sábado, 15 de agosto de 2009

Breve histórico

A Copa FGF, torneio que reúne clubes das duas divisões do futebol gaúcho, inicia-se no próximo dia 15 e estende-se até o final do mês de novembro. A competição garante vagas para a Série D do Brasileiro de 2010 e Copa do Brasil de 2011.

Em 2005, a Copa levou o nome dos patrocinadores (Hipermercado Big e Brasil Telecon). Desde 2006, a competição do segundo semestre gaúcho homenageia um personagem do futebol. Em 2007, o lembrado foi o ex-presidente do Inter Paulo Rogério Amoretty; em 2008, foi Lupi Martins, ex-cronista esportivo. Neste ano, o homenageado é Arthur Dallegrave, também ex-presidente do Inter, falecido este ano.

Dos grandes times do estado, o único que foi campeão foi o Grêmio, em 2006, numa equipe que tinha, entre outros, Willian Magrão, Adilson e Carlos Eduardo. Nas demais edições, títulos para o interior:
2004: Esportivo (campeão), Gaúcho (vice);
2005: Novo Hamburgo (campeão), Ulbra (vice);
2006: Grêmio (campeão), Ulbra (vice);
2007: Caxias (campeão), Brasil de Pelotas (vice);
2008: Pelotas (campeão), Cerâmica (vice).

A dupla Grenal e o Juventude, participantes dos campeonatos brasileiros, disputam a competição com times B. O Grêmio e Juventude atua com suas equipes de juniores; já o Inter atua com um segundo time, aproveitando para dar oportunidades para jovens jogadores contratados. Para os clubes do interior, a competição serve de ensaio para o Gauchão do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário