quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Lajeadense conta com trabalho multidisplinar


Douglas Tedesco (E), Luis Carlos Paim (C) e Gustavo Menezes Leão (D). Foto: divulgação
O objetivo do Clube Esportivo Lajeadense com a Fisioterapia não é apenas tratar lesões pré-estabelecidas ou pós uma cirurgia, hoje o fisioterapeuta atua prevenindo estas possíveis lesões e com isso fazendo com que o atleta tenha uma melhora em sua prática esportiva.

O Fisioterapeuta Douglas Tedesco, em parceria com os Preparadores físicos, Luiz Carlos Paim e Gustavo Menezes Leão estão em busca não apenas de um bom condicionamento físico, mas sim de um grupo de atletas saudáveis. Segundo Paim o clube busca uma temporada onde o DM esteja “zerado”.

Hoje, no mundo da Medicina Desportiva, o assunto mais discutido é a Prevenção de Lesões em atletas, que na verdade, já virou motivo de estudos direcionados em todo o mundo. Aqui no Brasil, os clubes de futebol são os pioneiros em investimento real em profissionais especializados nessa área.

De acordo com o Fisioterapeuta Douglas Tedesco, a prevenção de lesões vinha sendo desde a crioterapia, a exercícios de alongamento e flexibilidade, exercícios proprioceptivos e de fortalecimento do centro do corpo, como por exemplo, o famoso core training, mas que hoje já não basta apenas isto. “Tenho realizado um rastreamento minucioso referente a lesões antigas dos atletas, e realizo um trabalho preventivo especifico para cada caso”. Outro fator citado foi o de que é preciso ter um ‘’Feeling’’ apurado, e uma boa interação com a preparação física sobre o momento ideal em se poupar um atleta ou outro de algum treino especifico.

Algumas das técnicas que estão sendo utilizadas pelo clube visando à prevenção de lesões estão a Osteopatia para correções da coluna vertebral e biomecânica articular, baterias de exames laboratoriais, 19 no total em parceria com os Laboratórios Hermann, onde entre eles estão um dos marcadores de lesão muscular o CK. Além dos testes clínicos com o Traumatologista Dr. Jamil, também foram realizados os exames cardiológicos e ergoespirométricos com o Médico do esporte e Cardiologista Dr. João Lourenço Feldens, entre outros.

De acordo com o Gerente de futebol Luis Fernando Hannecker “O Clube Esportivo Lajeadense esta buscando evoluir, para isso conta com profissionais qualificados que vem pesquisando muito sobre as inovações nesta área e visando muito o trabalho da equipe multidisciplinar”.

CE Lajeadense - divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário