segunda-feira, 23 de março de 2015

Estádio Alfredo Jaconi - 40 anos

Na Rua Hércules Galló, perto da Estação Rodoviária de Caxias do Sul, está localizado o Estádio Alfredo Jaconi, do Esporte Clube Juventude. Em 23 de março de 1955, esta praça de esportes foi inaugurada com um amistoso durante a Festa da Uva. Vinte e cinco mil pessoas, aproximadamente, viram o empate sem gols diante do Flamengo do Rio de Janeiro.

O primeiro gol viria dias depois, mas não foi do Juventude. Foi do Palmeiras, na partida em que o clube paulista venceu por 3 a 0, dia 2 de abril.

O futebol de Caxias ia mal das pernas em meados da década de 70. Desta forma, Flamengo e Juventude decidiram unir seus departamentos de futebol e fundar a Associação Caxias de Futebol, de cores neutras preta e branca, para disputar o Gauchão. Os patrimônios de ambos não foram envolvidos na união.

Assim, o presidente esmeraldino Willy Sanvitto decidiu investir num novo estádio, já que a Quinta dos Pinheiros, estádio antigo construído em madeira, estava em decadência. Em 1972, iniciam-se as obras, para em 1975 vir, por fim, a inauguração. E a homenagem no estádio foi para Alfredo Jaconi, que foi jogador, diretor e presidente do clube entre os anos 1930 e 1940.

O estádio presenciou fatos marcantes para a história do clube. Em 1994, viu o Juventude vencer o Americano-RJ e obter o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Dias depois, a vitória contra o Goiás deu o título da Série B. Em 1998, o clube foi campeão gaúcho ao derrotar o Inter, 3 x 1 em casa e 0 x 0 na capital.

Em 1999, a primeira decisão da Copa do Brasil, 2 x 1 no Botafogo carioca. O título veio com um 0 x 0 no Maracanã. No ano 2000, a estreia na Copa Libertadores da América, 1 a 0 no Nacional do Equador. Em 2002, mas quartas-de-final do Brasileirão, o recorde de público: 27740 pessoas viram o Juventude perder para o Grêmio por 1 a 0.

Confira algumas fotos do estádio, de autoria deste signatário do blog.

Estádio Alfredo Jaconi. Foto: Alexandro Gomes

Estádio Alfredo Jaconi. Foto: Alexandro Gomes

Estádio Alfredo Jaconi. Foto: Alexandro Gomes

Estádio Alfredo Jaconi. Foto: Alexandro Gomes

Estádio Alfredo Jaconi - panorâmica. Foto: Alexandro Gomes

Antoga Quinta da Estância, primeiro estádio do Juventude. Reprodução: Memorial do EC Juventude

Memorial do EC Juventude. Foto: Alexandro Gomes

2 comentários:

  1. Por um erro de digitação, o ano de inauguração aparece como sendo 1976. No mais, excelente blog.
    Gustavo Bourscheid

    ResponderExcluir
  2. Correto Gustavo, já feita a correção. Obrigado!

    ResponderExcluir