia 26.

Confira abaixo como ficaram as chaves:

CHAVE 1 - METROPOLITANA
* CRUZEIRO
* GRÊMIO
* INTERNACIONAL
* PORTO ALEGRE
* SÃO JOSÉ
* SAPUCAIENSE

CHAVE 2 - SERRANA
* ATLÉTICO
* CAXIAS
* CERÂMICA
* JUVENTUS
* LAJEADENSE
* NOVO HAMBURGO

CHAVE 3 - FRONTEIRA
* 14 DE JULHO
* BAGÉ
* GUARANY-BAG
* GUARANY-CAM
* PELOTAS
* RIOPARDENSE

Leandro Domingos
Comunicação Cerâmica Atlético Clube

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Araujo anuncia a saída de Jair

Presidente rubro-negro diz que o atacante revelado na Baixada vai para um clube do exterior

Durou pouco tempo a participação de Jair na Série C do Campeonato Brasileiro de 2010. Mais precisamente 28 minutos. O atacante rubro-negro, que entrou na metade do segundo tempo contra o Caxias e fez o único gol do jogo, foi negociado com um clube estrangeiro e já nem treina mais com o elenco Xavante.

O anúncio da saída do jovem atleta revelado pelo Brasil foi feito na tarde desta quinta-feira, pelo Presidente André Araujo, que deu detalhes sobre a negociação, mas, por força do contrato, não pode revelar o destino do jogador.

- O Jair vai viajar no início da semana que vem para fazer os exames médicos e, sendo aprovado, vai ser liberado pelo Brasil sem ônus para o clube contratante. Em troca disso, o Brasil vai ficar com um percentual dos direitos econômicos desse atleta para negociações futuras – esclareceu o mandatário Xavante, que deixou as portas do Bento Freitas abertas para goleador.

- Nós sabemos que a participação do Jair nessa Série C foi importante, principalmente em função do gol (da vitória contra o Caxias). Somos gratos a ele, e também por isso se deu essa negociação. Porque, além de envolver um proveito financeiro para o clube, vai ajudar a alavancar a carreira do atleta – concluiu Araujo, que

Sem Jair, mas com Cláudio e Rodrigo Dantas recuperados de lesão, o Brasil viaja para Santa Catarina ao meio-dia desta sexta-feira. No domingo, às 16h, o Xavante enfrenta o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, pela segunda rodada da competição nacional.

Leonardo Crizel
Assessoria de Imprensa GE Brasil

Glória de Vacaria desiste da Copa Enio Costamilan

Informa Gabriel Dutra, de Vacaria: reunião na noite de terça-feira selou a não-participação do clube na Copa Enio Costamilan, o que já vinha sendo especulado durante os últimos dias. A direção agorá irá angariar recursos para saldar as dívidas do Glória, que só de impostos atrasados o valor é de 70 mil reais.

Cerãmica: exposição ganha mais três importantes contribuições

Mais três importantes contribuições enriqueceram, em apenas uma semana, o acervo de fotos que está sendo reunido pelo Cerâmica para a exposição ‘Eu fiz História no Cerâmica’. A primeira vem de João Francisco Lourenço Rodrigues, ex-vice-presidente financeiro do clube, que teve história importante no Cerâmica atuando junto as categorias de base.

Lourenço disponibilizou material sobre as categorias de base como fotos e reportagens, além de um quadro da equipe vice-campeã em 2006. A segunda contribuição vem de Luiz Otávio, ex-lateral esquerdo do clube na década de 1980-1990 e que traz ao clube uma série de fotos desde os juniores na década de 1970.

O material mais raro, no entanto, foi disponibilizado por Carlos Antônio Wilkens, zagueiro do Cerâmica entre as décadas de 1960-1970, que em seu acervo pessoal trouxe fotos raras da equipe ceramista no início dos anos 1960.

E você? Quer ver a sua foto, a de seu pai ou a de seu avô na exposição do clube? Então participe! É só deixar sua foto na sede do clube, na Avenida José Loureiro da Silva, 2321, ou na loja do Cerâmica localizada no centro de Gravataí, na Avenida Dorival Candido Luz de Oliveira, 92.

As fotos podem ser enviadas também através do e-mail imprensa@ceramicaatleticoclube.com.br

Junto às fotografias, deve ser preenchida uma ficha com o nome e o endereço do participante, além da descrição de quem está na foto. Já quem enviar a foto por e-mail, pode deixar o contato com nome e telefone, com a descrição da foto.

Foto 1 (p&b): time do Cerâmica em 1965; foto 2 (colorida): juniores do Cerâmica em 1978.

Leandro Domingos
Comunicação Cerâmica Atlético Clube

Brasil-PE: para Amarildo, não tem tempo ruim

Zagueiro do Brasil lamenta a sequência de chuvas em Pelotas, mas garante que o time vai enfrentar o que for preciso para chegar bem no domingo

O clássico contra o Caxias no último sábado, na estreia do Xavante na Série C do Campeonato Brasileiro, já foi abaixo de chuva. Mas até aí tudo bem, o Brasil superou a equipe grená e conquistou os três primeiros pontos na competição nacional.

O problema é que de lá para cá a chuva não para de cair em Pelotas. Obrigando o técnico Fahel Júnior a comandar os treinamentos em um ginásio e o trabalho acaba sendo prejudicado. Pelo menos o mau tempo não tira o otimismo do grupo rubro-negro, que promete encarar até temporal para manter o ritmo e chegar bem para o jogo contra o Criciúma, marcado para as 16h deste domingo, no estádio Heriberto Hulse. Quem garante é o zagueiro Amarildo.

– A chuva complica. Nós temos que treinar em quadra de grama sintética, o que não é o ideal. Mas, se continuar chovendo, vamos ter que encarar esse tempo ruim também nos treinamentos. Até porque na hora da partida não temos como controlar a meteorologia. O importante é a gente continuar focado no nosso objetivo, que é ir a Criciúma e voltar com a vitória – disse Amarildo, que também comentou sobre o bom desempenho da defesa Xavante na estreia diante do time da serra.

– A nossa defesa vem bem, mas isso não é mérito só dos zagueiros. Acredito que o time todo está bem encaixado, a marcação começa lá na frente, com os atacantes, com os meias, que contribuem bastante e facilitam o nosso trabalho – concluiu.

Leonardo Crizel
Assessoria de Imprensa GE Brasil
Foto: Carlos Insaurriaga

terça-feira, 20 de julho de 2010

Giro pelo interior

* Guarany de Camaquã
O Guarany Futebol Clube lançou o novo Plano de Sócios. Para associar-se o torcedor adquire a jóia no valor de R$ 200,00 (pode ser parcelado) e paga mensalidade de R$ 15,00. Vantagens: camiseta oficial personalizada (cor azul) com o nome do torcedor ou logomarca de sua empresa e Credencial para assistir a todos os jogos do Guarany nas sociais do estádio Cel. Silvio Luiz na Copa FGF, independente do número de jogos que ocorrerem.
Fonte: Site oficial do clube

* Guarani de Venâncio Aires
O Guarani sondou a possibilidade de jogar a Copa FGF com jogadores venâncio-airenses ou que residem no município. São os casos do goleiro Fernando Kauffmann (ex-Esportivo), Eder Lazzari (ex-Santa Cruz), Daniel (ex-Guarani), Endrigo (futebol coreano), entre outros. Todos estão sem clube e aproveitam a folga para manter a forma física no Edmundo Feix. Os juvenis fizeam amistoso dia 15 contra o estrela: vitória por 3 a 0.
Fonte: Site oficial do clube

* Estância Velha
Segundo o presidente do clube, Paulo Arnecke, o Caneco, o Estância só disputa a competição, caso a FGF libere o campo como ele está. Se isso acontecer, o clube jogará com os juniores, somado a alguns reforços.

* Atlético de Carazinho
O meia Bié, revelado pelo Atlético na Copa Arthur Dallegrave, no ano passado, está de volta ao Galo da Serra. O jogador, que esteve no Brasil de Pelotas na Segundona deste ano, rescindiu contrato com a equipe da zona sul.
Fonte: site oficial do clube

* Cruzeiro
O clube emprestou os jogadores Everton Faísca, Alex Goiano, Rogério Patrola e Diego Torres para disputarem a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Luverdense-MT, time mato-grossense treinado pelo gaúcho Luís Carlos De Lorenzi, o Lisca. Os atletas retornam em outubro ou novembro para o estrelado. Jô foi emprestado para a Ponte Preta.
A festa do aniversário de 97 anos do Cruzeiro será realizada no dia 23 deste mês, no salão nobre do São José, local gentilmente cedido pelo clube co-irmão. Os convites para o jantar festivo estão à venda na secretaria do Cruzeiro.
Fonte: site oficial do clube

Cerâmica e Juventude no sábado

Dando continuidade a série de amistosos que fazem parte da preparação da equipe profissional do Cerâmica para a Copa RS, o clube gravataiense confirma uma amistoso contra o Esporte Clube Juventude. A partida acontece na manhã do próximo sábado (24) no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a partir das 11h.

Segundo o técnico Leocir Dall’Astra, é mais um desafio que deve servir para deixar a equipe pronta para o início da Copa Ênio Costamilan. “Sabemos que amistosos com equipes de qualidade, como a do Juventude, que está disputando uma competição a nível nacional, nos dão condições de preparar melhor a equipe”, explica Leocir.

É o que pensa também o preparador físico Felipe Harzheim. “É claro que é sempre melhor jogar contra uma equipe organizada dentro e fora de campo, já que a exigência sobre os nossos jogadores é muito maior”, reitera.

Após a partida contra o Juventude, o Cerâmica já tem agendado dois outros amistosos de peso contra o Nova Hamburgo no final do mês.

Leandro Domingos
Comunicação Cerâmica Atlético Clube

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Rápidas pelo RS

* Atlético de Carazinho fez amistoso contra o Concórdia (SC), quinta passada. Empate em 1 a 1;

* Lajeadense se reapresentou hoje. O diretor continua sendo Everton Giovanella e Luiz Freire agora é gerente de futebol. O técnico é Benhur Pereira. Reforços: lateral Alexandre Bindé (ex-Caxias e Avenida) e o volante André, ex-Novo Hamburgo e Sapucaiense; Jé, Juninho Laguna e Beto Bombeiro foram dispensados;

* Estadual de Juniores, jogo de ida da semi-final: Juventude 0 x 1 Inter, gol de Eduardo.

* E nem começou a Copa FGF Enio Costamilan e a bagunça já impera. Com a desistência do Juventude B e do Santo Ângelo, a Federação fará nova organização das chaves. O Glória ainda não sabe se disputa. O Pelotas teria sido convidado e o Farroupilha ainda pode entrar. Como diria aquele narrador: que beleeeeeza!

domingo, 18 de julho de 2010

Série C: Juventude fica no empate

Na sua estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, o Juventude apenas empatou com o Criciúma em 1 a 1, na tarde chuvosa e fria deste domingo em Caxias do Sul. Ambas equipes terminaram com 10 atletas em campo.

Os dois times começaram partindo para cima desde o início, mas poucas foram as chances de gol. Já no segundo, os gols saíram. Aos 12 minutos, o zagueiro Evaldo cobrou uma falta de longe. A bola desviou no lateral Luis Felipe e enganou Jonatas: Criciúma 1 a 0.

Mas cinco minutos depois, Calisto teve que tentar duas vezes para conseguir cruzar a bola na área para Cristiano desviar e empatar: 1 a 1. Aos 30 minutos, o autor do gol esmeraldino segurou acamisa de Guilherme e foi expulso por duplo cartão amarelo. Aos 40, foi a vez do Criciúma ficar com dez em campo, depois de Reinaldo pôr a mão na bola e também "ir para o chuveiro mais cedo".

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - Série C - Grupo D
Juventude 1 x 1 Criciúma
Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul). J: Antônio Denival de Morais (PR). Gols: Evaldo 12 e Cristiano 17/2T. CA: Júlio César, Everton Garroni, Cristiano (J); Rogério, Evaldo, Reinaldo, Diogo Oliveira, Guilherme (C). CV: Cristiano (J) e Reinaldo (C).
Juventude: Jonatas; Luis Felipe, Rafael, Edson Borges, Calisto; Júlio César, Marcos Paraná (Humberto), Everton Garroni (Gustavo), Cristiano; Júlio Madureira (Celsinho), Fausto. Téc.: Osmar Loss
Criciúma:Agenor; Fábio Santana, Rogério, Evaldo, Reinaldo; Gavião, Mika, Diogo Oliveira (Guilherme), Márcio Guerreiro (Marcos Denner); Lins, Lincoln (Galego). Téc.: Argel Fucks

Série D: Iraty vira e vence Pelotas

O Pelotas foi derrotado pelo Iraty por 2 a 1 neste domingo no estádio Coronel Emílio Gomes, em Irati. Mesmo saindo na frente do placar já no segundo tempo, permitiu a reação do clube parananese e levou o segundo gol aos 42 minutos.

O primeiro tempo foi de estudo e de poucas atividades ofensivas. Já o segundo foi mais movimentado. Quando o técnico Gilberto Pereira do Iraty realizava duas modificações para melhorar o ataque (Ceará e Willian), o Pelotas marcou. Depois de um escanteio, Jonas cabeceou, o goleiro Renato defendeu mas no rebote Ademir conferiu: Lobão 1 a 0, aos 11 minutos.

Maicon Sapucaia, de apagada atuação, foi sacado por Beto Almeira. Em seu lugar foi colocado Maurício, para prender a bola à frente. Mas aos 18 minutos, Ceará foi lançado e deu uma bomba no ângulo direito para empatar o jogo: 1 a 1. Houve reclamações de impedimento no lance.
O Iraty foi para a pressão, e o Pelotas defendia-se como dava. Entretanto aos 42 minutos, numa linha de passe de cabeça na área, a bola sobrou para Bruno, que de primeira bateu cruzado e virou o escore: Iraty 2 a 1.

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro - Série D - Grupo A10
Iraty 2 x 1 Pelotas
Local: Coronel Emílio Gomes (Irati). J: Milton Etsuo Ballerini (SP). Gols: Ademir 11, Ceará 18 e Bruno 42/2T.
Iraty: Renato; Negretti (Marquinhos), Rogério, Gilvan, Dinei; Silvio, Mauro, Bruno, Márcio (Ceará); Leandro, Eydisson (Willian). Téc.: Gilberto Pereira
Pelotas: Oliveira; Johnathan, Jonas, Ademir, Cristiano; Daril (Dinho), Jardel, Maicon Sapucaia (Maurício), Alan; Tiago Duarte, Sandro Sotilli (Clodoaldo). Téc.: Beto Almeida

Aniversário do clube mais antigo do Brasil - 110 anos Sport Club Rio Grande

Amanhã (19/07) o Sport Club Rio Grande completa 110 anos de história. Oficialmente e definitivamente o Mais Velho do Brasil, em atividade. Recentemente o programa "Detetives da História" (History Channel, canal de TV americano), apresentou o documentário revelando a verdadeira paternidade do futebol brasileiro. Johannes Minnemann, um alemão radicado no Rio Grande do Sul, trouxe em sua bagagem a idéia de difundir na cidade a modalidade esportiva sensação na Europa: o futebol.

Amanhã também é comemorado o Dia do Futebol no Brasil, em homenagem ao Rio Grande, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF. Futebol é arte e envolve vibrantes sentimentos traduzidos por milhares - milhões - de pessoas, torcedores de seus clubes e defensores de suas cores. A cultura popular interativa e dinâmica, orquestrada pelos gritos das torcidas e apitos dos juízes.

Torcedores apaixonados pelo futebol parabenizam o Sport Club Rio Grande pela passagem de seus 110 anos. É uma data muito importante porque o Rio Grande é o único clube do Brasil que completa 110 anos de atividade.

Para festejar os 110 anos, amanhã (19/07), às 19h30min, acontece a Ceia Veterana, no Restaurante do DTG Rincão das Dunas (situado no Complexo Esportivo Dênis Willian Lawson). Cardápio: Comida Campeira; Valor: R$ 15,00

ATIVIDADES - No dia 25/07, às 13h serão realizados jogos Festivos com as equipes da categoria de base: Campeonato Amador - 16h - 2º quadro - Libertador X Flor dos Pagos; 18h - 1º quadro - Libertador X Flor dos Pagos. A partir das 15h, grande Mateada com animação da Banda Aliança Fandangueira. A inauguração do moderno Centro de Imprensa está prevista para às 16h30min.

O Memorial do Sport Club Rio Grande, Johannes Christian Moritz Minnemann, surgiu após o centenário do clube em 2000 e foi idealizado por Helena Portella. De lá para cá trabalha incessantemente na preservação do material histórico encontrado.

Dentre esse material, destaca-se o acervo de fotos, com datas desde 1900, bem como documentos, jornais, flâmulas, taças, entre outros. Os documentos encontram-se em fase de organização e recuperação, e podem ser conferidos por quem visita o espaço do Memorial. O acervo com a história do clube conta com aproximadamente: 3700 registros de jornais; 1700 documentos históricos; 1230 fotos; 270 taças e troféus; 51 fitas de vídeo; 48 placas; 4 bolas; 15 medalhas; 47 flâmulas; 24 diplomas. Vale a pena conferir!

Curiosidades: Muitos podem pensar que o Flamengo, Vasco e Vitória são mais antigos que o Sport Club Rio Grande, eles foram fundados antes, mas não nasceram como clubes de futebol. O time da Ponte Preta foi criado 23 dias depois, no dia 03 de agosto de 1900. Portanto, o Sport Club Rio Grande é oficialmente e definitivamente o mais velho, em atividade do Brasil.

Assessoria de Imprensa Sport Club Rio Grande