domingo, 14 de julho de 2013

Cruzeiro - 100 anos

O Esporte Clube Cruzeiro foi fundado em 14 de julho de 1913 e integra o cenário esportivo gaúcho com destaque a quase um século. O clube está localizado em uma área nobre e em plena expansão na cidade de Porto Alegre, situado na Avenida Protásio Alves 8.301, no Alto Petrópolis. Além da sede atual, o Cruzeiro comprou uma área de sete hectares no bairro Betania, em Cachoeirinha, onde está sendo construído o Centro de Treinamentos do clube.

O novo estádio está sendo construído na avenida Ary Rosa Santos, no bairro Granja Esperança, em Cachoeirinha, e será inaugurado em 2013, no ano do centenário estrelado. O estádio, em padrão FIFA, terá 15 mil lugares. O Cruzeiro é o único clube esportivo que tem em sua galeria os títulos de Campeão Gaúcho de futebol, basquete, vôlei, futsal e atletismo.

Atualmente é presidido por Dirceu de Castro e projeta o seu centenário, com ações voltadas para o resgate da credibilidade da entidade nas áreas da administração, patrimônio e esportes. O Cruzeiro tem equipes competitivas de futebol profissional, juniores e juvenil, além da escolinha de futebol e  equipes competitivas em todas as categorias de base, do sub-10 ao sub-15.

No esporte mais popular do mundo, o Cruzeiro foi o primeiro clube gaúcho a jogar na Europa e na Ásia para onde viajou em duas memoráveis excursões nos anos de 1953 e 1960. Ao todo, o clube tem quase 100 jogos internacionais e atuações nos gramados da Ásia, da Europa, da América Central e de vários países da América do Sul e Estados Brasileiros.

O investimento nas categorias de base mostra um futuro promissor no futebol. Em 2008, o Cruzeiro sagrou-se Vice-Campeão Gaúcho de Juniores. A escolinha de futebol, com 200 garotos, disputa competições metropolitanas nas categorias sub-10, sub-11, sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15. A Escola Estrelada integra o Projeto Crescendo para a Vida, um acordo do Esporte Clube Cruzeiro com o Ministério Público e tem vagas subsidiadas para os meninos carentes. O Projeto Crescendo para a Vida também contempla o futsal para cegos.

Em 2008 o clube reativou o departamento de basquete, tendo disputado três competições oficiais na modalidade. No basquete, o Cruzeiro, junto com o Corinthians de Santa Cruz do Sul, é o clube mais vezes Campeão Gaúcho adulto masculino, com 12 títulos, além de ter sido o primeiro time gaúcho de basquete a disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade, em 1968, tendo disputado a Taça Brasil de Basquete também nos anos de 1969, 1970 e 72. Para resgatar esta história, o clube reabriu o departamento de basquete e o seu time adulto, denominado Cruzeiro/Agafarma,  disputou o Campeonato Estadual de Basquete Adulto Masculino em 2008 e terminou na terceira colocação, além de ter disputado também o Torneio Início, em Lajeado, e o Campeonato Sul-Brasileiro de Basquete.

Em 2011, em parceria com a Associação Futsal e Cachoeirinha (Afusca), o Cruzeiro retornou ao futsal. No primeiro ano, o Cruzeiro/Afusca conquisou o título do Campeonato Gaúcho da Série Prata. Em 2012, o Cruzeiro/Afusca disputa a Série Ouro do Campeonato  Gaúcho de futsal, competição que o Cruzeiro foi Bicampeão em 1958 e 1959.

A estrutura do Parque Esportivo Di Primio Beck, sede do Esporte Clube Cruzeiro, dispõe de ginásio de esportes e um estádio de futebol com capacidade para 5 mil torcedores. Além do CT que está em construção, o Cruzeiro também constrói o seu novo estádio, com 15 mil lugares, no bairro Granja Esperança, em Cachoeirinha.

O Cruzeiro sagrou-se Campeão Gaúcho da Série B em 2010 e em 2011 disputou o Campeonato Gaúcho da Divisão Especial. Na primeira fase do Gauchão 2011, Taça Piratini, o Cruzeiro terminou em terceiro lugar, perdendo na semifinal para o Grêmio dentro do estádio Olímpico, após ter eliminado o Internacional em pleno Beira-Rio.

Na segunda fase, Taça Farroupilha, foi novamente semifinalista. Na festa da premiação do campeonato, o Cruzeiro recebeu o Troféu Disciplina do Gauchão 2011, além de dos prêmios de melhor dirigente para o presidente Dirceu Castro, de melhor técnico para Leocir Dall'Astra e de melhores em suas posições para Fabio, Leo e Diego Torres. O Cruzeiro finalizou o Gauchão 2011 na quarta colocação e classificou-se para o Campeonato Brasileiro da Série D, retornando a uma competição inter-estadual oficial após 43 anos, pois o Cruzeiro havia disputado a fase inicial do Torneio Centro-Sul, em 1968.

Em 2013, o Cruzeiro fez campanha irregular, devido ao não uso do estádio Esttelão, desta forma mandando partidas em Canoas. E escapou de descenso na última rodada, quando derrotou o Cerâmica, em Gravataí, por 2 a 0.

Confira uma bela matéria produzida pelo jornal Diário Gaúcho, que pode ser lida aqui: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/esporte/noticia/2013/07/cem-anos-do-cruzeiro-o-milagre-da-teimosia-4199740.html

E, em complemento, veja o vídeo abaixo com imagens históricas do Estrelado:


Fontes: site oficial do EC Cruzeiro e You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário