quinta-feira, 21 de julho de 2011

Brasil utiliza filme e ginásio para fugir da chuva

Com tempo ruim, elenco rubro-negro intensifica preparação para o jogo contra o Joinville treinando na grama sintética e curtindo ‘sessão de cinema’

Desde o início desta semana o rubro-negro vinha conseguindo driblar o mau tempo para manter uma rotina normal de treinamentos, e se preparar da melhor maneira possível para o confronto diante do Joinville, que será válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, e está marcado para as 16h deste domingo, no estádio Bento Freitas.

Porém, a chuva não parou de cair na região sul do estado gaúcho, e nesta quinta-feira, com os gramados totalmente encharcados, e consequentemente indisponíveis para o trabalho com bola, a comissão técnica do Brasil foi obrigada a encontrar alternativas diferenciadas para seguir o apronto do time. Em vez do campo, os jogadores foram para um ginásio, e antes disso ainda curtiram uma sessão de áudio e vídeo, numa sala de cinema improvisada no Salão de Honras da Baixada.

A projeção começou com a demonstração de jogadas ensaiadas e posicionamentos táticos a partir de cobranças de faltas, escanteios e arremessos laterais. Depois foi exibido um filme que reforça o espírito de grupo, e o trabalho em equipe como pontos primordiais para a vitória. ‘O vôo da Fenix’ (20th Century Fox, em 2004) conta a história de onze tripulantes que ficaram presos no deserto com um avião estragado, e foram abrigados a unir forças para colocá-lo no ar novamente. Durante a trama, os personagens passam por inúmeros problemas, mas acabam superando cada uma deles na base da coragem e do companheirismo.

- É justamente isso que nós queremos passar para os jogadores. Nós procuramos fazer com que eles observassem essas questões, como lideranças positivas, laços fortes, aplicando tudo isso no nosso cotidiano. Nesse sentido, o filme foi de uma utilidade muito grande. Até porque nós precisamos acelerar esse aspecto de entrosamento. E, se tu tens o entrosamento fora do campo, o caminho fica aberto para passar esse entendimento para dentro das quatro linhas, que é o que realmente interessa – explicou o técnico Beto Almeida, que seguiu com as analogias.

- Os tripulantes (do filme) conseguiram sair de uma situação praticamente de morte certa graças à força do grupo. Então, as adversidades que acontecem durante uma competição, o grupo tem que estar preparado para enfrentar. São derrotas em casa, lesões, fatores extra campo, tapetão, tudo isso o grupo tem que ter força para superar. Tem que estar preparado para isso, com a cabeça boa, e é esse aspecto que nós estamos buscando – concluiu o treinador, que espera mais uma vitória no domingo, para que, assim o avião do filme, o Brasil também consiga superar mais um obstáculo e decole, de vez, nesta Série C.

Leonardo Crizel
Assessoria de Imprensa GE Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário