terça-feira, 9 de julho de 2013

Passo Fundo: presente e futuro

Nove atletas do elenco profissional têm 20 anos ou menos

Passo Fundo aposta na garotada para as competições do segundo semestre. Foto: divulgação ECPF

“Vamos mesclar jogadores experientes e jovens, dar oportunidade a alguns atletas da base”. Com essa frase, o técnico Luiz Carlos Winck encerrou a entrevista coletiva do dia 15 de junho, quando projetou o elenco visando as competições do segundo semestre. Dito e feito. Hoje, respaldado por nomes rodados como Bruno Grassi, Xaro, Alejandro, Everton Garroni e Lenilson, o Esporte Clube Passo Fundo também aposta na juventude.

Dos 22 atletas que treinam no estádio Vermelhão da Serra desde a semana passada, nove têm 20 anos ou menos. A lista reúne os goleiros Fernando e André Luiz, o zagueiro Léo, o lateral esquerdo Adrian, o volante Edu Bernardi, os meias Bortolini e Alex e os atacantes Dionatan e Caetano. Todos com passagem pelas categorias de base do Tricolor. E cheios de disposição para encarar a Copa Willy Sanvitto.

Os mais conhecidos do torcedor são Fernando e Dionatan (19 anos), que fizeram parte do grupo que disputou o Gauchão 2013. Edu Bernardi (20), titular do Canoas em seis partidas da competição, é outro “experiente”. Peças importantes na equipe de juniores do ano passado, Adrian (19) e Bortolini (19) retornaram ao Vermelhão após passagem pelo Hercílio Luz-SC. Polivalente, o meia Alex (18) é aposta da direção.

Entre os promovidos da categoria sub-17, que, a partir de agosto, disputará o Estadual Juvenil, estão André Luiz, Léo e Caetano, nascidos em 1996. “São meninos com um potencial interessante, que vão treinar no time de cima e jogar pelos juvenis. Essa experiência será muito importante para eles”, afirma Luiz Carlos Winck, revelado como jogador profissional do Internacional aos 17 anos, no início da década de 80.

Reeleito no mês passado, o presidente Selvino Ferrão elogia os jovens. E destaca o trabalho realizado pelas categorias de base. “O aproveitamento desses meninos mostra que o Passo Fundo está no caminho certo. Não há êxito no futebol profissional sem a base, e estamos trabalhando para que outros talentos ainda possam surgir”, enfatiza.

Juvenil em ação

A equipe sub-17 do Esporte Clube Passo Fundo já conhece seus adversários no Campeonato Estadual Juvenil. Os comandados do técnico Juarez Vilela estão no Grupo A, ao lado de Grêmio, Novo Hamburgo, Lajeadense, Pelotas, Cruzeiro, Ivoti e Cerâmica – o Grupo B conta com Juventude, Internacional, Veranópolis, São Borja, Fragata, Esportivo, Canoas e São José. A estreia tricolor será contra o Inter, no dia 3 de agosto.

De acordo com a Federação Gaúcha de Futebol, a fórmula de disputa será a mesma do Gauchão profissional, com dois turnos: no primeiro, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B; no segundo, os confrontos acontecem dentro das chaves. Quatro equipes de cada grupo se classificam para o “mata”, e os campeões de cada turno se credenciam para a decisão. Caso um time vença os dois turnos será automaticamente declarado campeão.

Copa Sul Brasileira

Antes do Gauchão, porém, os juvenis do Passo Fundo participarão da 12ª Copa Sul Brasileira de Futebol. A competição reúne anualmente clubes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e acontecerá entre os dias 21 e 27 de julho, em Colinas-RS. O Tricolor também será representado pela equipe sub-15, que, no momento, disputa o estadual da categoria – ocupa a quinta colocação do Grupo C, com cinco pontos.

Assessoria de Comunicação do Esporte Clube Passo Fundo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário