terça-feira, 12 de março de 2013

Goleiros do Passo Fundo se preparam para o segundo turno do Gauchão

Da esquerda para a direita: Cleber, Fernando, Bruno, William e Douglas. Foto: divulgação ECPF.

Toda equipe vitoriosa começa por um bom goleiro. Parece clichê, mas se trata da mais pura realidade. Não é diferente no Esporte Clube Passo Fundo, que se prepara para a disputa da Taça Farroupilha. E, em busca de sucesso numa jornada que inicia no próximo sábado, frente ao Cruzeiro, de Porto Alegre, o tricolor conta com as defesas de Bruno Grassi, um dos destaques do time no primeiro turno do Gauchão 2013.

O ótimo momento do arqueiro não é obra do acaso. É, acima de tudo, fruto de muito trabalho e dedicação ao lado dos companheiros William Lago, Douglas e Fernando, sob comando do preparador Cleber Sgarbi. Um quarteto de goleiros que une passado, presente e futuro, mostrando que o Passo Fundo está muito bem servido na posição.

Do Beira-Rio ao Vermelhão da Serra

Bruno Grassi, 26 anos, é o mais experiente da turma. Formado nas categorias de base do Internacional, clube em que atuou na companhia de Clemer, Marcelo Boeck e Muriel, entre outros, aventurou-se no futebol português entre 2007 e 2009. Da Ilha da Madeira, trouxe a bagagem suficiente para ser considerado referência dentro e fora de campo. “Foi uma experiência importante, o futebol de Portugal é bastante acolhedor para nós, brasileiros. Cresci profissionalmente nos dois anos e meio em que estive lá”, afirma.

Reserva imediato de Bruno no elenco tricolor, o passofundense William Lago também foi revelado pelo Inter. Oriundo do futsal de Passo Fundo, atuou no Beira-Rio dos 13 aos 20 anos. Hoje, aos 22, e com um título de Libertadores da América no currículo – fez parte do grupo colorado campeão em 2010 –, se orgulha em defender o clube de sua cidade natal. “Foi aqui onde tudo começou. Tenho muita satisfação em estar representando Passo Fundo”, destaca o goleiro, que ainda reúne passagens por ASA-AL e Pelotas.

De olho no futuro

Ao mesmo tempo em que garante segurança com Bruno Grassi e Wiliam Lago, o Passo Fundo pensa no futuro. Há dois anos, o tricolor aposta suas fichas nos jovens Douglas e Fernando. Formados no Ernestina Futebol Clube, ambos começaram juntos na base. Companheiros desde a categoria juvenil, em 2010, hoje labutam entre os profissionais.

Douglas, 19 anos, natural de Tapera, já atuou como titular da equipe principal. Foi em outubro de 2011, pela Copa Laci Ughini, contra o Santo Ângelo – vitória por 2 a 0. Uma oportunidade única, agarrada com as duas mãos. “Nunca esquecerei daquele jogo”, relembra o garoto, recém recuperado de uma cirurgia no joelho direito.

Já o determinado Fernando, por sua vez, ainda não estreou pelo time profissional. Enquanto esse dia não chega, aos 19 anos, ele procura se inspirar nos companheiros mais experientes. “O Bruno e o William nos passam muitos ensinamentos no dia-a-dia. Além de grandes parceiros, são referências dentro e fora de campo”, elogia.

Com a palavra, o preparador

O principal responsável por manter os goleiros do Esporte Clube Passo Fundo no ápice da forma técnica é o preparador Cleber Sgarbi. Contratado no final do ano passado, o profissional de 33 anos já trabalhou no Novo Hamburgo, Cruzeiro-POA e Lajeadense, entre outros clubes. Para os seus pupilos, elogios. “Tanto os mais experientes quanto os mais jovens estão respondendo muito bem ao trabalho desenvolvido desde a pré-temporada. São atletas de qualidade e bastante focados”, destaca.

A quatro dias da aguardada estreia no segundo turno do Gauchão 2013, Sgarbi demonstra otimismo. “Esperamos fazer uma grande campanha na Taça Farroupilha, mantendo o foco para darmos sequência no bom desempenho dos goleiros”, completa. O Passo Fundo entra em campo no próximo sábado, às 16h, diante do Cruzeiro, em Canoas.

Assessoria de Comunicação do Esporte Clube Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário