sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Brasil perde para Esportivo e a invencibilidade

Foto: Italo Santos/GEB
O Brasil entrou em campo para manter a boa fase no Gauchão 2014. E fez por onde. Dominou a partida, mas não conseguiu vencer a forte marcação do Esportivo. Para piorar, viu os visitantes marcarem um gol nos minutos finais e acabou conhecendo a primeira derrota no certame estadual. A partida, que marcou a nona rodado do campeonato, foi realizada no Estádio Bento Freitas. O Brasil agora concentra suas forças para o próximo domingo (23), onde, às 17 horas, enfrenta o Aimoré, no Estádio Cristo Rei. Embora com o revés, o Brasil segue vice-líder do Grupo A e segue firme em busca da classificação à próxima fase da competição.

O Brasil começou a partida atacando, pressionando o adversário, mas a forte marcação do Esportivo apresentava dificuldades para o rubro-negro. Mesmo assim, o Xavante foi superior na primeira etapa da partida, mas a bola teimou em não entrar no gol de Vinicius. Resultado: primeiro tempo sem gols na Baixada.

Se a primeira etapa foi de superioridade Xavante, a segunda manteve a escrita. Mas desta vez, os quarenta e cinco minutos finais reservaram momentos pouco agradáveis aos rubro-negros. Embora tenha construído as principais jogadas de ataque da etapa complementar, o Brasil viu o árbitro Leandro José Alfen marcar uma falta quase na linha de fundo, nos minutos finais da partida, que originou o gol da vitória do Esportivo.

O JOGO

A torcida esteve presente, o clima era de mais uma batalha e os guerreiros Xavantes entraram dispostos a conquistar mais três pontos no Gauchão 2014. Logo aos 3 minutos, Rafael Forster cobrou escanteio pelo lado direito e Fernando Cardozo cabeceou com perigo ao gol do Esportivo. O goleiro Vinicius defendeu sobre a linha, evitando a abertura do placar. Aos 7, Washington partiu em velocidade do campo de defesa, deixou dois marcadores para trás e tocou para Nena. O atacante Xavante só escorou para Túlio Souza mandar uma bomba para fora.

Aos 11, Wender cobrou lateral para a área, a bola passou por Cleiton e Washington, até chegar em Alex Amado. O baixinho chutou forte para o gol, mas a zaga do Esportivo conseguiu o corte. No rebote, Túlio Souza chutou forte e Vinicius fez a defesa. Aos 14, boa jogada do Brasil. Tabela entre Cleiton e Nena, o camisa 7 Xavante invade a área e conclui para o gol. Como foi atrapalhado pela zaga adversária, a bola saiu pelo lado direito do gol do Esportivo. Aos 20, Rafael Forster cobrou falta na intermediária e Fernando Cardozo, no meio da área, desviou de cabeça, com perigo. A bola passou próxima a trave direita de Vinicius. Aos 31, Cleiton fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para a área, mas ninguém conseguiu empurrá-la para o gol.

Já aos 35, Washington recebeu passe de Cleiton, ajeitou a bola e mandou uma bomba para o gol. O goleiro Vinicius esticou-se todo e fez um milagre, evitando o gol do Brasil. Rafael Forster, aos 37, cobrou escanteio pelo lado direito, a zaga do Esportivo afastou a bola, que Fernando Cardozo foi buscar na linha de fundo e fazer novo cruzamento para a área. Outra vez a zaga visitante conseguiu conseguiu cortar a tentativa rubro-negra, só que desta vez a bola caiu nos pés de Túlio Souza, que, na meia lua da área, chutou forte para o gol. A bola passou pelo lado esquerdo do gol adversário. O Brasil tentou incansavelmente abrir o placar na primeira etapa, mas a forte marcação adversária impediu o sucesso vermelho e preto.

A segunda etapa começou com um perigoso Alex Amado, aos 21 segundos, driblando a zaga do Esportivo e chutando para defesa de Vinicius. Aos 16, novamente Alex Amado. Em jogada de velocidade, o baixinho deixou os adversários para trás e rolou para  Cleiton. O camisa 7 rubro-negro foi a linha de fundo e cruzou para Washington, na segunda trave, cabecear. A bola passou diante do gol e se perdeu pela linha de fundo.  Aos 23, Raulen cobrou lateral e Washingon desviou de cabeça, no canto de Vinicius, que caiu e fez a defesa.

Já aos 24, Alex Amado fez boa jogada e rolou para o chute de Cleiton. A bola saiu sobre o gol do Esportivo. Um minuto depois, Raulen cobrou falta na intermediária e Fernando Cardozo desviou de cabeça. Vinicius atento fez a defesa. Aos 30, Raulen novamente cobrando falta. Desta vez, foi Cirilo que desviou de cabeça e viu o goleiro do Esportivo fazer a defesa.

Aos 35, Raulen tocou para Alex Amado. O baixinho partiu em velocidade, invadiu a área e chutou cruzado. A bola ficou com Márcio Hahn, que rolou para Cleiton. O meio campista Xavante bateu para o gol, mas novamente Vinicius fez a defesa e evitou o gol Xavante. Aos 38, Alex Amado recebeu passe na entrada da área e rolou para Dinei. O atacante Xavante, que fazia a sua estreia na sua segunda passagem no Bento Freitas, foi a linha de fundo e cruzou para Márcio Hahn. A zaga do Esportivo desviou para escanteio antes da bola chegar ao jogador do Brasil. Na cobrança, Cirilo desviou para fora.

E o jogo, quando se encaminhava para o final, teve momentos de pavor na Baixada. O árbitro Leandro José Alfen, que já não fazia uma boa atuação, se complicou ainda mais ao marcar uma falta inexistente, quase na bandeira de escanteio. Claytinho cobrou na segunda trave e Brandão desviou para o gol de Luiz Muller. Esportivo 1 a 0. Se o árbitro já errara no lance anterior, ele provocou ainda mais a ira dos rubro-negros. Aos 49, Washington recebeu lançamento na área e foi na direção da bola, o goleiro Vinicius conseguiu antecipar o jogador Xavante, segurou a bola e jogou-se no gramado. Alfen marcou falta no arqueiro do Esportivo e aplicou o segundo cartão amarelo para Washington, expulsando-o da partida. Assim encaminhou-se o final da partida no Bento Freitas. O Brasil, mesmo jogando melhor, conheceu a sua primeira derrota, no dia em que enfrentou dois adversários.

Jonathan Silva
Assessoria de Imprensa GE Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário