terça-feira, 28 de julho de 2015

Gaúcho faz sucesso no futebol da Bósnia

Adriano Strack, gaúcho de destaque no futebol do leste europeu. Foto: divulgação.
O sonho de quase todos jogadores brasileiros é jogar na Europa. Muitos já vão para clubes e centros conhecidos. Outros galgam seu espaço em países não tão tradicionais no futebol, mas que abrem portas para as grandes potências europeias.

Assim foi o caminho do gaúcho Adriano Starck, que teve passagem por Juventude, Chapecoense e São José de Porto Alegre. Em 2014, surgiu a oportunidade de ir para a Bósnia-Herzegovina, que jogou a última copa do mundo, atuar pelo NK Travnik. Lá teve grandes atuações e salvou o clube de cair para a segunda divisão. No último jogo, vitória diante do FK Borac por 3 a 2 com um gol e uma assistência de Adriano.

Em janeiro de 2015 transferiu-se para a Croácia, para o NK Dugopolje, mas por causa da não liberação da carta de trabalho, jogou apenas dois jogos. De férias no Brasil, Adriano pode se transferir para um grande centro do futebol europeu.

Confira a entrevista com o jogador Adriano feita pela Central do Futebol Gaúcho por e-mail:

Central do Futebol Gaúcho: Faça uma apresentação sua (onde começou, características técnicas, etc).
Adriano Starck: Comecei no futsal da minha cidade natal, Carazinho, logo as 10 anos. Em 2002, tive a oportunidade de fazer teste no E.C.Juventude  que na época estava na Série A. Passando no teste, tive que ir morar longe da família logo cedo. Em 2008, joguei no Ipiranga de Sarandi, 2009 no São José de Porto Alegre, onde joguei a Taça São Paulo de Futebol Júnior. Em 2010, assinei meu primeiro contrato profissional no Juventude, 2011 fui para Chapecoense. Em 2013 uma passagem rápida pelo Três Passos, e então tive a oportunidade de ir para Bósnia. Já em 2015 recebi proposta do futebol croata.

CFG: Como foi esta saída do futebol brasileiro para a Bósnia? 
Adriano Strack: Foi bem complicada, nunca tinha ficado tão longe da família, e o pior de tudo era a língua, cultura, eu simplesmente não sabia me comunicar somente com gestos!

CFG: Como é o futebol na Bósnia?  
Adriano Strack: É um futebol fanático por uma parte da população, mas com poucos recursos financeiros, a Copa do Mundo foi um sonho realizado pra eles.

CFG: A sua adaptação ao futebol do leste europeu foi tranquila?
Adriano Strack: A minha adaptação não foi das melhores, fiquei muitos jogos de fora, somente treinando. O presidente do clube chegou a dizer que eu poderia ir embora, por que estava acabando o campeonato e eu não tinha jogando nenhum jogo. Simplesmente fiz que não entendi e continue treinando.

CFG: Conte-nos como foi virar ídolo do NK Travnik?
Adriano Strack: A situação que aconteceu comigo foi realmente de filme, no ultimo jogo contra FK Borac estávamos perdendo de 2 a 0, entrei no intervalo e consegui ajudar com um gol, uma assistência e ainda sofri a falta que originou o gol da virada para 3 a 2. Chegamos de volta à cidade e simplesmente fomos recebido com uma grande festa no centro da cidade, esse clube sempre luta para não cair, é um clube pequeno da primeira divisão. Descendo do ônibus e ouvia a torcida gritar meu nome, pedir autógrafos somente para mim, foi gratificante! Estive no NK Travnik por duas temporada, depois desse jogo contra o Borac, eu erra simplesmente ovacionado pela torcida em todos os jogos quando entrava e sai de campo.

CFG: Como é a estrutura do clube? 
Adriano Strack: É um clube pequeno, com estádio modesto com capacidade de 5 mil, mas com uma torcida fanática, sempre luta para estar na primeira divisão.

CFG: Que prejuízo trouxe este período com apenas dois jogos disputados em 2015? 
Adriano Strack: Quando envolve documentação para estrangeiros aqui, tudo complica, estou na Croácia a 5 meses, joguei somente 2 jogos e ainda estava irregular, esse clube que estou nunca teve brasileiro, então isso complicou mais ainda, simplesmente perdi uma temporada, onde isso pra mim afetou e muito, eu vinha de uma fase boa fazendo gols na bósnia, mas me mantive em atividade treinando muito, e agora é me preparar pra próxima temporada começa em agosto.

CFG: Tens o objetivo de voltar ao futebol brasileiro?
Adriano Strack: Tenho sim o objetivo de volta a jogar no Brasil, mas sinceramente não agora, mais no fim da minha carreira. Gosto da Europa, agora estou adaptado, pretendo ficar mais tempo por aqui.
Confira os lances de Adriano na partida FK Borac 2 x 3 NK Travnik:

Neste vídeo tem-se uma compilação dos melhores momentos de Adriano no clube bósnio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário