segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Especial Segundona 2011 - parte 1

A partir de hoje passo a apresentar as informações do clubes que disputarão a Segundona. Começo com os clubes do grupo 1.

***************************************

• Esporte Clube 14 de Julho (Livramento)
Fundação: 14/julho/1902
Estádio: João Martins (capacidade: 5000)
Em 2010: 18º

O Leão da Fronteira, terceiro clube mais antigo em atividade (perdendo para Rio Grande e Ponte Preta) não foi muito bem na última Segundona, mas fez uma boa Copa Ênio Costamilan, onde se destacaram o goleiro Max e o atacante Cristiano Jamaica, que foi disputar o Gauchão no FC Santa Cruz. É treinado pelo uruguaio Julio Fuentes, 42 anos, natural de Montevidéu. Já dirigiu, dentre outros, Tolima (COL) e Liverpool (URU). Destaque para o atacante Luis Paulo, remanescente de 2010.

Time-base: Julio César, Gamela, Fábio Souza, Gustavo e Dakimalo; Alexandre, Vando, Moisés e Eduardo, Hilton e Luis Paulo. Téc.: Julio Fuentes

• Grêmio Esportivo Brasil (Pelotas)
Fundação: 9/setembro/1911
Estádio: Bento Freitas (capacidade: 18000)
Em 2010: 20º

O ano de 2010 não foi um ano de boas lembranças para o Xavante. Disputou a Segundona e não passou da primeira fase. Com um time novo, jogou a Série C e também não se classificou e quase caiu. E claro, no ano do centenário, a meta é subir.

Para esta temporada, será dirigido por Hélio Vieira, ex-zagueiro do time e conta com bons nomes, como Cinval, revelado pela várzea de Gravataí e o atacante Jone. Além dele, o também atacante Felipe Oliveira vem se destacando nos amistosos, quando bateu um pênalti a la Loco Abreu, contra o Riopardense.

Time-base: Adilson, Jackson, Ronan, Rodrigo e Galego; Wilson, Carlos Alberto, Cinval e Moscatelli; Felipe Oliveira e Clayton. Téc.: Hélio Vieira

• Grêmio Esportivo Bagé (Bagé)
Fundação: 5/agosto/1920
Estádio: Pedra Moura (capacidade: 10000)
Em 2010: 11º


O Jalde Negro da Rainha da Fronteira está desde 1994 afastado da Primeirona, mas a missão cada ano parece estar mais difícil. Entretanto, a boa participação da equipe juvenil no último estadual da categoria (3º lugar) pareceu dar uma promessa de renovação. A base do time é a mesma do ano passado, como o goleiro Fernando, o volante Luciano Ritta e o meia Dieisson. Tiago Saraçol foi para o Riopardense, o atacante Enzo está no Rio Grande e Leandro Magrão rescindiu contrato, indo para o rival Guarany. E foi contratado o meia Hiroshi, ex-Guarany de Camaquã.

Time-base: Fernando Costa, Tiago, Arruda, Rafael e Bruno Santos; Rafael Douglas, Luciano Ritta, Wilson Júnior, Jéferson e Fernandinho; Washington e Vítor. DT: Edson Roberto Machado

• Guarany Futebol Clube (Bagé)
Fundação: 19/abril/1907
Estádio: Antônio Magalhães Russell, o Estrela D’Alva (capacidade: 10000)
Em 2010: 5º

Os dois anos que passou na primeira divisão na última década dão moral ao alvirrubro bajeense para tentar novo acesso. Ano passado, foi quinto na Segundona e parou nas quartas-de-final da Copa Enio Costamilan. De novidades foram contratados o “garoto” Bonaldi, ex-Riograndense-SM, Leandro Magrão, ex-Bagé, Luis Fernando e Marcelo Xaxá, todos ex-14 de Julho, antigo clube do atual técnico Rodnei Lucas.

Time-base: Itamar, Fernando Portela, Ítalo Muniz, Giovani, atacantes Michel Lugo, Michel Souza, Robert, Luís Fernando, Sanderlei. Téc.: Rodinei Lucas


• Grêmio Atlético Farroupilha (Pelotas)
Fundação: 26/abril/1926 como Grêmio Atlético 9º Regimento até 1941, quando houve a proibição por Getúlio Vargas do uso de nomes militares por entidades civis.
Estádio: Nicolau Fico (capacidade: 5000)
Em 2010: 23º

Se for levar em consideração o início do trabalho do Fantasma do Fragata, a torcida tem muito que se preocupar. Derrotas para o Rocha (URU) por 2 a 1 e goleada para os reservas do Pelotas (4 a 0) deixaram em estado de alerta o clube.

No grupo há jovens promessas, como Juninho, Bruno Morales, Maico e Lennon, que se juntam a veteranos como Aládio, Dega, Manga e Matarazzo. Bruno Milar, 21 anos e irmão de Cláudio Milar também está no elenco.
Time-base: Gilmar; Aládio, Juninho e Jonas; Everton, Dega, Max, Manga, Guilherme David e Matarazo; Alfinete. Téc.: Bebeto Rosa


• Sport Club São Paulo (Rio Grande)
Fundação: 4/outubro/1908
Estádio: Antônio Aldo Dapuzzo (capacidade: 10000)
Em 2010: 4º


No ano passado “bateu na trave” o acesso, quando o Leão da Linha do Parque chegou ao Quadrangular Semifinal e acabou em quarto. Para 2011, o clube mantém alguns dos atletas, como Wagner Rincón, Dudu Branco, Mazinho e Tainã. Destaque para as contratações do volante Rodrigo Gaúcho, ex-Brasil de Pelotas, do zagueiro Junior Xavier e o zagueiro/volante Polaco. André Luiz é o treinador.

Time-base: Tiago Chitão, Mateus, Neto, Rudi e Rafael Gaúcho; Wagner Rincon, Erick, Dudu Branco e Mazinho; Kesler e Leonel. Téc.: André Luiz


• Sport Club Rio Grande (Rio Grande)
Fundação: 19/julho/1900 – clube de futebol mais antigo do Brasil
Estádio: Arthur Lawson (capacidade: 3000)
Em 2010: 7º

O Veterano Rio Grande montou um time novo para tentar o acesso em 2011. Trouxe o atacante Enzo, ex-14 de Livramento, Rodrigo Gasolina, eterno ex-junior do Grêmio, Aguinaldo, zagueiro ex-Guarany de Bagé, Elizeu, campeão da Copa do Brasil com o Criciúma e os atacantes Adãozinho e Waldir Baiano. No grupo foi mantido o atacante Mano Garcia. Cyro Leães comandará o Vovô na Segundona.

Time-base: Fabiano; Hernandez, Eliseu e Aguinaldo; Leo Nunes, Alysson Baiano, Rodrigo Gasolina, Rafinha e Fabricio; Enzo e Giovani. Téc.: Cyro Leães
Produção: Alexandro Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário