segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Especial Gauchão 2011 - parte 2

Sigo com a apesentação dos clubes que jogam a partir de sábado o Campeonato Gaúcho. Vejamos como Novo Hamburgo, São José e Canoas se prepararam.

*************************

Novo Hamburgo

O Anilado em fazendo boas campanhas desde que manteve o acesso no Estadual, chegando a decidir o primeiro turno do Gauchão 2010 com o Grêmio, depois de eliminar o Inter, no Beira-Rio. E no segundo turno por pouco não despachou o Inter de novo, perdendo nos pênaltis depois de empatar em 3 a 3 com os titulares do Colorado. Mas veio a Copa Ênio Costamilan e a precoce eliminação para o Pelotas deixou dúvidas quanto à capacidade do time.

Para 2011, os “Galáticos do Vale”, com o vêm sendo chamados, tem Gilmar Iser no comando e tem no ataque sua força: manteve Rodrigo Mendes, Juba, Michel e André Luiz, trouxe Gustavo Papa de volta e contratou Luis Carlos, revelado pelo Ceará e emprestado pelo Inter.

Time-base: Ricardo ; Claudio Luiz , Vinicius e Lino; Bosco, Márcio Hahn, Luiz Carlos Bahia, Almeida e Edinho; Juba e Michel. Técnico: Gilmar Iser

Principais reforços: Eduardinho (M), Gustavo Papa (A), Luis Carlos (A).

Curiosidade: após a Segunda Guerra Mundial, o Novo Hamburgo viu-se obrigado a mudar de nome, devido a campanha de nacionalização em 1944, que rechaçava termos germânicos, trocando para Floriano. O nome original voltaria apenas em 1968.


São José

A grande notícia que veio do Zequinha foi a troca do gramado do Passo da Areia, na qual será aplicado gramado sintético, o único no padrão FIFA no Brasil. E além do Gauchão, o São José está na Copa do Brasil, graças à classificação do Grêmio para a Libertadores. O adversário será o Paulista de Jundiaí.

O técnico será Itamar Schulle e as caras novas são Chiquinho, lateral esquerdo revelado pelo Inter e o meia Claudenir, campeão da Série C do Brasileiro pelo ABC de Natal.

Time-base: Rafael, Marabá, Alexandre, Gustavo e Juca; Zaqueu, Claudemir, Cleidson, Gabriel; Cassiano, Rafael Xavier. Técnico: Itamar Schülle

Principais reforços: Chiquinho (LE), Zaqueu (V), Mabarthe (M), Claudemir (M), Thiago Miracema (A).

Curiosidade: por duas vezes o São José tentou parcerias no seu departamento de futebol. No final da década de 1960, associou-se ao clube náutico Almirante Barroso, sendo conhecido como “Zé-Barroso”. Em 1996, fez parceria com as Tintas Renner para resgatar o nome do antigo clube, denominando-se Renner-São José, chegando a usar o uniforme listrado vermelho e branco.

Canoas

De tanto a Globo chamar a Ulbra de Canoas, a equipe passou a ser Universidade e no final de 2010 oficializou o nome de Sport Club Canoas. Mas não confunda com o outro homônimo, o Canoas Futebol Clube, licenciado desde 2002. Mesmo identificado nominalmente com a cidade, o Canoas não deve atrair muita ente ao Complexo Esportivo, onde o ano passado chegou a levar 2 pagantes contra o Inter-SM.

Alheio à falta de apoio da torcida, o time vem treinando forte sob o comando de Rogério Zimmermann e vem tendo altos e baixos na preparação: tomou 4 a 0 do Caxias em casa, mas empatou com o Inter B em 1 a 1 jogando bem. De reforço, destaque para o atacante Eraldo, que até sair do São Luiz no meio do Gauchão passado, era o goleador do campeonato.

Time-base: Anderson; Ricardo, Cirilo, Lima, Maciel; Waschington, Carlos Alberto, Coringa, Cleiton, Eraldo, Rodrigo Galvão. Téc.: Rogério Zimmermann

Principais reforços: Cirilo (Z), Jé (M), Fernando Genro (A), Fábio Alemão (A), Eraldo (A).

Curiosidade: o Canoas SC, ex-Ulbra e ex-Universidade representa a cidade no futebol profissional desde 2001, quando foi fundado o SC Ulbra. Além dele, o Canoas FC, fundado em 1957, disputou a Segundona Gaúcha em 1984, 1998 e de 2000 a 2003, licenciando-se. E o Grêmio Esportivo Veronese, que jogou o Gauchão de 1956 e 1958. Destacam-se, em disputas amadoras, o Rio Grande, o Oriente, o Frigosul e o Brasil.

Um comentário:

  1. O S.C. BRASIL E FC CANOENSE TAMBÉM DISPUTARAM AS FASES PRELIMINARES DOCAMPEONATO GAÚCHO ENTRE DÉCADA DE 30 E 40, NA REALIDADE O CANOAS FC FOI FUNDADO EM 1983, MAS COMO USAVA O PATRIMÔNIO DO GAÚCHO DO MATO GRANDE DE CANOAS USAVA A DATA DE FUNDAÇÃO DO MESMO. OESTÁDIO DO CANOAS SC FICA MUITO LONGE DO CENTRO, DEVIA TER ONIBUS ESPECIAIS DIRETO PARA O ESTÁDIO FACILITANDO A VIDA DOS TORCEDORES.
    JOSÉMACIEL
    SAPUCAIA DO SUL
    O SC ORIENTE É O MAIS ANTIGO DA CIDADE DE 1932 FOI CAMPEÃO ESTADUAL DA COPA PEDRO SIRÂNGELO DA FGF EM 1972, DEPOIS VEM O FRIGOSUL QUE TAMBÉM O CLUBE COM MAIORES TÍTULOS DA CIDADE. O GE VERONESE FOI O CAMPEÃO DA SÉRIE B METROPOLITANO DE 1959 E JUVENIL TAMBÉM, ERA CONHECIDO COMO TIME DAS GAITAS POIS SEU PRESIDENTE E TÉCNICO FIORELLO VERONESE TINHA UMA FÁBRICA DE GAITAS. O 1º CAMPEONATO DA LCF FOI REALIZADO EM 1942 COM O FC CANOENSE CAMPEÃO. A LCF TEM UMA BELISSIMA SEDE DE FAZER INVEJA A MUITAS FEDERAÇÕES NA AV. AJ RENNER BAIRRO ESTÂNCIA VELHA, SEU ATUAL PRESIDENTE É O SR. RENI BERTOLLA QUE HÁ VÁRIOS ANOS COMANDA A ENTIDADE QUE REALIZA UMA MÉDIA DE 9 COMPETIÇÕES POR ANO.
    JOSÉ MACIEL
    SAPUCAIA DO SUL

    ResponderExcluir