domingo, 28 de outubro de 2012

Um gol importantíssimo

Em partida conturbada, o Brasil conhece a primeira derrota na competição e precisa de uma vitória simples na segunda partida para passar às semifinais

Marcos Denner marcou o gol xavante. FOTO: Carlos Insaurriaga / AI GEB
Mesmo sendo a primeira derrota da equipe, o gol marcado pode fazer toda a diferença no embate de volta. No jogo válido pela primeira partida das quartas de finais da Copa Hélio Dourado, o GE Brasil viajou até Sapucaia do Sul para enfrentar o Sapucaiense e acabou amargando seu primeiro resultado negativo. O rubro-negro foi derrotado pelos donos da casa pelo placar de 2 a 1, no estádio Arthur Mesquita Dias. O gol Xavante foi marcado por Marcos Denner ainda na primeira etapa.  Agora, o time comandando pelo técnico Rogério Zimmermann decide em casa, no próximo domingo (4), a vaga para as semifinais da competição. E o gol anotado permite que o GEB alcance a classificação com uma vitória simples na decisão do Bento Freitas. Por esse motivo, a Baixada com certeza vai virar um caldeirão com a presença maciça da ‘Maior e Mais Fiel’.

O JOGO

Em uma tarde quente, com céu nublado e um grande número de torcedores Xavantes, a partida começou com os donos da casa pressionando. Logo aos 3 minutos, depois de uma troca de passes, Gaúcho arriscou chute da entrada da área obrigando o goleiro Luiz Muller a fazer grande defesa, mandando pra escanteio. Não demorou muito para o GEB equilibrar o jogo, e ter a posse de bola. Aos 15, bate a rebate dentro da área, Marcos Denner deixou a bola pra Washington, que chutou por cima do gol.

A equipe Xavante pressionava o Sapucaiense. Aos 25, a bola espirrada sobrou na intermediária para Marcos Paraná, que arriscou o chuto, mas forte demais e a bola acabou subindo e saindo por cima. Aos 29, cruzamento pra área e o zagueiro Fabiano Eller cabeceou sozinho na segunda trave, o goleiro Eliando defendeu firme. Quando o Brasil era melhor, acabou tomando um balde de água fria. Aos 35, cobrança de falta pra área e Tafarel cabeceou no canto, sem chances pra Luiz Muller. O Sapucaiense abria o placar na partida.

Mas o rubro-negro não sentiu o gol, e seguiu no ataque. Logo, o gol de empate não demorou pra acontecer. Aos 40 minutos, Marcos Denner recebeu na grande área e chutou cruzado, a bola desviou na zaga e encobriu o goleiro, morrendo no fundo da rede: 1 a 1 no marcador. Mas a alegria durou pouco. Aos 43, Rafinha foi lançado na área, dominou no peito e na saída de Luiz Muller, o meia tocou pra rede. Os donos da casa terminavam o primeiro tempo na frente.

Na segunda etapa, o técnico Rogério Zimmermann colocou Matão no lugar de Marcos Denner, e avançou a equipe. Aos 9, bola alçada na área, Matão desviou de cabeça e Alex Amado tentou de bicicleta, mas a bola saiu fraca ficando fácil para o goleiro Eliando. A resposta do Sapucaiense veio em seguida. Aos 11, depois de grande jogada, Rafinha lançou Gilian dentro da área, o atacante dominou e chutou forte, mas o zagueiro Fabiano Eller salvou de carrinho, mandando pra escanteio.

Aos 13, Tafarel fez cruzamento da direita, Alê Menezes sozinho na segunda trave cabeceou e o goleiro Luiz Muller defendeu firme. Aí começou a confusão na partida: depois de disputa de bola no meio campo, o árbitro achou que Marcos Paraná havia agredido Gaúcho e expulsou direto o meia Xavante, deixando o Brasil com um jogador a menos na partida. A bola ficou quase cinco minutos parada depois disso.

O GEB seguia no ataque, buscando igualar o escore. Aos 26, Tiago Saletti cobrou falta forte, de frente para o gol, a bola desviou na barreira e saiu ao lado da trave. Aos 34, Matão recebeu na entrada da área, tirou a marcação e chutou rasteiro, a bola acabou saindo na linha de fundo. E no último lance de perigo da partida, a melhor chance Xavante de empatar o jogo. Aos 41, Moisés cobrou falta pra área, e o zagueiro Fabiano Eller cabeceou sozinho, a bola explodiu no travessão, deixando o mesmo placar do primeiro tempo.

Com o resultado, o Brasil precisa de uma vitória simples na partida de volta, no próximo domingo (4) no Bento Freitas, para passar às semifinais da Copa Hélio Dourado. E o apoio constante da ‘Maior e Mais Fiel’ será extremamente importante para alcançarmos a classificação para a fase seguinte da competição.

Carlos Insaurriaga
Assessoria de Imprensa GE Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário