sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ACB Estância Velha: a novidade da Segundona Gaúcha

Além do retorno do São Gabriel FC na Segundona Gaúcha 2014 que inicia dia 23 de março, outra novidade marca a competição: a Associação Cultural e Beneficente Estância Velha, que, apesar do nome, é de Canoas, e leva o nome do bairro onde se localiza.

Estância Velha é bairro bastante movimentado pelo fato de ter em seu território o Hospital Nossa Senhora das Graças. Também existe no Estância Velha um dos cemitérios mais bonitos da região metropolitana. A avenida mais importante é a Avenida Santos Ferreira. Sua população gira em torno de 23 mil habitantes.

E no número 100 da Rua Tenente Antônio João, paralela à Santos Ferreira está a sede do ACB Estância Velha. Fundado em 19 de março de 1954, por quarenta casais da então Vila Estância Velha, o clube tem no futebol um dos seus marcos, sendo uma tradicional equipe até então amadora da cidade.

Participa com destaque nas categorias de base de competições como a Liga de Futebol da Encosta da Serra (Lifesa) e a Super Liga Gaúcha de Futebol Infantil (Suligafi), sendo campeã infantil em 2012. Em 2013 jogou a Copa FGF Sub-19, numa primeira aparição em competição organizada diretamete pela Federção Gaúcha de Futebol. E em 2014 marca a estreia em torneios profissionais na Segundona, na realidade a Terceira Divisão do futebol gaúcho.

O campo do Estância Velha está localizado em sua sede. Entretanto, deverá mandar suas partidas no Centro Olímpico Municipal de Canoas. As cores do clube é o azul celeste e o branco.

Uniforme principal do Estância Velha de Canoas. Imagem: divulgação

6 comentários:

  1. Grande Alexandro. Fiquei n dúvida apenas em uma coisa na matéria: por informações obtidas anteriormente, o E.C. São Gabriel (fundado a pouco) que jogará a Terceirona não seria o mesmo São Gabriel F.C. ou estou enganado ??? abração

    Homero Queiroga - Pelotas-RS

    ResponderExcluir
  2. E esse ano nao jogara a sub 19 ?

    ResponderExcluir
  3. Alexandro mais alguns dados sobre o ACB ESTÂNCIA VELHA :
    Foi fundado em março de 1954 como SOCIEDADE RECREATIVA E BENEFICENTE ESTÂNCIA VELHA, seu primeiro campo de futebol foi onde é hoje o cemitério São Vicente, uma outra curiosidade no bairro Estância Velha não tem um cemitério e sim 4 cemitérios (um perto do hospital, Santo Antonio, São Vicente e Luterano).
    O clube possui um estádio chamado FONTE JOSEFINA pois ali tem uma fonte da época do Império, o estádio foi inaugurado em 13/12/81 no jogo ESTÂNCIA VELHA 3X1 COMETA (PORTÃO).
    O clube possui duas sedes uma na av. Santos Ferreira onde também tem um ginásio de esportes na parada 6, e uma sub-sede onde fica o estádio na parada 5.
    JOSÉ MACIEL
    SAPUCAIA DO SUL - RS
    EX-JOGADOR DO ESTÂNCIA VELHA DE 1977 ATÉ 1983, SÓCIO E NETO DE FUNDADOR.

    ResponderExcluir
  4. Preciso do numero do estancia velha pfv ?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia sou de são Leopoldo meu nome e Ricardo queria saber se tens um horário para um amistoso na quinta feira a noite sou da cohab feitoria time amador de são Leopoldo campeão ano passado meu watts 83192366

    ResponderExcluir