quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ypiranga se despede do Gauchão, mas garante possibilidade de vaga no Brasileirio

Foto: Prime Comunicação
Um jogo repleto de emoções, com Colosso da Lagoa recebendo um grande público e duas equipes tradicionais do futebol gaúcho. Assim foi a noite de quinta-feira na cidade de Erechim. Mas não era apenas uma partida de futebol, o confronto entre Ypiranga e Juventude valia uma vaga na semifinal do Gauchão 2015. E mesmo jogando com o apoio da torcida e tendo o controle das ações, o Ypiranga acabou saindo de campo derrotado pelo placar de 2 a 0 e está fora do Gauchão 2015.

Para o treinador Leocir Dall’Astra, a arbitragem de Jean Pierre Gonçalves influenciou no placar, mas preferiu destacar a boa campanha do time na temporada 2015. “Infelizmente fomos prejudicados, mas eu prefiro neste momento não falar de arbitragem e sim do bom ano que tivemos, do trabalho e empenho de todos”, salientou.

O zagueiro Betão estava inconsolável ao final da partida. “O time se esforçou muito, queria o resultado, mas não deu. Fica a boa campanha feita, o trabalho de todos que nos levou até aqui”, acrescentou.


A vaga no Brasileiro da Série D

O Ypiranga conquistou na noite desta quarta-feira o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D. Todos os clubes classificados para a semifinal do Gauchão 2015 já estão classificados para a disputa do Brasileirão, Inter e Grêmio na Série A e Brasil de Pelotas e Juventude na Série C. Somando os pontos na classificação geral do Gauchão nenhum outro clube concorrente a uma vaga na Série D pode ultrapassar o Canarinho.

O regulamento da competição nacional, no entanto, ainda não foi oficializado, bem como o número de participantes de cada Estado. Porém, se for mantida a fórmula indicada no começo da temporada pela CBF, o Rio Grande do Sul deve ter direito a duas na Série D 2015. A primeira delas é do Lajeadense, que conquistou a Super Copa Gaúcha. Uma segunda vaga seria destinada ao melhor colocado no Gauchão 2015, excluindo os clubes que já tem vaga garantida em divisões superiores.

Caso a CBF não confirme as duas vagas para a Federação Gaúcha de Futebol, Lajeadense e Ypiranga fariam um jogo extra para definir quem disputaria a competição. Porém, esta hipótese é considerada remota pela direção do Canarinho que acredita que o Rio Grande do Sul terá as duas vagas na competição.


O jogo desta quinta

O Ypiranga pressionou desde as primeiras movimentações da partida. Durante todo o primeiro tempo o Canarinho conseguiu desenvolver suas ações do campo de defensivo do Juventude. A equipe de Erechim teve sete finalizações ao gol do visitante. Mas o Canarinho não conseguia entrar na área do adversário e concluía de média distância, e não conseguiu superar o goleiro adversário.

O Ypiranga acabou sofrendo o gol em um contra ataque. Em uma jogada rápida pela direita e o cruzamento na área, Wallacer, aos 10 minutos, aproveitou o rebote para concluir para o fundo da rede do Ypiranga. Placar dos primeiros 45 minutos.

Na saída do intervalo, Leocir Dall'Astra enfatizou que a equipe de Erechim trabalhou bem a bola, dominou completamente as ações do jogo, mas não soube concluir as jogadas com precisão. No retorno ao campo, o técnico ressaltou que fez alguns ajustes táticos na equipe, dando mais velocidade e menos centralizado.

Os últimos 45 minutos de jogo seguiram dramáticos. A equipe de Erechim pressionou bastante. A bola insistia em rondar a área do Juventude, mas o gol não saiu nos primeiros minutos.

A situação ficou mais complicada aos 12 minutos da segunda etapa. Depois do cruzamento na área Wallace concluiu de cabeça e para o fundo da rede do Canarinho.

O segundo gol deu um novo panorama ao jogo. A equipe de Erechim parou de pressionar com o mesmo ímpeto. A partida voltou a estar na mão do Ypiranga somente aos 20 minutos, depois que Lucas recebeu o cartão vermelho e a equipe de Erechim passou a novamente criar boas chances. O Canarinho teve ainda dois lances polêmicos, onde os atletas reclamaram pênalti a favor da equipe de Erechim, mas a arbitragem não interpretou os lances como penalidades.

No final de partida o placar ficou em 2 a 0 para o Juventude. O placar eliminou o Canarinho do Gauchão 2015, que depois de fazer a melhor campanha do Interior Gaúcho na primeira fase da competição acabou eliminado no jogo único da segunda fase. Mesmo com a derrota o torcedor reconheceu o esforço dos atletas e da comissão técnica do final de jogo, que na temporada de retorno à elite do futebol gaúcho, o Canarinho já se estabeleceu entre os melhores da competição.

O Ypiranga entrou em campo com Carlão, Matheus, Negretti, Betão, Oliveira, Ruan, Guto (Danilo Santos), Jessé, Cleiton, Saldanha e Jean Paulo. T. Dall'Astra.

O Juventude jogou com Airton, Duda, Pereira, Diogão, Everton, Vacaria, Alan Schons, Lucas, Wallacer (Douglão), Douglas (Edilson), Brenner (Adriano). T. Picoli.

Prime Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário