quinta-feira, 1 de março de 2012

Gauchão: a Taça Piratini sobe a Serra - Caxias campeão

O Caxias é o campeão do primeiro turno do Gauchão 2012 nos pênaltis, após empate no tempo normal em 1 a 1, nesta noite de quarta-feira no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Além de já ter vaga garantida na final do estadual, conquistou também participação na Copa do Brasil do próximo ano.

Novo Hamburgo e Caxias fizeram a melhor campanha no turno e merecidamente foram finalistas. E disputaram o melhor jogo até então. Não houve brilhantismo técnico, mas o grande número de chances criadas tornou a partida emocionante.

O primeiro tempo foi de predomínio do Caxias, que nos primeiros dez minutos encaixotou o adversário. A partir daí, o Novo Hamburgo tentou equilibrar e teve suas chances, mas desorganizado, não teve sucesso.

Aos 10 minutos, Juba recebeu passe longo e bateu para fora. Aos 15, Caion entrou em velocidade na área, mas acabou desarmado. Na sequência, Vanderlei, que infernizou a defesa anilada, passou por Luis Henrique e bateu em gol; o goleiro soltou e ninguém chegou na sobra. Aos 20, Paraná cobrou falta e Vanderlei, livre, emendou por cima.

Aos 24, a pressão surtiu efeito. Fabinho desceu pela esquerda e deu passe por cima para Vanderlei, que matou no peito e na área mandou no canto de Eduardo Martini: Caxias 1 a 0.

Quatro minutos depois, Alexandre teve a grande oportunidade de igualar, mas após a conclusão de Leandrinho e rebote de Paulo Sérgio, o zagueiro bateu por cima. Aos 33, o técnico Itamar Schulle sacou Pedrinho e pôs o meia Clayton. O Novo Hamburgo melhorou em movimentação e criou mais duas chances, ambas com Marlon.

A etapa final iniciou com atraso por falta de ambulância, que saiu para atender um torcedor do Caxias. E quando a bola rolou, o Novo Hamburgo imprimou pressão sobre os caxienses. Aos 8, Marlon mandou uma bomba para defesa do goleiro. Aos 13, Clayton arrisca da intermediária e a bola passa perto do poste. Aos 15, Clayton fez uma bela virada de lance para a direita para Màrcio Hahn, que cruzou na cabeça de Mendes, empatando o jogo em 1 a 1.

Aos 21, Clayton cobrou falta na área, Paulo Sérgio se passou e Juba quase marcou. Três minutos depois, Mendes bate quase sem ângulo e a bola cruza a pequena área. Aos 31, Márcio Hahn cobra falta e o goleiro faz difícil defesa. A partir daí, o jogo caiu de produção, seja pelo cansaço, seja pelo receio de levar um gol com pouco tempo de recuperação.

Nos pênaltis, Paulinho Macaíba e Mateus jogaram pata fora (0 x 0). Pedro Silva e Michel converteram (1 x 1). Paulo Sérgio pegou a cobrança de Clayton e na sequência Umberto fez (1 x 2). Marlon e Paraná marcaram (2 x 3). E Mendes, na última cobrança do Novo Hamburgo, chutou por cima, dando o título do turno ao Caxias.

Ficha técnica – Gauchão 2012
Novo Hamburgo 1 x 1 Caxias (2 x 3 nos pênaltis)
Local: Estádio do Vale (Novo Hamburgo). J: Leandro Vuaden. CA: André Paulino, Clayton, Zaquel (NH); Michel, Fabinho, Mateus (C). Gols: Vanderlei 24/1T; Mendes 15/2T.
Novo Hamburgo: Eduardo Martini; Alexandre, Luis Henrique, André Paulino; Pedrinho (Clayton), Zaquel, Márcio Hahn (Pedro Silva), Leandrinho, Marlon; Juba, Mendes. Téc.: Itamar Schulle.
Caxias: Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Jean, Fabinho; Umberto, Mateus, Paraná, Wangler (Juninho); Vanderlei, Caion (Rafael Santiago). Téc.: Paulo Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário