sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Especial Gauchão 2012 - parte 1

Começamos a partir de hoje a destacar os 16 particpnates do Gauchão 2012, que inicia já na próxima quarta-feira com o jogo adiantado da 3a. rodada Novo Hamburgo x Inter. Na arrancada, apresentamos os novos integrantes da Série A: um velho conhecido, o Avenida e outro é "calouro": o Cerâmica.

Cerâmica e Avenida duelaram pela Segundona 2011: agora, o jogo é de Gauchão. Foto: Alexandro Gomes



AVENIDA


Campeão da Segundona 2011, o Periquito retorna a divisão principal do estado buscando voos mais altos. Segundo o treinador Gilmar Iser, a meta é alcançar as fases eliminatórias de pelo menos um dos turnos. O grupo contará com 28 jogadores, apesar da última baixa: o volante Elias aceitou proposta do pitoresco futebol da Tailândia. E ainda há a busca por mais um atacante.


O time conta com o experiente goleiro Rodrigo Feijão, o não menos rodado zagueiro Anderson Bill, o meio Fábio Pinho (que esteve na última participação do clube na Série A) e o atacante Alex Amado.


Na fase de preparação, o Avenida venceu amistosos contra seleções locais, o Sindicato dos Atletas Profissionais por 6 a 0, derrota para o Caxias por 1 a 0 e empate com o Cerâmica em 1 a 1. Sábado, joga mais uma vez com o Caxias, nos Eucaliptos.


Time-base: Rodrigo Feijão, Carlos Alberto, Bill, Anelka, Dudu, Fábio Pinho, Juninho, Edimar, Leonardo, Alexandre e Fábio Junior.  Técnico: Gilmar Iser.


Ficha técnica
Esporte Clube Avenida
Fundação: 6/1/1944
Estádio: Eucaliptos – capacidade: 3600 pessoas
Em 2010: campeão da Segundona
Curiosidade: em 1972, o Avenida fundiu-se ao seu maior rival, Santa Cruz, devido a uma crise financeira existente em ambos os clubes. Formou-se a Associação Santa Cruz do Futebol, que vestia as cores amarelo e azul.




CERÂMICA


O caçula da Série A do Gauchão não tendo nem uma década como profissional. Este é o Cerâmica, da cidade de Gravataí, que com comando profissional foi investindo em patrimônio, em categorias de base e no time principal galgou sua posição no futebol gaúcho. Estreou como profissional em 2005 na Copa FGF e a partir daí foram outras copas e Segundonas. Bateu na trave o acesso em 2009, mas em 2011 veio a confirmação do tricolor gravataiense na primeira divisão.


Uma das características do clube é não mudar muito sua fotografia de uma temporada para a outra. Djair, Pedro, Rogerinho, Cidinho são nomes conhecidos da torcida, mas que não terá em campo o ídolo goleiro Donizete, no time desde a profissionalização. Dos reforços, destqques para o volante Nunes, formado no Grêmio e o atacante Feliphe, uns dos goleadores da Copa Laci Ughini pelo Pedra Branca.



O presidente Décio Becker não vem poupando esforços para dar ao estádio Antônio Veiira Ramos condições para torcedores e imprensa. Novas cabines de rádio e TV, iluminação e novas arquibancadas são as novidades para os torcedores que irão acompanhar a estreia do clube no Gauchão contra o tradicional Juventude.


Time-base: Cesar Luz, Maurinho, Djair, Marcão, Robson, Pedro, Nunes, Rogerinho, Dinei, Cidinho e Leo Mineiro. Técnico: Lico Freitas.


Ficha técnica
Cerâmica Atlético Clube
Fundação: 19/4/50
Estádio: Antônio Vieira Ramos, o Vieirão - capacidade: 5000 pessoas
Em 2010: vice-campeão da Segundona
Curiosidade: extraído do livro Cerâmica Atlético Clube - 60 anos de História, de Eduardo Plentz e Paulo Hallal: " O nome do clube é inspirado em um dos setores da Indústria de Conservas Farrapo (...); haviam três sertores: a tipografia (que produzia rótulos), o de condimentos e o ceramista. (...) O nome do time , no início, era paenas um apelido por causa da parte cermaista da fábrica, mas com o tempo o apelido ficou e o nome Cerâmica se firmo como oficial (...)".

Um comentário: