quinta-feira, 6 de março de 2014

Lamentável: racismo contra árbitro no Gauchão

Um novo episódio com insultos racistas foi registrado no futebol. Desta vez o cenário foi o Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, durante partida do Gauchão. Quem denuncia é o árbitro de Esportivo x Veranópolis, Márcio Chagas da Silva, que diz ter sido o alvo de torcedores na noite desta quarta. Segundo ele, desde a entrada no gramado ouviu ofensas. E, ao ir embora, encontrou bananas em seu carro, no estacionamento. A direção do clube mandante está reunida e se manifestará oficialmente até o fim da tarde.

- Logo que eu entrei já escutei manifestações racistas por parte de torcedores do Esportivo. Comuniquei ao policiamento, e avisei que relataria na súmula. Fiz isso, acabei de encaminhar - disse o árbitro ao GloboEsporte.com.

Márcio Chagas diz não ter dúvidas de que os insultos saíram do local onde estavam os torcedores da equipe da casa, já que a divisão nas arquibancadas, segundo ele, fica bem clara. Além de relatar o incidente na súmula do jogo, ele aguarda um posicionamento do Sindicato dos Árbitros sobre o assunto.

O árbitro diz que ouviu xingamentos como “macaco”, “teu lugar é na selva”, e “volta para o circo”, entre outros. As ofensas foram percebidas também no intervalo da partida. Depois do confronto, que terminou com a vitória de 3 a 2 do Esportivo sobre o Veranópolis, Márcio Chagas se deparou com mais um problema. No estacionamento do estádio, encontrou seu carro particular amassado e com algumas bananas.

- Sempre vamos (aos jogos) com carro particular. Quando fomos embora, tinha banana em cima do carro e no cano de escapamento, além de terem amassado e pisoteado o carro.

O árbitro, então, chamou alguns atletas e integrantes da direção que jantavam no refeitório que fica próximo ao local onde ele havia estacionado e mostrou a eles seu veículo.

- Chamei até para relatar e mostrar o que havia acontecido. O que fizeram foi dentro do clube - completou.

O GloboEsporte.com entrou em contato com a assessoria do Esportivo, que comunicou que até o fim da tarde o clube irá se manifestar oficialmente. A direção está reunida para tratar do assunto e ainda não sabe quem foi ou quem foram os autores das ofensas e quem entrou no estacionamento para colocar as bananas e amassar o carro do árbitro.

GloboEsporte.com

Um comentário:

  1. Lamentável que ainda exista esse tipo de coisa! Mais lamentável ainda é a forma seletiva com que a FGF trata desses assuntos. O Esportivo será denunciado pela Federação, enquanto o Pelotas continuará impune sob o pretexto de que o torcedor ter sido identificado. O clube em que até o maior mandatário está envolvido em denúncias de racismo será beneficiado pela perda de pontos de outros dois? Seria o dedo de um ex-dirigente do ECP que está hoje na FGF aparecendo?

    ResponderExcluir