sábado, 13 de julho de 2013

Vitória e boa vantagem

Rafael Forster está batendo o pênalti que abriu o placar. Foto: Carlos Insaurriaga/GEB
No duelo de índios – Xavantes e Capilé –, deu rubro-negro. E com uma vitória construída com muita qualidade. O Brasil garantiu a vantagem para a segunda partida da final do segundo turno com o placar de 3 a 0 sobre o Aimoré. Rafael Forster, duas vezes, e Cleiton fizeram os gols Xavantes.

Com um começo firme, e mais presença no ataque, os comandados do técnico Rogério Zimmermann conseguiram abrir o placar ainda no primeiro tempo, com Forster de pênalti. E na segundo etapa, depois de uma pequena reação do Aimoré, o lateral esquerdo rubro-negro marcou de novo, de falta, e levou o time para frente. E no final, Cleiton marcou e fechou o placar no Bento Freitas.

Para a partida de volta, o Xavante leva uma boa vantagem para São Leopoldo. O confronto final do returno da Série A2 do Gauchão está marcado para domingo, às 18h no estádio Cristo Rei. E o Brasil pode até perder por dois gols de diferença, que leva o título do segundo turno.

O JOGO

Com a Baixada lotada, e os torcedores Xavantes empurrando a equipe desde o início, a partida começou quente. A equipe rubro-negra tomou o campo de ataque, e tratou de pressionar o Aimoré. Porém, a defensiva Capilé estava bem postada, e criava dificuldades para os atacantes Xavantes. E quando não eram os zagueiros que afastavam o perigo, o goleiro Rafael dava conta do recado. Aos 9 minutos, Cleiton pegou rebote de fora da área, e chutou forte no canto. O camisa 1 do Aimoré saltou e salvou de sofrer o primeiro gol.

O lance deu mais ânimo para o Brasil. Aos 12, o árbitro não anotou pênalti claro para o rubro-negro. A bola desviou na mão do zagueiro Jésum, e o homem do apito nada marcou. Três minutos depois, Éder mandou a bola para a rede, mas o bandeirinha assinalou o impedimento. A pressão era total do vermelho e preto.

Aos 24, Tiago Rannow conduziu pela direita, e cruzou para área. Na primeira trave, Alex Amado desviou de cabeça, e Rafael novamente fez grande defesa, e tirando o primeiro gol do Brasil. Mas, oito minutos depois, não teve jeito. Éder Machado ganhou a bola na raça, com persistência, e tocou para Rafael Forster, o lateral avançou, e foi derrubado na área. Penalidade máxima. Na cobrança, o próprio camisa 6 chutou com perfeição, no cantinho, e tirou o primeiro zero do placar. Festa na Baixada!

Nos minutos finais do primeiro tempo, ainda deu tempo para Luiz Muller, que até então só assistia a partida, salvar o Brasil. Aos 45, Micael recebeu na direita, entrou na área, e mandou a bomba. O arqueiro Xavante saltou, e mandou para escanteio, deixando a vantagem a favor do Xavante nos primeiros 45 minutos do jogo.

Na volta do intervalo, o Aimoré queria reverter o placar. Jogou-se para o ataque, e começou a criar jogadas em busca do gol. Logo aos 2 minutos, Japa recebeu na esquerda, e chutou cruzado, Luiz Muller bem posicionado defendeu firme.

As ações até os 25 minutos eram do Aimoré. O Brasil se defendia, e tentava sair nos contrataques. Porém, aos 27, tudo mudou. Falta na intermediária de ataque do Brasil. Rafael Forster pegou a bola, e foi para a cobrança. O jogador tomou distância, e soltou o torpedo. A bola saiu rasteira, e no meio do caminho desviou em Faísca, e enganou Rafael. Gol Xavante para ampliar o placar, e explodir o Bento Freitas.

O segundo gol do lateral acendeu a equipe. A pressão era total. O índio Capilé não sabia o que fazer, a não ser se defender de qualquer forma. E logo, aos 39, veio o terceiro. Após grande jogada de Alex Amado na esquerda, Cleiton recebeu dentro da área, e tocou no canto de Rafael, que ficou só olhando.

O rubro-negro queria mais. Aos 41, Cleiton levou a bola pela direita, e cruzou para área, Alex Amado saltou de peixinho, e cabeceou sozinho, Rafael saltou e conseguiu dar um tapa, em cima da linha, para salvar o Aimoré de levar o quarto.

E sem muitos minutos de acréscimo, o árbitro decretou o final da partida, e a vitória Xavante estava confirmada. Com a boa vantagem para a segunda partida da final do segundo turno, o Brasil pode até perder por dois gols de diferença que leva o título do returno. Mais 90 minutos de decisão, domingo 18h no Cristo Rei. Vamos, Xavante!

FOTOS: Carlos Insaurriaga / GEB

Carlos Insaurriaga
Assessoria de Imprensa GE Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário