sábado, 10 de julho de 2010

Especial - Esporte Clube Cruzeiro: o retorno de um pioneiro do futebol gaúcho

Com muita satisfação recebi dias atrás uma mensagem de Luciano Bonfoco Patussi, pós-Graduando em Gestão Esportiva, curso que tem a chancela da Unisc de Santa Cruz do Sul, e realizado em parceria com o Unificado e o Internacional de Porto Alegre. Patussi ainda tem um blog, o www.futebolartegarra.blogspot.com e me enviou um texto trata sobre a história e a subida do Cruzeiro, que novamente conviverá entre os grandes clubes do futebol gaúcho.

Assim, publicarei com muito gosto o texto do Luciano em capítulos. E aproveito para ressaltar que o autor está a disposição dos clubes que tiverem interesse em profissionais que estão entrando na área da Gestão Esportiva. Neste caso, o clube pode entrar em contato com o blog, para que eu possa passar o contato do Luciano.


Esporte Clube Cruzeiro: o retorno de um pioneiro do futebol gaúcho (parte 1)
Por Luciano Bonfoco Patussi

Fundado em 1913 e campeão gaúcho na temporada de 1929, o Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, está de volta. Em 2010, após realizar grande campanha na série B estadual, o Leão da Montanha garantiu seu retorno à primeira divisão do campeonato gaúcho. O tradicional clube da capital do Rio Grande do Sul estava ausente do principal certame regional há 32 anos. A fiel torcida estrelada, sempre unida no ardor e na fé, não consegue esconder a euforia e o orgulho por este momento mágico vivido pelo glorioso Cruzeiro. O Cruzeiro tem muita história no futebol gaúcho. Aqui, você pode conferir um pouco mais dessa bela entidade esportiva gaúcha, clube que é recheado de pioneirismo, paixão e títulos.

Enquanto Alex Goiano, jogador do Cruzeiro, marcava em cobrança de falta o terceiro gol do time de Porto Alegre na partida contra o Lajeadense, somente uma certeza tomava conta do pensamento da torcida cruzeirista: faltariam aproximadamente 10 minutos para o apito que decretaria o final da partida. Mais do que isso, a vitória por 3x0 sobre o Lajeadense, em Lajeado, daria mais um título para a galeria histórica do Cruzeiro. Acabaria um longo jejum.

O apito final, enfim, soou. A falta de títulos já faz parte do passado. A vitória deu ao time do Cruzeiro o título de campeão gaúcho da série B em 2010. Foi uma conquista que coroou a devolução, à primeira divisão gaúcha, de um dos clubes mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

Mais do que destacar a campanha realizada em 2010, os jogadores campeões ou a vencedora comissão técnica, a ideia desta matéria é levar ao conhecimento dos leitores um breve resumo da história do Cruzeiro.

Fundado no dia 14 de julho de 1913, o Esporte Clube Cruzeiro é, em vários aspectos, um dos pioneiros do futebol gaúcho. Foi a primeira entidade esportiva gaúcha a implantar no clube o quadro de categorias de base, visando a formação de jovens atletas.

No futebol, o clube conquistou o campeonato citadino de Porto Alegre por três vezes: 1918,1921 e 1929. Ao conquistar o tricampeonato citadino, o clube obteve o direito de jogar a decisão estadual, troféu que durante muitos anos era disputado entre o campeão da capital e os campeões de diferentes regiões do interior do Rio Grande do Sul.

Desta forma, o Cruzeiro enfrentou, na disputa pelo título gaúcho: Juventude de Caxias do Sul, Guarany de Bagé, Riograndense de Santa Maria e Ferro Carril de Uruguaiana. Em 15 de outubro de 1929, no extinto estádio da Chácara das Camélias, em Porto Alegre, o Cruzeiro venceu o Guarany de Bagé. O placar de 1x0 deu ao Esporte Clube Cruzeiro o título de campeão gaúcho de futebol em 1929.

O elenco do Cruzeiro, campeão gaúcho em 1929, contava com a seguinte base de formação: Chico; Espir e Hugo; Totte, Emílio e Salatino; Ferreira, Torres, Nestor, Germano e Campão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário