sexta-feira, 7 de março de 2014

Canoas SC aposta nas pratas da casa para a disputa do Estadual Juvenil

Canoas terá a base do Projeto Fabrício Souza. Foto: Paulo Pires | Grupo Sinos | Kokka Sports | Divulgação
O Canoas Sport Club se prepara para a disputa do Campeonato Estadual Juvenil “B”, competição que inicia no dia 5 de abril. O tricolor irá valorizar a base local, apostando nos talentos nascidos e crescidos na cidade. O time será treinado por Fabrício Souza da Silva e o grupo formado, basicamente, por atletas que jogam na equipe sub-17 do Projeto Fabrício Souza, equipe de base canoense que que vem acumulando conquistas em competições de base no Rio Grande do Sul.

O presidente do Canoas, Felipe Martini, diz que optou pela parceria devido à nova filosofia do clube de valorização aos jovens do Município. “Sabemos que o Fabrício tem desenvolvido um trabalho sério e consolidado na cidade e que vai de encontro à razão de existência do Canoas”, ressalta.

O sub-17 do PFS, no ano passado, conquistou a Copa União e foi vice no Encosta da Serra, competição que voltará a disputar este ano, agora, como Canoas Sport Club, com início marcado para 29 de março. “Há muito tempo esperávamos por esta oportunidade. Vamos lutar muito para bem representar o clube e a cidade”, afirma Fabrício Souza, que também é vice-presidente da Liga de Futebol Encosta da Serra (LIFESA).

O PFS, que agora conta com estatuto próprio – passou a se chamar Associação Esportiva Recreativa e Cultural Projeto Fabrício Souza - manterá suas equipes também do sub-15 ao sub-10 e estuda parceria com o Canoas para todas as categorias de base. “Contamos com a colaboração do Poder Público, na cedência do Centro Olímpico, para que possamos realizar os jogos num espaço conhecido aqui da cidade”, ressalta Fabrício. Outra possibilidade é que o sub-17 mande os jogos no campo do Rio Grande, no bairro Mathias Velho.

SEGUNDA PARTICIPAÇÃO CONSECUTIVA

Fabrício Souza lembra que, até ano passado, o Projeto emprestava jogadores para clubes da região que disputam os estaduais juvenis “A” e “B”. “Apesar de todos saberem da qualidade do nosso time juvenil, não tínhamos a vaga para competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol. Agora, com esta oportunidade que o Canoas nos concedeu, esperamos orgulhar o Município e fortalecer ainda mais a imagem do clube”, destaca o treinador.

No ano passado, o Canoas disputou o Estadual Juvenil “A” em convênio com o Sporting Sul, clube da capital gaúcha que também representou o tricolor canoense no Estadual de Juniores. Este ano, o tricolor canoense, por pouco, não conseguiu vaga no Juvenil “A”, que teve a desistência de alguns clubes.

A COMPETIÇÃO

O Campeonato Estadual Juvenil “B” inicia no próximo dia 5 de abril e a primeira fase se estende até 7 de junho, poucos dias antes do início da Copa do Mundo. Então, a competição para durante a realização do Mundial e volta no dia 2 de agosto, prosseguindo até 15 de novembro.

O Canoas está na chave “Metropolitana B”, ao lado de Grêmio, 15 de Campo Bom, Ivoti e Avenida. O Estadual Juvenil “B” conta com a participação de 25 equipes divididas em cinco grupos: “Metropolitana A”, “Metropolitana B”, “Serrana”, “Sul-Fronteira” e “Centro-Norte”.

Se classificam para a segunda fase os três primeiros colocados de cada chave, além dos três melhores quartos colocados. Com os 18 classificados, serão formados três grupos com seis equipes cada, onde os dois melhores de cada chave, mais os dois melhores terceiros passarão às quartas de final.

As equipes que participam do Estadual Juvenil “A” puderam inscrever-se no “B”, desde que utilizassem apenas jogadores sub-16. É o caso de Grêmio e Internacional, que fizeram a final da competição na temporada passada, quando o Colorado levou o título.

TRÊS CATEGORIAS ATIVAS

Desde o ano passado, o Canoas Sport Club tem mantido ativo durante o ano inteiro seu departamento de futebol. Além do Estadual Juvenil “B” e Encosta da Serra, campeonatos da categoria sub-17, o clube terá pela frente, na sub-20, o Estadual de Juniores, que começa no próximo dia 19 de março, e a Copa FGF Sub-19, que tem início programado para o dia 19 de julho. Enquanto isso, os profissionais seguem a disputa da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, buscando retornar para a elite do futebol do Rio Grande do Sul.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário