segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Especial Gauchão 2012 - parte 4

Apresentamos hoje mais três participantes do Gauchão: o São Luiz, o Lajeadense e o Pelotas.

O Lajeadense entra no Gauchão com bom time e de casa nova, o Alviazul. Foto: O Informativo do Vale/Lajeado.



LAJEADENSE

Sem sombra de dúvida, o Lajeadense vem como a grande força do interior nesta Gauchão. O alviazul do Vale doTaquari, que ascendeu em 2010 fez boa campanha em 2011 e foi finalista da Copa Laci Ughini, quando foi derrotado pelo Juventude. Mesmo assim, garantiu vaga na Copa do Brasil de 2013. E está de casa nova: deixou o velho Florestal e inaugura o Alviazul, sua nova casa.

E na casa nova não quer fazer feio. A base do time já atua junto a quase 3 anos e comandado por Ben Hur Pereira tem de cara uma estreia indigesta: o Grêmio no Olímpico, onde alias estreou em 2011, empatando em 2 a 2.

Na equipe muitos rostos conhecidos, como o goleiro Gallas, que alterna a titularidade com Fernando, o zagueiro Micael, o lateral Bindé, o volante Rudiero, o meia Bruninho. Os reforços concentram-se no ataque: Jandson, Juninho Tardeli (irmão de Diego Tardeli), Adriano, ex-Cruzeiro e Tatá, que passou pela Ulbra e futebol árabe, devido às saídas de Rafael Reffati e Alex Goiano, dispensados após a perda da Copinha.

Time-base: Fernando (Gallas); Alexandre Bindé, Micael, Gabriel e Juca; Rudiero, William, Ramos e Bruninho; Jandson e Jean. Téc.: Ben Hur Pereira

Clube Esportivo Lajeadense
Fundação 23 de abril de 1911
Estádio: Alviazul (novo) – capacidade: 7 000 pessoas
Em 2011: 8º lugar
Curiosidade: o Lajeadense é um dos 25 clubes mais antigos do Brasil.

********************************

SÃO LUIZ

Nos anos anteriores, o clube da Colmeia do Trabalho apenas foi figurante e neste Gauchão, o São Luiz vem pensando grande. Pensa até em construir um novo estádio e fez pré-temporada em Itapoá (SC).

Em campo, o time treinado por Gelson Conte, de bom trabalho no Juventus de Santa Rosa na Segundona, tem sua força no ataque, formado por Sharley e pelo “decano” do futebol do interior: Sandro Sotilli, que já tem 110 gols em campeonatos gaúchos.

Nas demais faixas do campo, destaques para o goleiro Vanderlei, o zagueiro Neguetti, o latral esquerdo Xaro e o volante Baiano, que já passaram pelo São Luiz em temporadas passadas. Junto com Conte, veio do Juventus o lateral Tato. Chegou também Araújo, atacante acreano destaque do Rio Branco local.

Nos amistosos de preparação, o time enfrentou o Cerro Largo do Uruguai, com goleada de 5 a 0, o Ypiranga, com vitória de 4 a 1 em Ijuí e derrota por 3 a 2 fora, derrota para a Chapecoense (3 a 2), goleada no Sindicato dos Atletas Profissionais (8 a 0) e derrota por 1 a 0 para o Avaí, que faz pré-temporada em Bento Gonçalves.

Time-base: Vanderlei, Danilo, Willian Barbosa, Neguetti e Xaro; Alejandro, Willian Santos, Baiano e Kim; Scharlei e Sandro Sotilli. Téc: Gélson Conte.

Esporte Clube São Luiz
Fundação: 20 de fevereiro de 1938
Estádio : 19 de Outubro - Capacidade : 8.000 pessoas
Em 2011: 12° lugar
Curiosidade: o São Luiz já fez amistoso com a Seleção Brasileira: foi em 1991, no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre, com empate de 0 a 0. A escalação do São Luiz nesse jogo foi: Jânio, Polaco, Caçula, Newmar, Kiko, João Luiz, Negrine, Betinho, Marco Antônio, Café e Edmundo. Técnico: Cassiá. (Wikipedia).

********************************

PELOTAS

O Pelotas decepcionou em 2011. Não passou para nenhuma fase eliminatória dos dois turnos do Gauchão e foi desclassificado nas quartas-de-final da Copa Laci Ughini pelo time B do Grêmio. A única alegria? O fracasso do Brasil, que segue na Segundona e foi rebaixado para a Série D do Brasileiro.

Para 2012, o Lobão manteve o técnico Carlos Gavião, ex-jogador do próprio clube e que nele iniciou a carreira. O grupo é experiente. Conta com o zagueiro Fernando Cardozo, ex-Inter, o lateral esquerdo Brida, ex-Sapucaiense, o volante Carlos Augusto, de rápida passagem pelo Novo Hamburgo, os meias Danilo Portugal, ex-Goiás e São Paulo e Maicon Sapucaia, ex-Sapucaiense, Novo Hamburgo e Brasil-FA, e o atacante Clodoaldo, dentre outros. George Lucas, lataral direito formado no Grêmio foi contratado e Diogo Rincón, contratado, acabou dispensado em condições ainda não bem esclarecidas.

Além disto, tem estrangeiros na equipe: o goleiro uruguaio Martín Góngora, o atacante também uruguaio Walter Guglielmone, o Guly e o atacante Nconco, 21 anos, de Guiné-Bissau. Nos amistosos pré-Gauchão, venceu o time amador TSLV Engenharia por 1 a 0, o Cerâmica 4 a 0 e o Juventude Las Piedras-URU por 4 a 0. Empatou com o Cruzeiro (1 a 1) e perdeu para o Novo Hamburgo (3 a 0).

Time-base: Martín Góngora; Paulinho, Marco Tiago, Fernando Cardozo e Brida; Danilo Portugal, Willian Paulista, Maicon Sapucaia e Leandrinho; Clodoaldo e Guly. Técnico: Carlos Gavião.

Esporte Clube Pelotas
Fundação: 11 de outubro de 1908
Estádio: Boca do Lobo - Capacidade 23 336
Em 2011: 13º lugar
Curiosidade: o estádio Boca do Lobo, foi construído em 1917. Inicialmente o estádio era conhecido como Estádio da Avenida, mas por sua localização em um entroncamento de ruas na cidade conhecido como "boca de lobo", e com a posterior adoção do "Lobão" como mascote oficial do clube, o estádio passou a ser conhecido como Estádio Boca do Lobo, sendo este, hoje, o seu título oficial. (Wikipedia)

2 comentários: