sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Com ex-goleiro do Grêmio, Aimoré já mira clássico pela primeira rodada do Gauchão

Pitol defenderá o gol do Aimoré no Gauchão 2015. Foto: arquivo pessoal M.Pitol
A primeira vez em que goleiro Marcelo Pitol, 32 anos, disputou o Campeonato Gaúcho foi em 2002, há 13 anos. Grêmio, Brasil de Pelotas, 15 de Campo Bom, Juventude, Ulbra, Santa Cruz, Ypiranga, Novo Hamburgo e Glória foram os clubes do Rio Grande do Sul que ele defendeu desde então. Apesar de toda essa experiência, a edição 2015 do Estadual é especial para o goleiro. Será a primeira vez em que Pitol defenderá, na elite do Gauchão, o Aimoré, clube de sua cidade, São Leopoldo, onde começou, nas categorias de base.

- Estou treinando com o grupo desde 28 de dezembro. Há muita confiança. As contratações foram boas, com jogadores que estão acostumados com a pressão de um Gauchão. Ainda assim, é um time jovem, com muita vitalidade. Eu, com 32 anos, sou o mais velho! - destaca Pitol.

Esta é a terceira passagem de Marcelo Pitol pelo time profissional do Aimoré. Em 2012, foi capitão do "Índio Capilé" no título da terceira divisão gaúcha. No segundo semestre de 2014, disputou alguns jogos pelas copas Fernandão e Metropolitana. Depois, recebeu o convite do Sampaio Corrêa, do Maranhão, para disputar a Série 'B' do Campeonato Brasileiro. O goleiro saiu do Aimoré, naquela ocasião, há 390 minutos sem sofrer gols. 

A identificação de Marcelo Pitol com o Aimoré e com a cidade tornam especial, também, a estreia, marcada para o dia o 1º de fevereiro, no Estádio do Vale, contra o rival Novo Hamburgo. É o clássico do Vale dos Sinos.

- Como sou de São Leopoldo, vou me dedicar muito no dia-a-dia pra mostrar meu melhor. Vou fazer de tudo, junto com o grupo, para ganhar esse primeiro jogo e começarmos bem. A meta é chegar entre os oito primeiros. Depois, brigaremos jogo a jogo. Quem sabe, garantimos uma Série 'D' de Brasileiro para o Aimoré?

CARREIRA

Depois de iniciar no Aimoré, Marcelo Pitol foi para as categorias de base do Grêmio, onde colecionou uma série de títulos estaduais - um de seus companheiros foi o lateral-direito Maicon, atualmente na Roma. Sua primeira chance como profissional ocorreu em 2002, aos 20 anos, com o técnico Tite. Em 2004, foi o goleiro titular do 15 de Novembro de Campo Bom, que chegou à semifinal da Copa do Brasil. O técnico era Mano Menezes. No mesmo ano, Pitol jogou a Série 'A' do Brasileiro pelo Juventude, quando jogou com zagueiro Thiago Silva. Ainda no Rio Grande do Sul, teve campanhas de destaque pelo Brasil de Pelotas (semifinalista do Gauchão 2005) e Ypiranga (campeão do Interior 2009).

Marcelo Pitol teve três boas passagens pelo Icasa/CE. Numa delas, foi um dos herois da permanência do clube na Série 'B' nacional. Em outra, conquistou a segunda divisão cearense. Outro clube em que passou mais de uma vez foi o Joinville, onde jogou com o volante Ramires, hoje no Chelsea.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário