sábado, 14 de janeiro de 2012

Especial Gauchão 2012 - parte 2

Nesta segunda parte, iremos apresentar o Canoas, o São José e o Santa Cruz.

CANOAS

Mais uma vez o Canoas é uma incógnita no Gauchão. O clube ainda sofre com problemas financeiros ainda do tempo da Ulbra. O técnico Rogério Zimmermann, por exemplo, que treinou o clube no campeonato passado, ainda não recebeu os salários de março e abril. Não há mais nenhuma vinculação com o clube com a universidade.

Alheio a isto, o grupo de jogadores treinado por Marcelo Estigarribia, técnico com passagens expressivas nas categorias de base do Inter, treina forte visando primeiramente a permanência na primeira divisão. Para isto, trouxe o centroavante Hyantony, de boa passagem pelo Porto Alegre, o meia Miro Bahia, ex-Avenida e Veranópolis e o experiente meia Jé, ex-Grêmio.

Trouxe também, como negócio de ocasião o meia Diogo Rincón, que estava no Pelotas mas foi dispensado sem muitas explicações. Além disto, tem uma parceria com a Prefeitura de Canoas para garimpar atletas locais e na seleção foi integrado ao plantel o volante Gianlucca, tido como uma promessa.

Time-base: Ney, Marder, Mathias, Carvalho e Brock; Ricardo, Davi, Dudé e Miro Bahia; Diogo e Hyantony. Técnico: Marcelo Estigarribia

Canoas Sport Club
Fundação: 23/1/98 (como SC Ulbra, mais tarde Universidade, como ainda é reconhecido pela FGF)
Estádio: Complexo Esportivo da Ulbra – capacidade: 10000 pessoas
Em 2010: 11º. lugar
Curiosidade: no Gauchão de 2010, então como Universidade, o clube registrou os piores públicos do estadual: Universidade 1 x 2 Novo Hamburgo (4 pagantes); Universidade 3 x 2 Avenida e Universidade 3 x 0 Inter-SM (2 pagantes).

Estádio do Complexo Esportivo da Ulbra onde o Canoas manda seus jogos. Foto: Alexandro Gomes


************************************

SÃO JOSÉ

O tradicional clube do chamado 4º. distrito da capital vem para o Gauchão com um time experiente. Na defesa conta com o zagueiro campeão da Libertadores pelo Inter Fabiano Eller. Na lateral, agora na direita, Anderson Pico. Na frente, novidades: Francisco Alex, revelado na base do São Paulo e Franciel, formado no Grêmio e com experiência pelo futebol alemão e italiano.

A eles juntam-se atletas remanescentes do ano passado, como o goleiro Tiago Volpi, que assumiu a titularidade depois da lesão de Rafael e o meio Marabá. Na marcação, o combativo Leandro Leite. No banco, o velho conhecido Rafael Xavier. O técnico será Agenor Piccinin.

O gramado artificial do Passo da Areia já não é novidade e em nada interfere na boa prática do futebol. O estádio está todo coberto e alguns setores apresentam cadeiras novas, tornando a praça de esportes do Zequinha uma das mais agradáveis para se frequentar.

Time-base: Tiago, Anderson Pico, Glauco, Fernando, Fabiano Eller; Marabá, Leandro Leite, Reinaldo e Cleber; Francisco Alex e Franciel. Técnico: Agenor Piccinin.

Esporte Clube São José
Fundação: 24/5/13
Estádio: Passo da Areia – capacidade: 13 000 pessoas
Em 2011: 6º. lugar
Curiosidade: o São José pode se vangloriar em ter sido o primeiro time sul-americano a viajar de avião. A FIFA registra a excursão inédita do Zequinha a Pelotas em 1927, num hidroavião. A viagem ocorreu no domingo, 5 de junho, e durou 2 horas. A Varig, que possuia apenas 1 hidroavião modelo Dornier Wal, solicitou na semana que antecedeu a viagem o peso exato dos jogadores para obter o melhor desempenho do aparelho. O vôo teve como comandante Rodolfo Cramer. (Wikipedia)

Estádio Passo da Areia, do Esporte Clube São José. Foto: Alexandro Gomes


************************************
SANTA CRUZ

Preocupação. Este é o sentimento dos torcedores do Galo da Terra do Fumo. O time não venceu nenhuma partida preparatória para o Gauchão, tendo desempenho muito abaixo do esperado. O clube trouxe jogadores pouco conhecidos, como os zagueiros Robinho e Mimica, vindos do Sampaio Correa.

Chegou também o centroavante Creedence, com passagem pelo Guarani de Campinas. E na zaga tem o experiente Teda, que já atuou no rival Avenida. Um dos poucos destaques da pré-temporada tem sido o atacante Castor. Compondo o grupo há um jogador japonês: é Koji Kanuta, 22 anos, vindo do Chiba, da segunda divisão japonesa.

O técnico Edson Porto terá muito trabalho para fazer render o que até agora o time não rendeu. E não foram poucos os amistosos: seis no total, com três empates e três derrotas. E dispensas já ocorreram, como os zagueiros João Vitor e Willian Vinícius. Problemas à vista.

Time-base: Wender; Teda, Vinícius Masiero e Thuram; Tiago Ranow, João Neto, Uilliam, Cristiano e Márcio Goiano; Leonardo e Creedence. Técnico: Edson Porto.

Futebol Clube Santa Cruz
Fundação: 26/3/13
Estádio: Plátanos – capacidade: 7 000 pessoas.
Em 2011: 11º. lugar
Curiosidade: o estádio dos Plátanos terá acesso por catracas eletrônicas, similares as que são usadas nos estádios da capital.

Estádio dos Plátanos, do Futebol Clube Santa Cruz. Foto: Jacson Miguel Stulp/CaseMKT

Nenhum comentário:

Postar um comentário