quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Na História: o efêmero Tresmaiense

A cidade de Três de Maio está localizada na região noroeste do Estado do Rio do Grande do Sul. Lá, o futebol é dividido entre o Botafogo e o Oriental, que desde a década de 1960 duelam em um clássico denominado "Botal".

Tanto Botafogo quanto Oriental se aventuraram no futebol profissional, mas nunca atingindo a primeira divisão. Visando unir forças, apesar da rivalidade, surge em 1992 a Associação Tresmaiense de Esportes, que participou da Segunda Divisão em 1992 e 1993, sendo que neste último ano "beliscou" a vaga para a elite.

Em 1992, o Tresmaiense ficou na Chave Missões, ao lado de Atlético de Carazinho, Ipiranga de Sarandi, Santa Bárbara, Três Passos, Flamengo de Horizontina e São Borja, ficando em primeiro, com 20 pontos, 8 vitórias e 4 empates. Para evitar alguma "tensão" na associação, o clube jogava ora no Estádio Estrelão (do Botafogo) como na Baixada (do Oriental).

Na segunda fase os adversários foram Guarany de Garibaldi, Ipiranga, Veranópolis, Atlético e Brasil de Farroupilha, também passando para o Octogonal Final com Brasil-Fa, 14 de Julho de Livramento, Guarany-Ga, Pradense, Igrejinha, São José de Porto Alegre e Guarany de Bagé, quando não teve bom desempenho, ficando apenas na 6a. posição.

Em 1993 a campanha foi consistente, só não sendo ideal pois o acesso não veio. Na primeira fase foi líder da chave Missões com 16 pontos, à frente de Veranópolis, Pratense, Ipiranga, Atlético, Palmeirense e Flamengo. Na segunda fase, o Tresmaiense manteve a primeira posição na Zonal Centro Missões, na disputa com Veranópolis, São José de Cachoeira do Sul, Taquariense, Pratense e São José de Porto Alegre.

Na fase semifinal, o Tresmaiense foi segundo num quadrangumar vencido pelo Taquariense, e à frente de Rio Grande e São José-CS. Vaga garantida para o Quadrangular Final, que garantia dois acessos à primeira divisão. Aí pesou a força de um novo clube, também resultado de uma fusão: o Veranópolis, originado da união de Dalban e Veranense e a tradição do Bagé, o jalde-negro da Fronteira. O Tresmaiense venceu apenas uma partida (1x0 no Taquariense, fora), um empate (1x1 com o Bagé, em casa) e quatro derrotas (0x1 e 0x2 para o VEC, 2x0 para o Bagé e 0x1 para o Taquariense, em casa). Ficou em último no quadrangula, no qual Veranópolis e Bagé subiram.

Por curiosidade, em 1993 o técnico do Tresmaiense era o então novato Nestor Semionatto, que se destacaria mais tarde no Glória de Vacaria e que chegaria a trabalhar no Grêmio, em 2004. Já no Veranópolis o técnico era o também principiante Adenor Bacchi, o Tite, cujo currículo é de conhecimento público. Neste ano foram seis partidas entre Tresmaiense e Veranópolis, com duas vitórias do primeiro (1x0 e 2x1), trẽs do segundo (dois 2x0 e um 1x0) e um empate (0x0).

Vanos resgatar o primeiro destes confrontos, realizado em Três de Maio, em 24 de abril de 1993, vencido pelo Tresmaiense por 1 a 0, gol de Tales. As imagens estão sincronizadas com a transmissão de uma rádio local. Há áudios do autor do gol, além dos técnicos no intervalo. Ao fim, observa-se a reclamação de Tite com a arbitragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário