sábado, 9 de março de 2013

4 mil vezes Xavante

FOTO: Arquivo GEB


No último amistoso preparatório deste sábado (9), diante do Canoas, visando a estreia na Série A2 do Gauchão no próximo domingo (17) em Santa Maria, contra o Riograndense, o GE Brasil completa em sua história quatro mil partidas disputadas. Desde os primórdios, lá em 1911, quando o Xavante nascia e disputava jogos contra equipes da cidade, até os dias de hoje, que o clube enfrenta agremiações de todo o estado e também do país, foram muitas conquistas, vitórias inesquecíveis, triunfos e glórias, mas também muitas derrotas amargas e perdas imensuráveis que nunca sairão da cabeça dos torcedores.

A pesquisa de toda a vida do rubro-negro da Baixada foi realizada pelo torcedor e historiador de futebol, Izan Muller da Silva, que nasceu em Canguçu, mas veio para Pelotas há 30 anos, e sempre buscou informações da história do Clube do Povo, através dos jornais da cidade e do estado na Bibliotheca Pública. Os arquivos do pesquisador possuem mais de cinco mil páginas, e milhares de fotografias.

- Todos os dias, no meu horário de almoço, eu vou até a Bibliotheca Pública e olho os jornais. Sempre gostei de saber quem foi o jogador que fez o gol em 1932 ou então quantos jogos esse mesmo atleta atuou pelo clube. Por isso, sempre guardo tudo que é informação. Se precisar, eu mostro meus arquivos – falou o historiador em entrevista para o jornal Diário Popular.

Segundo os números de Izan, o Xavante possui até então 3.999 jogos, com 1.823 vitórias, 1.074 empates e 1.102 derrotas. Foram marcados 6.703 gols, sofridos 4.564, com saldo positivo de 2.139. Somente um clube com toda a tradição que possui o Grêmio Esportivo Brasil pode alcançar tamanhas proporções dentro do cenário futebolístico, e para ilustrar essa imensidão que servem os números.

Agradecimento ao jornal Diário Popular.

Carlos Insaurriaga
Assessoria de Imprensa GE Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário