segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Copa Lacy Ughini: resumo da rodada

Cinco jogos deram sequencia a Copa Lacy Ughini, nesse final de semana, válidos pelo returno da 1ª fase. Ainda no sábado, no estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí, Cerâmica e Pedra Branca empataram por 2x2. Marcão e Fernando marcaram para o time da casa do técnico Lico. Felipe -artilheiro da competição com nove gols- e William marcaram para a equipe de Alvorada. Felipe, aliás, já está sendo contatado por dirigentes das categorias de base do Internacional, interessados no seu futebol. Ânderson Daronco foi o árbitro.

Ontem outros quatro jogos foram disputados. Pela manhã, no João Martíns, o 14 de Julho venceu ao São Paulo de Rio Grade por 2x1. Mano Garcia , aos 19 da etapa inicial abriu o marcador para o "Caturrita". O "Leão da Fronteira" empatou com Enzo aos 27 minutos do 2º tempo e o gol da vitória foi assinalado já nos acréscimos, aos 50 minutos por intermédio de Clodoaldo. Houve muita reclamação por parte da equipe riograndina sobre o primeiro gol do 14 que teria sido feito com a mão mas validado pelo árbitro Roberto Bolzan.

Na parte da tarde,no estádio Sílvio Luiz o Guarani de Camaquã perdeu para o Pelotas por 2x0. Os gols do time do técnico Gavião foram marcados na segunda etapa com Rafael Paraíba aos 33 e Clodoaldo aos 42. Douglas Alemão, do Guarani, foi expulso no final do jogo pelo árbitro Daniel Bins.

Já em Porto Alegre, no gramado suplementar do Beira-rio, Internacional-B e Cruzeiro empataram por 1x1. Lucas Rogia marcou primeiro para o Inter-B e Mauro empatou para o Estrelado aos 45 do primeiro tempo, ainda. Foi a estréia do técnico Beto Campos no Cruzeiro. Siloé, destaque do time do Inter na competição e o zagueiro Sandro Müller, do Cruzeiro trocaram empurrões e foram expulsos pelo árbitro Rogério Gonçalves, recordista em apitar jogos do Cruzeiro no campeonato.


Já em Nova Prata, no estádio Mário Cinni, a Associação Nova Prata foi derrotada pelo Passo Fundo por 4x2. Lucas Louco abriu o marcador para o time da casa aos 13. Da Silva empatou aos 14. Roger Paulista fez contra o segundo gol do Passo Fundo logo depois. Marcos aos 43 ampliou para 3x1. Lucas Louco fez mais um para o Nova Prata aos 44 e Marcos, novamente, fechou o placar aos 45. Todos os gols foram marcados na etapa final. Eleno Todeschini foi o árbitro.

CLASSIFICAÇÃO

Chave Sul/Fronteira
1º) São Paulo com 19
2º) 14 de Julho com 17
3º) Guarany-Bagé com 15
4º) Pelotas com 14
5º) Brasil de Pelotas e Guarani de Camaquã com 12
7º) Riopardense com 11

Chave Metropolitana
1º) Novo Hamburgo com 24
2º) Internacional-B com 23
3º) Grêmio-B com 16
4º) Cruzeiro com 14
5º)Aimoré com 13
6º) Cerâmica com 11
7º) São José com dez
8º) Pedra Branca com sete

Chave Serra/Missões
1º) Lajeadense com 20
2º) Caxias com 19
3º) Santo Ângelo com 16
4º) Passo Fundo com 15
5º) Juventude com dez
6º) Associação Nova Prata com sete
7º) Esportivo com quatro

GOLEADORES
1º) Felipe (Pedra Branca) com nove
2º) Paulinho Macaíba (Novo Hamburgo) com oito

PRÓXIMOS JOGOS
Hoje:
15h
Estádio Passo D´areia-Porto Alegre- São José x Novo Hamburgo (árbitro: Luiz Texeira Rocha)
20h
Estádio Bento Freitas- Pelotas: Brasil x Guarany de Bagé (árbitro: Maicon Zugue )
Estádio Florestal- Lajeado- Lajeadense x Juventude (árbitro: Éder Zanella )

IMPORTÂNCIA

Com a eliminação do Juventude na série D do Campeonato Brasileiro a Copa Lacy Ughini cresce em importância por, neste momento, somente o Brasil de Pelotas , que caiu da C para a D , ter vaga assegurada para a 4ª divisão nacional em 2012. Os outros dois representantes sairão desta competição e do Gaucahão do próximo ano. Uma vaga será para a equipe melhor classificada no próximo Campeonato Gaúcho, exceto a dupla gre-nal( que está na série A) e o Caxias (que está na C) e a outra da equipe melhor colocada na Copa Lacy Ughini que poderá optar em disputar a Copa do Brasil de 2013 ou a série D de 2012. A segunda equipe melhor colocada ficará com a opção restante.

Vale lembrar que Inter-B, Grêmio-B não recebem esta chance pois seus times principas estão na Série A, e o Caxias , se for o campeão ou o melhor colocado iria, necessariamente, para a Copa do Brasil de 2013, pois disputa a série C.O Brasil, tal qual o Caxias, também iria para a Copa do Brasil de 2013, em sendo o melhor colocado excetuando os já citados. Sempre esta possibilidade está condicionada a abertura de vaga que se dá com a participação de pelo menos um gaúcho na Libertadores.

Em relação a Copa do Brasil do ano que vem, o Sapucaiense é o único representante gaúcho já definido. A dupla gre-nal se não alcançar classificação para a Libertadores irá disputara Copa do Brasil e a Sul-americana ( ficando entre o 5º ou 6º até o 12º ou 13º). Se um dos dois alcançar classificação para a Libertadores o Juventude ingressa na Copa do Brasil de 2012( pois foi terceiro colocado no Gauchão deste ano) e se ambos alcançarem a classificação para a Libertadores, além do Juventude, o Cruzeiro, 4º colocado, também iria para a próxima Copa do Brasil.

O Sapucaiense , vale lembrar, tem vaga na Copa do Brasil por ter ficado em terceiro lugar na "Copinha" do ano passado. A classificação do Sapucaiense deu-se devido ao fato de Internacional e Grêmio terem disputado a Libertadores deste ano. Em princípio o "rubro-negro" da Terra do Zôo, que não está disputando a Copa Lacy Ughini comfirma sua participação na Copa do Brasil de 2012. Se, no entanto, houver desistência, o Pelotas, quarto colocado da "Copinha" no ano passado seria o convidado.


Rogério Böhlke/Especial FNR

Nenhum comentário:

Postar um comentário