As primeiras investidas foram do rubro-negro, como se poderia esperar. Mas na retomada do Cerâmica, conseguiu abrir o placar. Aos 7 minutos, Jeferson cruzou da direita, Dênio escorou e Rafael Paraíba fuzilou Rodrigo: Cerâmica 1 a 0. Aumentada a desvantagem, o Sapucaiense foi para cima. Aos 12, Anderson Catatau recebeu livre mas tocou por cima. Aos 24, o gol do Sapuca saiu, mas Filipinho estava impedido. Três minutos depois, Catatau na área girou, por cima da meta. Aos 28, o Cerâmica respondeu em bela jogada de Pedro, que deu uma meia-lua no adversário e bateu em gol. A pelota desviou em Cirilo e deu no rosto do goleiro.
Desarrumado, os visitantes se limitavam a alçar bolas para a área,, o que facilitava a marcação. Aos 35, depois de um rebote de um escanteio, Cidinho arrematou de "prima", e Rodrigo fez ótima defesa no ângulo. Aos 37, escanteio para o Sapucaiense. Fábio bateu, Luis Henrique cabeceou e na volta do goleiro, Thiago Matos empatou. Para piorar a situação do Cerâmica, Lineker foi expulso por agredir o adversário, aos 43.
No segundo tempo, o Sapucaiense jogava por 2 gols para ser finalista. Tirando o cabeceio de Cidinho, aos 12, só deu rubro-negro. Comamdando as ações, encurralava o Cerâmica com 10 homens e deixava a torcida apreensiva. Aos 27, Luis Henrique faz mais uma falta e leva o segundo cartão amarelo, logo, expulso. Mesmo assim, seguiu no ataque. E aso 30 minutos, Fábio bateu falta da direita, Donizete tirou da área e no rebote Filipinho encobrou zaga e goleiro e virou: 2 a 1. Aos 32, Filipinho quase ampliou, chutrando mpara fora cruzamnento rasteiro de Felipe Cardoso.
Aos 43, Murilo foi derrubado na área por Cirilo, mas o árbitro Ânderson Daronco não assinalou a penalidade. Nos acrescimos, até o goleiro Rodrigo se avenurou à frente, quase como meia. Mas ao final, a vaga foi do CAC, mesmo com a derrota. Enfrenta agora Inter B ou Pelotas, que jogam quarta. Independente do adversário, fará a primeira partida em casa.
Ficha técnica - Copa Ênio Costamilan - semifinal, volta
Cerâmica 1 x 2 Sapucaiense
Local: Antônio Vieira Ramos (Gravataí). Arbitragem: Ânderson Daronco, com João Lucio Junior e Rafael da Silva. CA: Marcão (C); Luis Henrique, Filipinho (S). CV: Lineker (C); Luis Henrique (S). Gols: Rafael Paraíba 7/1T, Thiago Matos 37/1T e Filipinho 30/2T.
Cerâmica: Donizete; Jeferson, Marcão, Djair, Pedro; Sidnei, Lineker, Dênio (Murilo), Robson; Cidinho (Índio), Rafael Paraíba (Vinicius). Téc.: Leocir Dallastra
Sapucaiense: Rodrigo; Gian (Mauricio), Cirilo, Luis Henrique, Fábio; Douglas, (Diego Caju), Edilson, Ícaro (Felipe Cardoso), Filipinho; Thiago Matos, Anderson Catatau. Téc.: Rodrigo Bandeira
Pude acompanhar também, na transmissão da partida em Gravataí, duas estreias nos micofones: Marcos Couto, na Rádio ABC 900 AM de Novo Hamburgo e Jorge Baltar, na Rádio Progresso 1530 AM, de São Leopoldo. Na última foto, ambos em ação.
Sapucaiense insistiu na bola área e na bola parada. E deu certo. Mas a classificação não veio.
Rafael Paraíba está batendo para fazer 1 a 0 para o Cerâmica.
Comemoração dos atletas do Cerâmica após o término da partida.
Um bom público acompanhou nas arquibancadas do Vieirão a classificação do CAC.
Jorge Baltar (Progresso), o comentarista Eudo Campagnoni e Marcos Couto (ABC).
Texto e fotos: Alexandro Gomes
boa Ceramica
ResponderExcluir