Estádio Breno Guimarães, palco do jogo. Clima familiar, tranquilidade e organização.
E nesta viagem encontrei a Dona Léia, que também ia ao jogo, pois seu filho e zagueiro do time da casa José estaria em campo. José, que para treinar e jogar no Guaíba FC, encara a viagem de quase duas horas, todos os dias para realizar seu sonho de ser jogador profissional. E não fez feio. Ele e seus companheiros arrancaram um empate em 1 a 1, depois de terem levado 9 a 0 na partida entre os dois clubes na última quarta-feira, no CT do Grêmio. E também por que enfrentava a base do time campeão brasileiro da categoria em 2009, fato este destacado pelos jogadores ao final da partida.
José, filho da Dona Léia e camisa 3 do Guaíba: enfrenta 4 horas de viagem para ir e voltar de Guaíba, no sonho de virar profissional.
Sobre a partida, posso afirmar que não tivemos um bom futebol, principalmente pelo gramado muito duro do estádio Breno Guimarães. Com isso, muitos chutões e faltas caracterizaram o encontro. No primeiro tempo, a primeira conclusão a gol perigosa veio só aos 29 minutos, com o atacante gremista Ricardo Maria. Três minutos após, Pé Fino acertaria a rede, mas por fora, em chute cruzado. Aos 34, Felipe, da linha de fundo cruza e Everaldo define, acertando o travessão. No rebote, Bruno Renan estava impedido.
Douglas (11) dribla Gerson, zagueiro da Seleção Sub 17 no Mundial da categoria (2009).
No segundo período, logo a 1 minuto, Dudu bate por cima. Aos 9, Everaldo fez um giro na entrada da área e chuta; Roberto defende parcialmente e José tira o perigo. No escanteio, a bola sobra para Gérson, que erra o alvo.
O gramado está muito duro, impedidno um bom toque de bola.
No minuto 15, Dudu faz falta violente em Mateus Magro e é expulso, no momento que seria substituído, para irritação do técnico Tiago Gressi. Ato contínuo, o Grêmio abre o placar. Fogaça mata um cruzamento no peito, invade a área e bate colocado, no canto baixo esquerdo da meta, Grêmio 1 a 0.
O Guaíba soube se defender, arancando um empate do atual campeão brasileiro de juniores.
A partida ia sendo administrada pelo tricolor, mas em um erro de passe, a bola foi tocada por Willian e esta se ofereceu a Pé Fino, que entrando na área e diagonal, tocou com categoria sobre o goleiro, empatando o jogo, aos 36 minutos.
No restante, o Grêmio buscava de toda forma o segundo gol, mas o Guaíba, determinado, segurava o ímpeto do adversário. “Para quem tomou 9 na quarta, um ponto é muito”, bradou Tiago Gressi à beira do campo. No fim, o empate foi justo.
Grêmio tentando marcar de bola parada, em frenta à sua torcida.
Ficha técnica
Guaíba 1 x 1 Grêmio
Local: Breno Guimarães (Guaíba). J: Anderson Farias. Gols: Fogaça 16 e Pé Fino 36/2T. CA: Peruca (GUA); Gerson, Léo, Fogaça (GRE). CV: Dudu (GUA).
Guaíba: Roberto, Eric (Igor), José, Matheus, Peruca, Everton, Willian, Maguila (Caio), Dudu, Pé Fino (Erick), Douglas (Yago). Téc.: Tiago Gressi
Grêmio: Tiago, Spessato, Gerson, Kéo, Mateus Magro, Brock (Douglas), Fogaça, Felipe (Elivelton), Everaldo (Romário), Ricardo Maria (Emerson), Bruno Renan (Mateus). Téc.: Andrey Lopes

.jpg)