Em reunião ocorrida nesta quarta-feira à tarde na sede da Federação Gaúcha de Futebol onde o Guarany foi representado por dois dirigentes na capital, Olmes Leguissamo e Álvaro Severo, os alvirrubros tiveram conhecimento da fórmula, regulamento e do grupo que farão parte para a disputa de uma das vagas para a divisão de acesso de 2015.
A novidade fica por conta de um grupo regionalizado, o que não aconteceu em anos anteriores neste certame: “São viagens mais curtas, algumas que podemos sair no mesmo dia para jogar. Esta foi uma grande conquista para os clubes”, afirmou Severo. Como são 16 os times inscritos, dois clubes de outras regiões entraram nesta chaves para fechar duas de oito.
Grupo A
Guarany de Bagé
Farroupilha
Rio Grande
São Gabriel
Bagé
14 de Julho
Sapucaiense
Estância Velha
Grupo B
Gaúcho-PF
Atlético de Carazinho
Três Passos
Guarani-VA
Garibaldi
Palmeirense
15 de Novembro
Igrejinha
A fórmula é a seguinte: os clubes jogam apenas dentro do próprio grupo em turno e returno, totalizando 14 partidas para cada, ao final desta fase os oito melhores (quatro de cada) vão para a fase de mata-mata, jogando ainda dentro da própria região, sendo que o primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo disputa com o terceiro.
Na fase seguinte, semifinais, a melhor campanha do grupo A em todo certame, enfrenta a segunda melhor campanha do grupo B e a outra disputa é inversamente igual (1B x 2A).
O campeonato começa na data pré-estabelecida anteriormente, 23 de março, porém a primeira rodada ainda não foi divulgada.
Outra regra anteriormente informada está confirmada. O campeonato será disputado por jogadores sub-23, tendo a opção de utilizar por súmula três atletas de qualquer idade, a critério de cada clube.
A Federação também acenou com a possibilidade de neste ano pagar a arbitragem para os clubes, o que não ocorreu em 2013: “É 90% certo, segundo a Federação”, disse o diretor Leguissamo.
O técnico que será anunciado nos próximos dias, Ben-Hur Marchiori, já está definindo os demais membros da comissão técnica e em reunião com os demais diretores começa a formatar os jogadores a serem contratados para a disputa.
Sérgio Galvani
Diretor de Comunicação
Acho uma boa essa fórmula, atletas sub-23 com limite de atletas com idade livre, que forçará os clubes a abrir departamento de base, que alguns desativaram, e outra coisa, a regionalização melhora e muito a competição, mas só fico puto com a choradeira dos clubes, está bem que futebol seja caro, mas esse pessoal reclama de tudo, se tem competição pra disputa criada pela FGF, reclamam, mas se não tem também reclamam!!!!
ResponderExcluirE torcer que nenhum clube invente uma desculpa furada e desista, como acompanho faz tempo futebol do interior, é comum haverem desistência mesmo com regulamento já feito pela FGF!!e tem muita gente boa e com tradição nessa peleia!Oremos como dizia o saudoso e melhor comentarista de todos "Claudio Quintana Cabral"
ResponderExcluir