domingo, 8 de abril de 2012

Gauchão: Avenida apenas empata e está rebaixado

A última rodada da Taça Farroupilha reservou muita apreensão para três equipes que disputavam a permanência na primeira divisão gaúcha. Avenida, Ypiranga e Canoas estavam envolvidos na busca para escapar do rebaixamento. A vantagem era do Avenida, que tinha um ponto de vantagem na classificação geral e dependia apenas de uma vitória. Aos outros dois, restava secar a equipe santa-cruzense e cumprir a missão de vencer seus jogos.

Os torcedores compareceram ao Estádio dos Eucaliptos para apoiar o Avenida contra o Veranópolis. Um público maior do que de costume, em uma partida que exigia a força das arquibancadas. Os outros palcos eram o Complexo Esportivo da Ulbra, onde o Canoas recebia o São José e ainda o Estádio Alvi-Azul, onde o Ypiranga enfrentava o Lajeadense.

Após o apito inicial nas partidas, que iniciaram às 16 horas, o Canoas foi o primeiro time a movimentar o placar. Márcio Jonathan abriu o placar aos dois minutos contra o São José. Antes de rolar a bola nos Eucaliptos, o Avenida estava na zona de rebaixamento. O Canoas ganhou mais tranquilidade aos 23 minutos, quando Jé ampliou em uma cobrança de falta. O São José não dava indícios de que poderia reagir.

Apesar de pressionar, o Avenida não chegava ao gol. Em Lajeado, o placar também permanecia inalterado. Após os 45 minutos iniciais, o Canoas fazia o resultado que o livrava do descenso e que colocava o Avenida na degola, ao lado do Ypiranga.

No segundo tempo, os minutos iniciais não tiveram mudanças nos marcadores. As coisas pioraram para o Avenida aos 17 minutos no jogo de Lajeado. Tiago Duarte colocou o Ypiranga na frente contra o Lajeadense e empurrou o Avenida para a lanterna, que seguia empatando em 0 a 0 contra o Veranópolis. E o time de Erechim também saía da degola e recolocava o Canoas na penúltima colocação no geral.

A próxima mudança no placar colocou o Ypiranga na zona de rebaixamento. Micael marcou o gol de empate para o Lajeadense, aos 32 minutos. O Avenida passava a ser penúltimo colocado, com a mesma pontuação do Ypiranga e uma vitória a mais. No final, com a vitória do Canoas, Ypiranga e Avenida ficaram no empate e estão rebaixados para a Divisão de Acesso para 2013.

O JOGO

1º TEMPO

A primeira etapa foi intensa, digna de uma decisão. Aos 20 segundo, bobeira total do Avenida e, na saída de bola, Eduardinho dividiu com o goleiro avenidense Dênis. O joelho do atacaten atingiu a barriga do arqueiro alviverde, que ficou cerca de 2 minutos caído. A partir daí, só deu Avenida.

Aos 3 minutos, Osny recebeu dentro da pequena área, cara a cara com Luiz Muller, que defendeu o fraco chute do camisa Periquito. Era o primeiro encontro de muitos durante a partida. Com 5, Edimar cruzou na área e a bola passou por todo mundo. O Veranópolis se fechou melhor e o técnico Gilmar Dal Pozzo colocou marcação individual no centroavante Osny.


EDIMAR BRILHA, MAS LUIZ MULLER FECHA O GOL

A partir dos 10 minutos, o duelo nos Eucaliptos virou um jogo de ataque contra defesa: ataque do Avenida contra defesa o Veranópolis. Edimar criou oito excelentes oportunidades, em cruzamentos na área. Cinco delas para Osny. De cabeça, de peito, cara a cara com Luiz Muller. A bola teimou em não entrar. Luiz Muller pegou todas.

Aos 32, a chance mais clara de gol da primeira etapa. Edimar alçou bonito na área e Osny, embaixo do pau, sem goleiro, colocou por cima. Inacreditável. Nos minutos finais, troca de posse de bola entre as equipes e poucas chances.

2º TEMPO

A segunda etapa seguiu com jogo agitado. Gilmar Iser chamou o Diabo Loiro Alex Amado para o jogo. Ele entrou na vaga de Flaviano, que pouco havia feito na primeira etapa. Em 10 minutos, o jovem criou três boas oportunidades, mas a zaga do VEC foi soberana.

A partir dos 11, o Avenida promoveu um abafa. Ficou durante 10 minutos no ataque, cruzou com Dudu, Edimar e Alexandre. Osny teve uma boa chance, aos 14, mas Luiz Muller pegou. Aos 18, o goleiro do Veranópolis operou um verdadiro milagre. Edimar cruzou milimetricamente na cabeça de Osny. Ele torneou bonito, certinho, com efeito. Luiz Muller pulou em tempo e tirou a bola. Tirou o gol do Avenida.

Em seguida o VEC se fechou de vez, mas com qualidade, parou o Avenida. Aos 28, Leandro Diniz ficou cara a cara com Dênis, sozinho, sem marcação. Ele tocou de lado e perdeu um gol feito.

Nos minutos finais, o Avenida pressionou. Apesar de ter oportunidades de fazer o gol salvador, o Periquito não conseguiu concluir com precisão. Inclusive, sofreu contra-ataques do Veranópolis e não manteve a bola no campo de ataque nos acréscimos. O empate decretou o rebaixamento da equipe santa-cruzense, ao lado do Ypiranga. O Veranópolis comemorou o título de melhor equipe do interior.


Ficha técnica - Gauchão 2012
Avenida 0 x 0 Veranópolis
Local: Eucaliptos (Santa Cruz do Sul). J: Leandro Vuaden.
Avenida: Denis; Dudu, Anderson Bill, Eliézio, Rafael Morisco, Fábio Pinho, Flaviano, Carlos Eduardo, Alexandre, Edimar, Osny. Téc.: Gilmar Iser
Veranópolis: Luis Miller, Raulen, Fred, Emerson, Denner, Paulinho Macaíba, Eduardinho, Marcos Rogério, Diogo Oliveira, Willian, Maranhão. Téc.: Gilmar Dal Pozzo

Fonte: Portal GAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário