terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Segundona Gaúcha 2011 - parte 2

Dando continuidade na apresentação dos clubes da Segundona, destaco os representantes do grupo 2. Cabe lembrar que o Pedrabranca de Alvorada fazia parte desta chave, mas desistiu de disputar a competição.

********************************************

• Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Brasil (Farroupilha)
Fundação: 15/janeiro/1939
Estádio: Castanheiras (capacidade: 5000)
Em 2010: 3º

Com o estádio reformado, o Brasil de Farroupilha torna-se um dos candidatos ao acesso. Treinado por Tonho Gil, o time serrano beliscou a subida ano passado, terminando em terceiro. Um dos destaques do time na última campanha, o centroavante Gavião ficou, e reforços chegaram, como Emerson Dantas, ex-São Paulo-RG e Jean Michel, que iniciou o Gauchão pelo Veranópolis, e o centroavante Adão.

O Brasil foi o clube que mais jogou na fase de preparação, contando amistosos e jogos treinos: 5x0 Rui Barbosa (Flores da Cunha), 4x1 Seleção de Piraí, 1x1 Juventude, 1x1 Avenida, 0x1 Lajeadense , 1x1 Inter B, 4x1 Avenida, 1x0 Glória.

Time-base: Giovane; Tiago, Ademir , Xavier e Fabinho; Marquinhos, Emerson Dantas e Michel; Gavião e Adão. Técnico: Tonho Gil

• Guarany Futebol Clube (Camaquã)
Fundação: 10/fevereiro/1946
Estádio: Coronel Silvio Luiz Pereira da Silva (capacidade: 3000)
Em 2010: 10º

Estreante em 2010, o Guarany surpreendeu e entre 26 times foi o décimo colocado, no ano de sua profionalização. E na Copinha, também não fez feio, sendo eliminado apenas pelo Inter B, nas quartas-de-final. De contratações, tem-se volante Índio e o meia Ivan Lima, além das manutenção do atacante Raphael Paraíba, goleador da equipe na Copinha.

Time-base: Jean, Maicon Leal, Ícaro, Clayton e Alan Dellon, Alex Pereira, Julio Cesar, Willian e Alex Guimarães, Raphael Paraíba e Dudu Lenzi. Técnico: Leandro Machado


Associação Garibaldi de Esportes (Garibaldi)
Fundação: 18/agosto/1998
Estádio: Alcides Santa Rosa (capacidade: 5000)
Em 2010: 24º


O Garibaldi, fundado em 1998 ocupa a vaga do antigo Guarani, e terá como base de time a equipe sub-19, que foi terceira colocada da Copa FGF Sub-19, quando passou pelo Viamão EC nos pênaltis e parou no Inter na semifinal. O time quer surpreender e ser o novo Cruzeiro, que subiu tendo sua base atletas formados em casa. E antes da bola rolar, o técnico Luciano Silva foi demitido, devido ao meu desempenho nos amistosos. Para seu lugar foi contratado Jorl Cornelli, ex-Cruzeiro.

Time-base: Ismael; Dariano, Vagner, Marlon e Diego; Dall’ana, Marcelo, Julinho e Evandro; Michel e Marcio Amaral. DT: Joel Cornelli


• Clube Esportivo Aimoré (São Leopoldo)
Fundação: 26/março/1938
Estádio: João Correia da Silveira, o Cristo Rei (capacidade: 12000)
Em 2010: 15º


O Índio Capilé quer voltar aos tempos áureos, quando o estádio nas margens da Federal (BR-116) era um alçapão para a dupla Gre-Nal. E para isto reformulou o grupo de jogadores com muitas contratações. Destaque para o zagueiro André Heffner, campeão da Segundona pelo Cruzeiro e o atacante Evilásio, bastante rodado pelo interior. Mas na fase de preparação, os resultados iniciais não foram bons: 0x1 Avaí, 0x1 e 1x2 Passo Fundo. Depois, a recuperação: 2x0 São José, 2x1 Avenida.

Time-base: Cristian; Diogo, Rudi, Galego e André; Sérgio Grach, Miltinho, Paulo César e Maranhão; Jean e Evilásio. Técnico: Círio Quadros


• Cerâmica Atlético Clube (Gravataí)
Fundação: 19/abril/1950
Estádio: Antônio Vieira Ramos, o Vieirão (capacidade: 5000)
Em 2010: 17º


O Cerâmica vem se destacando no cenário do futebol gaúcho tanto pelas campanhas bem como pela organização do clube. Quase subiu em 2008 e obteve dois vice-campeonatos da Copa da Federação (2007 e 2010). E acaba de conquistar a Recopa Sul Brasileira, ao derrotar o catarinense Brusque.

Além disto, o CAC aposta nas suas categorias de base, fundamentais para um clube formar atletas. Para 2011, o técnico será Luis Eduardo, ex-zagueiro do Grêmio, e a equipe mantêm alguns jogadores de 2010, como o zagueiro Djair, o lateral Pedro e o maio campo Lineker, além do ídolo da torcida, o goleiro Donizete.

Time-base: Donizete, Djair, Leandro, Guilherme, Pedro, Gian, Liniker, Alan, Belo, Tiagão e Cidinho. DT: Luis Eduardo

• Clube Esportivo Bento Gonçalves (Bento Gonçalves)
Fundação: 28/agosto/1919
Estádio: Montanha dos Vinhedos (capacidade: 15269)
Em 2010: 15º na Série A (rebaixado)


Depois de 11 anos na Série A o Esportivo se depara com a Segundona mais uma vez. A falta de investimentos, reflexo do pouco recurso (apesar da pujante indústria moveleira local) levou o clube à queda e em 2011 o dinheiro também é pouco, mas pode servir de incentivo à revelação de jovens atletas, mesclados com alguns mais tarimbados.

O técnico Paulo Henrique Marques tem o desafio de levar o Tivo ao convívio dos grandes, e tem os reforços de Rodrigo Ribas, ex-Avenida, Éder Ceccon, ex-Santa Cruz, e João Cléber, ex-Grêmio e Juventude, alguns remanescentes, como o lateral Juliano Navarini, o bom trabalho mostrado pelo jovem goleiro Dudu e a experiência de Lauro, ex-Juventude.

Time-base: Dudu; Roan, Juliano Ortolan, Renato Benatti e Navarini; Salini, Diego Eli, Lauro, Vandré e João Cléber; Rodrigo Ribas. Téc.: Paulo Henrique Marques

• Grêmio Esportivo Sapucaiense (Sapucaia do Sul)
Fundação: 28/julho/1941
Estádio: Artur Mesquita Dias (capacidade: 3000)
Em 2010: 25º (penúltimo)


A péssima campanha na última Segundona foi parcialmente esquecida depois do bom desempenho na Copa Ênio Costamilan, quando foi semifinalista. Será comandado pelo jovem técnico Tiago Nunes, 30 anos e que no ano passado esta no Luverdense-MT.

A equipe manteve boa parte dos nomes do segundo semestre de 2010, como o bom goleiro Eliandro e o atacante Filipinho. Gian, Cirilo, Cleiton e Tiago Nunes deixaram a equipe, indo para o Canoas. Foram contratados, dentre outros, o zagueiro Alex Silveira, de boa passagem pelo Guarany de Camaquã e Rogério Patrola, volante campeão da Segundona pelo Cruzeiro. Santiago e Gabriel Fusca, do Cerâmica também vieram.

Time-base: Eliandro, Felipe, Alex Silveira, China e Alexandre, Odair, Patrola, Diniz e Dênio, Catatau e Filipinho. Téc. Tiago Nunes
Produção: Alexandro Gomes

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. É assim que damos o verdadeiro valor ao nosso futebol. Abraço, Fiorin.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Fiorin! E saiba que todos os dias estou na escuta do Futebol do Interior, precioso programa do nosso futebol!

    ResponderExcluir