quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Primeira Liga: Criciúma e Cruzeiro ficam no empate

Já que, por questões profissionais, tive que deixar Porto Alegre e rumar para Araranguá, no vizinho estado de Santa Catarina, aproveitei a oportunidade para conferir a abertura da Primeira Liga, competição que pode ser o início da salvação do futebol brasileiro, na tentativa de fugir das garras das federações/CBF/Globo. A torcida é que dê certo e que se transforme numa liga independente, e que federações e confederação seja apenas de cunho administrativo e cartorial. Vamos ao jogo.

O estádio Heriberto Hülse localiza-se no centro da cidade e próximo à rodoviária, sendo de fácil acesso. Criciúma e Cruzeiro estrearam na Primeira Liga com um empate em 1 a 1, numa partida bem disputada, tendo o desconto que estamos em início de temporada.

Times e arbitragem perfilada durante a execução dos hinos nacional e catarinense. Foto: Alexandro Gomes.
O Cruzeiro começou melhor, atacando com seus laterais Mayke e Fabrício e indo com insistência à linha de fundo e fazendo o cruzamento. O Criciúma se defendia e abusava do lançamento longo para o atacante Roger Guedes. Apesar do visitante ter mais posse de bola, foi o Tigre que levou o primeiro perigo, em conclusão de fora da área de Roger Guedes, para defesa de Fábio.

Cruzeiro começo tendo mais posse de bola e propondo o jogo. Foto: Alexandro Gomes.
 O primeiro gol veio na jogada manjada do Cruzeiro. Fabrício cruzou rasteiro, Willian deixou a bola passar e Alisson, de frente para Luiz, mandou para a rede, aos 14 minutos. O Criciúma reagiu mas contando com a falha da defesa azul. Manoel recuou apertado para Fábio, que por sua vez deixou a bola ir para a linha de fundo. No córner, a defesa afastou, mas Roger Guedes alçou na área, a zaga ficou tirando o impedimento e o zagueiro Diego Giaretta se antecipou ao goleiro para empatar de cabeça, aos 23 minutos.

O gol cruzeirense acordou o Criciúma, que buscou a igualdade no escore logo depois. Foto: Alexandro Gomes.
O Criciúma cresceu e Fábio fez outra grande defesa em cabeceio de Raphael Silva. Uma bola colocada por Marcos Vinícius, de boa movimentação, também assustou o arqueiro criciumense.

O Tigre levou vantagem em lances de bola aérea. Foto: Alexandro Gomes.
Na etapa final, o Cruzeiro tentou impor sua técnica, mas o Criciúma conseguiu neutralizar e armar lances perigosos, principalmente com Wellington Saci. Fábio se transformou em figura do jogo, realizando grandes intervenções, uma delas do próprio Saci, que arriscou da entrada da área. Aos poucos o preparo físico foi caindo e a partida perdeu inyensidade. A última boa chance foi dos mineiros, quando Gabriel Xavier entrou pela direita e bateu duas vezes, uma no goleiro e o rebote por cima.

No segundo tempo o goleiro Fábio foi o destaque com pelo menos três defesas difíceis. Foto: Alexandro Gomes.
Com relação à arbitragem, o trio gaúcho escalado conduziu bem o espetáculo. Charles Martins Lemos é da categoria B de árbitros, que trabalha em partidas da Divisão de Acesso, Segunda Divisão e base. Sem dúvida, foi sua grande chance em nível nacional e com transmissão do SporTV. Com atuação discreta e tranquila, sem gestos espalhafatosos. Marcou com firmeza as infrações e soube se impor. Não tivemos lances duvidosos e os jogadores também colaboraram para isso. Os auxiliares foram do quadro da CBF: José Javel Silveira e Carlos Selbach, também com bom desempenho.

O Criciúma volta à campo no domingo contra o Avaí, em casa, na abertura do Campeonato Catarinense. O Cruzeiro, no mesmo dia, enfrenta a URT, na primeira rodada do Mineiro. Ambas partidas às 17h.

Um bom público nas dependências do Estádio Heriberto Hülse, o Majestoso. Foto: Alexandro Gomes.
O público compareceu em bom número (mais de sete mil pessoas), o que mostra que partidas interessantes e ingresso barato (a arquibancada custava 20 reais) são atrativos. Filas nas bilheterias foram registradas.

Placar do estádio Heriberto Hulse divulgando renda e público. Foto: Alexandro Gomes.

Ficha técnica - Primeira Liga - 1a. rodada

Criciúma 1 x 1 Cruzeiro
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Charles Martins Lemos (RS)
Auxoliares: José Javel Silveira e Carlos Selbach (RS)
Cartões amarelos: Alisson e Bruno Rodrigo (CRU)
Gols: Alisson (CRU) 14 e Diego Giaretta (CRI) 24 /1T.
Renda/Público: R$ 60.835,00/7.040 presentes

CRICIÚMA: Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Diego Giaretta e Marlon; Barreto (Natan), Douglas Moreira, Ricardinho e Wellington Saci (Jefferson); Bruno Lopes (Kalil) e Roger Guedes – Técnico: Roberto Cavalo.

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique e Ariel Cabral; Arrascaeta (Gabriel Xavier), Marcos Vinícius (Allano) e Alisson (Douglas Coutinho); Willian – Técnico: Deivid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário