sábado, 10 de julho de 2010
Especial - Esporte Clube Cruzeiro: o retorno de um pioneiro do futebol gaúcho
Assim, publicarei com muito gosto o texto do Luciano em capítulos. E aproveito para ressaltar que o autor está a disposição dos clubes que tiverem interesse em profissionais que estão entrando na área da Gestão Esportiva. Neste caso, o clube pode entrar em contato com o blog, para que eu possa passar o contato do Luciano.
Esporte Clube Cruzeiro: o retorno de um pioneiro do futebol gaúcho (parte 1)
Por Luciano Bonfoco Patussi
Fundado em 1913 e campeão gaúcho na temporada de 1929, o Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, está de volta. Em 2010, após realizar grande campanha na série B estadual, o Leão da Montanha garantiu seu retorno à primeira divisão do campeonato gaúcho. O tradicional clube da capital do Rio Grande do Sul estava ausente do principal certame regional há 32 anos. A fiel torcida estrelada, sempre unida no ardor e na fé, não consegue esconder a euforia e o orgulho por este momento mágico vivido pelo glorioso Cruzeiro. O Cruzeiro tem muita história no futebol gaúcho. Aqui, você pode conferir um pouco mais dessa bela entidade esportiva gaúcha, clube que é recheado de pioneirismo, paixão e títulos.
Enquanto Alex Goiano, jogador do Cruzeiro, marcava em cobrança de falta o terceiro gol do time de Porto Alegre na partida contra o Lajeadense, somente uma certeza tomava conta do pensamento da torcida cruzeirista: faltariam aproximadamente 10 minutos para o apito que decretaria o final da partida. Mais do que isso, a vitória por 3x0 sobre o Lajeadense, em Lajeado, daria mais um título para a galeria histórica do Cruzeiro. Acabaria um longo jejum.
O apito final, enfim, soou. A falta de títulos já faz parte do passado. A vitória deu ao time do Cruzeiro o título de campeão gaúcho da série B em 2010. Foi uma conquista que coroou a devolução, à primeira divisão gaúcha, de um dos clubes mais tradicionais do Rio Grande do Sul.
Mais do que destacar a campanha realizada em 2010, os jogadores campeões ou a vencedora comissão técnica, a ideia desta matéria é levar ao conhecimento dos leitores um breve resumo da história do Cruzeiro.
Fundado no dia 14 de julho de 1913, o Esporte Clube Cruzeiro é, em vários aspectos, um dos pioneiros do futebol gaúcho. Foi a primeira entidade esportiva gaúcha a implantar no clube o quadro de categorias de base, visando a formação de jovens atletas.
No futebol, o clube conquistou o campeonato citadino de Porto Alegre por três vezes: 1918,1921 e 1929. Ao conquistar o tricampeonato citadino, o clube obteve o direito de jogar a decisão estadual, troféu que durante muitos anos era disputado entre o campeão da capital e os campeões de diferentes regiões do interior do Rio Grande do Sul.
Desta forma, o Cruzeiro enfrentou, na disputa pelo título gaúcho: Juventude de Caxias do Sul, Guarany de Bagé, Riograndense de Santa Maria e Ferro Carril de Uruguaiana. Em 15 de outubro de 1929, no extinto estádio da Chácara das Camélias, em Porto Alegre, o Cruzeiro venceu o Guarany de Bagé. O placar de 1x0 deu ao Esporte Clube Cruzeiro o título de campeão gaúcho de futebol em 1929.
O elenco do Cruzeiro, campeão gaúcho em 1929, contava com a seguinte base de formação: Chico; Espir e Hugo; Totte, Emílio e Salatino; Ferreira, Torres, Nestor, Germano e Campão.
Amistoso: Juventude empata na despedida de Lauro
O início da partida foi de supremacia do Juventude, que abriu o placar logo aos 4 minutos, com Cristiano cobrando falta. Após a paralisação da partida para a homenagem a Lauro, o Grêmio reagiu e empatou com Douglas, depois de rebote do goleiro Jonatas e ainda criou outras oportunidades com André Lima e Leandro.
No segundo tempo os anfitriões retomaram o controle do jogo e assinalaram o 2 a 1 com Fausto, depois de uma falha coletiva da defensiva gremista. E por pouco o mesmo Fausto não ampliou, em uma cabeçada à queima-roupa de Victor. E quando a vitória no jogo festivo parecia certa, Mário Fernandes apareceu como atacante na área e desviou com o calcanhar rum cruzamento de Bergson, emparelhando o escore: 2 a 2.
O Juventude estreia na Série C do Campeonato Brasileiro no próximo domingo diante do Criciúma, em casa. Já o Grêmio retoma o Brasileirão enfrentando o Vitória, quarta-feira próxima, no Olímpico.
Ficha técnica
Juventude 2 x 2 Grêmio
Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul). Juiz: André Cieslak. Gols: Cristiano 4 e Douglas 29/1T; Fausto 7 e Mário Fernandes 44/2T. CA: Everton Garroni, Júlio Madureira (J); Rodrigo, Adilson, Willian Magrão, Douglas (G). Renda: R$ 60765. Público: 2429 pagantes, 601 não pagantes e 6303 sócios (total de 9333).
Juventude: Jonatas; Luis Felipe, Rafael (Cristian), Edson Borges, Calisto; Júlio César (Everton Garroni), Tiago Silva, Lauro (Marcos Paraná), Cristiano (Gustavo); Júlio Madureira (Celsinho), Fausto (Fabrício). Téc.: Osmar Loss
Grêmio: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Rodrigo, Fábio Santos (Neuton); Adilson, Willian Magrão, Leandro (Bergson), Hugo (Fábio Rochembach); Douglas (Roberson), André Lima (Fernando). Téc.: Silas
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Cerâmica: Juniores empatam com o Caxias
O Cerâmica empatou com o Caxias em 0 a 0 em partida válida pelo Campeonato Estadual de Juniores na tarde deste sábado (10) no estádio Vieirão.Foi a primeira partida do mata-mata que deve decidir os quatro semi-finalistas da competição.Com o resultado, o Cerâmica precisa vencer o jogo de volta, na próxima semana, em Caxias do Sul. Cerâmica e Caxias, portanto, se enfrentam novamente na próxima quarta-feira (14), a partir das 15h, no estádio Francisco Stédile, em Caxias do Sul.
A tarde em que a bola não entrou
Os Juniores do Cerâmica pressionaram a equipe caxiense desde o início da partida, atacando, ora com Leandro, ora com Márcio, ora com Belo, Jeferson e Rogerinho e, no segundo tempo, com Cristiano e Joni.
O tricolor gravataiense, contudo, não conseguiu furar a forte retranca montada pela equipe caxiense. Seja em lances individuais ou com bola parada, a partida entre Cerâmica e Caxias ficará marcada, conforme observou um torcedor ceramista, como a tarde em que a bola não entrou.
Vale ainda ressaltar que, se por um lado o Cerâmica não marcou, por outro, a equipe do técnico Julio Cesar Scheibler também não levou nenhum gol, algo que o técnico já havia observado ser importantíssimo em jogos de mata-mata.
Arbitragem criticada
Foi muito criticada a arbitragem do Sr. Jean Campos, juntamente ao 1º assistente Émerson Kronbauer. Além de deixarem o jogo correr demais, segundo os torcedores, os dois ainda foram responsáveis por anularem um gol legítimo do atacante Cristiano no segundo tempo.
Campeonato Estadual de Juniores
Cerâmica 0 x 0 Caxias
Data/hora: 10/7/2010, às 15h
Local: estádio Antônio Vieira Ramos
Arbitragem: Jean Campos (árbitro), Émerson Kronbauer (1º assistente) e Lucas Both (2º assistente)
Cerâmica: Deivity, Rogério, Rudi, David (Dudu), Adriano, Bolinha, Rafael, Márcio, Leandro (Joni), Bruno Alex (Cristiano), Jeferson (Jean)
Caxias: Sidi, Pedro, Piva, Guilherme, Nakata, Michel (Natan), Itaqui, Sato, Marcos e Gélio
Leandro Domingos
Comunicação Cerâmica Atlético Clube
Brasil-PE: Tudo igual no último teste antes da estreia
Na tarde deste sábado o Brasil encarou o último apronto para a Série C do Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio Bento Freitas, o Xavante enfrentou o Marcílio Dias, que também está em fase de preparação, só que para a Série D da competição nacional.Em um amistoso muito movimentado, o time da casa saiu na frente com Paulo Renato, ainda no primeiro tempo. Depois do intervalo, os catarinenses empataram com Rincon e conseguiram segurar o resultado até o apito final.
Agora o Brasil só pensa no Caxias. No próximo sábado o clube da Baixada recebe o time da Serra a partir das 20h. Será o primeiro embate da luta pelo acesso no Brasileirão.
O JOGO
A partida começou com os dois times se estudando, muita troca de passes e poucos lances de perigo. Durante os primeiros minutos de bola rolando, o meia-atacante Ricardinho acusou a falta de ritmo de jogo. Mas aos poucos o estreante do dia foi se soltando, e a equipe Xavante foi crescendo junto com ele.
Aos 15 minutos, depois de jogada bem trabalhada no meio-campo, o lateral-direito Raulen recebeu no bico da grande área, fez um cruzamento primoroso com o pé trocado e Paulo Renato subiu bonito para fazer 1 a 0, de cabeça.
Após sofrer o gol, o Marcílio Dias começou a se projetar mais ao ataque. Porém, sem sucesso. Quanto tentava chegar pelo meio, com toques rápidos, o time catarinense esbarrava na forte marcação rubro-negra, e pelo alto só dava o goleirão Luis Müller na parada.
Enquanto isso, Ricardinho começava a aparecer como um dos protagonistas do amistoso. Com lançamentos precisos, o camisa sete criava jogadas agudas, que por muito pouco não se transformaram em gols. Primeiro pelos pés de Paulo Renato, e depois através de Marques, que ficou de frente para o crime, mas parou em uma grande defesa do goleiro Márcio Kessler.
Na segunda etapa, Marques teve nova chance, logo nos primeiros minutos. Aproveitando cruzamento na área, o centroavante rubro-negro correu por trás da defesa, dominou a bola com categoria, driblou o camisa um e só não fez um golaço porque ficou sem ângulo para o chute na hora da finalização.
O Marcílio Dias não atacava muito no segundo tempo, mas, em uma das poucas oportunidades que teve, chegou ao empate. Na marca dos 24 minutos, Jorginho fez um lindo lançamento de trivela para Rincon, que recebeu na entrada da área e tocou na saída do goleiro Xavante, direto para o fundo da rede.
Com o placar em igualdade, o Brasil reassumiu o controle do jogo, passou a dominar a ações ofensivas, e até fez pressão nos últimos minutos. Mas a equipe de Santa Catarina se fechou bem e contou com grandes defesas de Márcio Kessler para segurar o 1 a 1.
- No primeiro tempo nós dominamos completamente a partida, foi muito bom. Já no segundo tempo nós fizemos muitas alterações, em algumas jogadas os atletas preferiram tirar o pé para não acontecer nada de grave para a estreia na Série C. Mas o importante mesmo é que o time continua evoluindo e vamos chegar bem para o jogo contra o Caxias – apontou o técnico Fahel Júnior.
FICHA TÉCNICA
Amistoso Sab, 10/07/10, 15h30
GE BRASIL 1 X 1 MARCÍLIO DIAS
Estádio: Bento Freitas
GE BRASIL: Luis Müller; Raulen (Dudu), Amarildo, Renato (Gleisson) e Batata (Lino); Mácio Hahn (Russo), Moscatelli (Muriel), Sidnei (Cleberson), Ricardinho (Cléber Gaúcho) e Paulo Renato (Ramos); Marques (Bruno Milar). Téc.: Fahel Júnior
MARCÍLIO DIAS: Márcio Kessler; Rafael, Tininho, Rodrigo e Jorginho; Sidiclei (Rui Rei), Kim, Irineu (Jéferson), Dionei (Rondinei) e Maicon (Rincon); Rodrigo Couto. Téc.: Elói Kruger
ARBITRAGEM: Jean Pierre de Lima, auxiliado por Luis Peverada e Rodrigo Macedo. Cartões amarelos: Márcio Hahn, Ramos e Amarildo (GE Brasil); Jorginho e Rodrigo (Marcílio Dias). Cartão vermelho: Rodrigo (Marcílio Dias).
Leonardo Crizel /Assessoria de Imprensa GE Brasil
Foto: Carlos Isaurriaga
Guarany de Bagé disputará a Copa FGF
'“Efeito Sabella”: Guarany vai disputar Copa Ênio Costamilan
A trajetória de Pedro Trindade Martins, o Sabella, no futebol profissional da cidade é, no mínimo, inusitada. Foi treinador e preparador físico do Bagé. No Guarany, exerceu as duas funções e foi mais longe ainda, sendo eleito presidente do clube em 2001 e exercendo o cargo também no ano seguinte.
Agora, o personagem volta à cena. Depois de uma decisão administrativa de que o Guarany não participaria da Copa Ênio Costamilan, ele tomou a si a responsabilidade de preencher o espaço vazio. Acabou sendo responsável pela convocação de uma assembleia geral extraordinária, realizada na noite de quarta-feira, no auditório do Sindilojas. Ainda que o número de presentes ficasse bem aquém da expectativa, os resultados foram objetivos: o Guarany vai participar da competição.
Sabella responsabilizou-se pela complementação dos salários atrasados (cerca de R$ 15 mil) e pela administração executiva do clube até o final da temporada. Disse que vai procurar, um a um, os conselheiros do Guarany em busca de apoio. Ao assumir, anunciou o acerto com o goleiro Sandro e o meia Vagner Rincon, que vão retornar ao clube.
Outro detalhe: Pedro Martins é favorável à realização de dois clássicos Ba-Gua valendo pontos pelo campeonato citadino, independente dos dois que devem ser realizados na fase de classificação da “Copinha”, que começará em 8 de agosto." Por: José Higino Gonçalves
Estadual de Juniores - 4as. de final
15h - Cerâmica 0 x 0 Caxias
16h - Santo Ângelo 0 x 1 Inter
Domingo, 11/7
11h - São José 2 x1 Grêmio
Segunda, 12/7
15h - Juventude x Igrejinha
Juniores: Cerâmica e Caxias em mata-mata pelo Estadual
De acordo com o gerente de Futebol Amador, Adriano Martins, o Cerâmica pode esperar um jogo muito duro contra o Caxias. “Todas as informações que temos, é que a equipe caxiense é muito forte. Porém, nesta fase, com apenas oito equipes, é de se imaginar que não há mais jogo fácil”, explicou Adriano.
Já de acordo com o técnico Julio Cesar Scheibler, a equipe gravataiense deve preocupar-se, antes mesmo de atacar, em não levar nenhum gol do Caxias: “Em jogos como este, com o mesmo regulamento da Copa do Brasil, vale mais ganhar de 1 a 0 do que se arriscar e levar um gol dentro de casa”, alerta Júlio.
Cerâmica e Caxias, portanto, entram em campo amanhã a partir das 15h, pelas quartas-de-final do Gauchão de Juniores. A entrada é franca.
Amistoso entre Cerâmica e São José cancelado
A partida amistosa entre Cerâmica e São José, que estava marcada para a tarde deste sábado (10) foi cancelada. O motivo é a chuva, segundo a direção do Cerâmica, que, em acordo com a direção do São José, resolveu cancelar o jogo.
Os atletas do clube gravataiense, contudo, não devem ficar parados apesar do mau tempo, sendo que este sábado será treino para a equipe principal. O primeiro acontece contra o Sindicato dos Atletas Profissionais no próximo sábado (17), às 15h, no estádio Vieirão.
Os outros dois amistosos são contra a equipe do Novo Hamburgo, com o primeiro jogo a ser realizado no dia 28, em Novo Hamburgo, e a segunda partida no dia 31, no Vieirão. Os amistosos fazem parte da preparação do tricolor gravataiense para a disputa da Copa Ênio Costamilan, que começa no dia 8 de agosto.
Leandro Domingos
Comunicação Cerâmica Atlético Clube
Cruzeiro tem novo técnico
O caxiense Joel Cornelli (foto), 43 anos, é o novo técnico do Cruzeiro. Joel estava comandando o Ferroviário e iria disputar a Copa Estado do Ceará, mas aceitou o convite da direção estrelada e está retornando para o futebol gaúcho. Joel irá comandar o time do Cruzeiro na Copa FGF/Enio Costamilan, que começa no dia 8 de agosto. A apresentação da nova comissão técnica e dos atletas irá ocorrer no próximo dia 14, aniversário de 97 anos do Cruzeiro, às 9 horas, no estádio Estrelão.Joel Cornelli é é formado e pós graduado em educação física pela Uiversidade de Caxias do Sul (UCS). Joel Cornelli esteve no Al Ain, nos Emirados Árabes, comandando a equipe júnior do clube até 31 de julho de 2008. Um técnico atualizado, foi auxiliar de Tite no Corinthians, no São Caetano, no Atlético MIneiro e no Caxias, onde foi Campeão Gaúcho no ano 2000 e depois assumiu o time com a saída de Tite.
Carreira de Joel Cornelli
1991 a 2003 - Caxias - RS
2002 - Veranópolis - RS
2003 a 2004 - Auxiliar Técnico - São Caetano - SP
2004 a 2005 - Auxiliar Técnico - Corinthians - SP
2005 - Auxiliar Técnico - Atlético Mineiro - MG
2006 a 2007 - Rio Grande - RS
2007 a 2008 - Al Ain Club – Emirados Árabes
2009 - Pelotas
2009 - Brasil de Farroupilha
2009 a 2010 - Ferroviário-CE, primeiro como auxiliar técnico, técnico dos juniores e técnico da equipe principal.
Além de Joel Cornelli, foram contratados o preparador físico Guilherme Rondon e o preparador de goleiros Antonio Castilhos, o Toninho. Guilherme estava no Ituiutaba-MG e tem passagens por São José, pelo própro Cruzeiro e pelo Atlético Goianiense em 2008/2009. Toninho já trabalhou na Ulbra, no São José e recentemente esteve no Brasil de Farroupilha.
Texto: Ernani Campelo
Foto: Site oficial do Ferroviário/CE
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Copa FGF Sub 17: Grêmio campeão
O jogo foi nervoso desde o início, como um bom Gre-Nal que se preze. Ainda mais numa decisão. Precisando da vitória por dois gols de diferença, o Inter partiu para cima, e o Grêmio tentava só nos contra-ataques.
A primeira grande chance colorada foi aos 20 minutos, quando depois de um escanteio o zagueiro Lucas perdeu um gol na pequena área. A resposta do Grêmio veio aos 35. Leandro foi lançado livre pela esuqerda, driblou o defensor e bateu cruzado. O goleiro Jandrei fez ótima defesa.
No segundo tempo, o Inter voltou só pressão, pois o relógio era também seu adversário. Aos 11 minutos, a chance mais clara de gol foi perdida por Anderosn. O atacante rubro recebeu cruzamento na área, puxou para a perna esquerda e chutou por cima. Aos 14, falta e expulsão do zagueiro Matheus do Grêmio. Com um a mais, o técnico André Jardine botou o time para cima, e por sua vez, Cristian de Souza armou o Grêmio na defesa.
O gol saiu tarde demais para as pretenções coloradas. Aos 40 minutos, Ademar pegou um rebote da zaga e bateu à queima-roupa para Jonatan, que ainda tocou na bola: Inter 1 a 0. Denfendo-se como dava, o Grêmio soube levar a vantagem até o fim, e com o regulamento debaixo do braço, foi campeão da Copa FGF Sub 17.
A lamentar a confusão generalizada ao final. Provocações aconteceram de parte a parte por jogadores dirante todo o jogo. E acabou resultando em uma briga generalizada após o apito final. A Brigada Militar teve trabalho, agravado por alguns estranhos ao jogo, em geral jogadores não relacionados para a partida. Incçlusive um atleta do Grêmio que não pude identificar saiu carregado de campo para o vestiário.
Ficha técnica
Final da Copa FGF Sub 17
Inter 1 x 0 Grêmio (1 x 2 no placar agregado)
Local: Complexo Esportivo da Ulbra (Canoas). Arbitragem: Diego Almeida Real, assistido por Fábio Smaniotto e Maurício Coelho Silva Penna. Gol: Ademar 40/2T. CA: Tarik, Fernando, Nathan, Marlon, Anderson, Frederico (I); Matheus, Bruno, Carioca (G). CV: Matheus 14/2T (G).
Inter: Jandrei, Otavinho (Ademar), Thales, Lucas, Tarik (Rodrigo), Fernando, Nathan (Alexandre), Marlon (Alex), Anderson (Higor), Frederico, Rafinha. Téc.: André Jardine
Grêmio: Jonatan, Guilherme, Matheus, Bruno, Misael, Carlos Alexandre, Leandro (Willian), Carioca (Pablo), Cleber (Ivan), Jean (Rodrigo), Everton Junior (Santiago). Téc.: Cristian de Souza
Texto e fotos: Alexandro Gomes
O Grêmio tentou prender a bola no ataque, mas era facilmente desarmado.
Pouco público na decisão. O ingresso era gratuito.
O Inter atacou quase todo o segundo tempo, mas fez apenas um gol.
O goleiro Jonatan em mais uma saída de gol depois de um cruzamento.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Notas rápidas
* O Sapucaiense anunciou também seu novo treinador: é Rodrigo Bandeira;
* Pelotas vence amistoso: 2 a 1 no São José de Porto Alegre. Gols de Willian e Maurício (P) e Neto - contra (SJ); próximo amistoso: domingo (11h) diante do Caxias, na Serra;
* O Juventude perde amistoso em Santa Catarina: 3 a 1 para o Metropolitano de Blumenau. Gols de Marcos Alexandre, Julinho e Mário André (M) e Neto - contra (J). O próximo amistoso será contra o Grêmio, sábado às 18h, na despedida de Lauro;
* Bonaldi e Darzone irão compor a zaga do Atlético de Carazinho na Copa FGF Enio Costamilan.
Vando é o novo lateral-esquerdo Xavante
O jogador de 24 anos foi revelado no América de Natal e chega para suprir o setor mais carente do plantel rubro-negro. Já que Betão, o único lateral-esquerdo de origem, está lesionado e atualmente o setor é ocupado pelo volante Batata.
A apresentação oficial de Vando, que este ano disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista pelo Botafogo de Ribeirão Preto, está marcada para as 14h30 desta quinta-feira, na sala de imprensa da Baixada.
VANDO
Nome completo: Vando Francisco dos Santos
Posição: lateral-esquerdo
Nascimento: 09/06/1986 (Serra/ES)
Estatura: 1,80 m
Principais clubes da carreira: América/RN, Marília/SP e São Caetano/SP
Último clube: Botafogo/SP
Leonardo Crizel
Assessoria de Imprensa GE Brasil
Cerâmica empata com Inter de Roth
Um empate com gosto de vitória. Assim foi encarado por jogadores e comissão técnica do Cerâmica, o empate sem gols entre o CAC e a equipe profissional do Inter na tarde desta quarta-feira (07).E a vitória moral do Cerâmica foi também a opinião dos jornalistas que acompanharam o jogo-treino. O Inter do técnico Celso Roth, afinal, era o grande favorito, porém, acabou esbarrando em um Cerâmica bem posicionado em campo e com uma defesa consistente.
No início do jogo, força total do Inter, com craques como Tinga e Dalessandro comandando a pressão inicial da equipe colorada sobre o Cerâmica, que, em alguns momentos, se valeu das grandes defesas do goleiro Donizetti.
Além de Doni, vale mencionar que a defesa, sob o comando de Djair, Sidney e Wagner se posicionou de forma quase perfeita, não dando espaços para o talento individual de jogadores como o estreante Tinga.
Bem organizado taticamente, o Cerâmica acabou ganhando espaço em campo, passando a investir, ora com Cidinho, Fusca e Santiago, ora com Airton, Negueti, Dênio e Rafael Carvalho, em contra-ataques rápidos contra a defesa colorada.
Na etapa complementar, os reservas em campo e o Inter se tornou ainda mais ofensivo. O Cerâmica, entretanto, conseguiu manter o mesmo bom ritmo do primeiro tempo.
De brinde, no final da partida, o lateral Rogerinho, em uma cobrança de falta, quase deu a vitória para a equipe gravataiense. A cobrança de Rogerinho, no entanto, acabou esbarrando em uma belíssima defesa do goleiro do Inter.
Ao final da partida, a satisfação de jogadores e da comissão técnica ceramista era evidente, com o sentimento de missão cumprida contra o Inter. “Só queríamos fazer um jogo-treino digno em frente a esta grande equipe que é o Internacional, porém, saímos daqui com um empate, que, para nós, é um grande resultado devido a qualidade do adversário”, comentou, ao final do jogo, o técnico Leocir Dall’Astra.
FICHA TÉCNICA – JOGO-TREINO
Inter 0 x 0 Cerâmica
Data/hora: 07/07, às 15h30
Local: Estádio Beira-Rio
Arbitragem: Felipe Scipioni (árbitro), Marcus Oliveira (1º assistente) e Diego Gil (2º assistente)
Cerâmica: Donizetti, Djair, Sidney (Marcão), Wagner (Fábio Vidal), Airton (Jeferson), Negueti (Felipe Cavali), Dênio (Alan), Rafael Carvalho, Fusca (Henri), Cidinho (Dudu) e Santiago (Rogerinho).
Escalação do Inter no 1º tempo: Pato Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Tinga, Wilson Matias, Giuliano e D'Alessandro; Alecsandro.
Escalação do Inter no 2º tempo: Muriel; Daniel (Bruno Silva), Ronaldo, Fabiano Eller e Juan; Derley, Glaydson (Oscar), Tinga (Edu), Andrezinho (Thiago Humberto) e Taison; Leandro Damião.
Leandro Domingos
Comunicação Cerâmica Atlético Clube
terça-feira, 6 de julho de 2010
Juniores: última rodada da 2a. fase
Cerâmica 2 x 0 Esportivo
Inter 5 x 2 Brasil-FA
Juventude 5 x 1 Estância Velha
Porto Alegre 2 x 1 Santo Ângelo
Grêmio 2 x 2 Guaíba
São Borja 5 x 1 Nacional/São Leopoldo FC
São José 1 x 0 Igrejinha
Grupo 6: Inter* 14, Cerâmica*11, Brasil-FA 5 e Esportivo 2 pontos.
Grupo 7: Caxias* 14, Juventude* 11, Estância Velha 5, Cruzeiro 3 pontos.
Grupo 8: Grêmio* 14, Santo Ângelo* 9, Porto Alegre 8 e Guaíba 2 pontos.
Grupo 9: Igrejinha* 13, São José* 11, São Borja 9 e Nacional/São Leopoldo FC 0 pontos.
(*) Classificados para a Terceira Fase.
OBS.: Está sob júdice o jogo Nacional/São Leopoldo FC 2 x 3 São José, do último domingo. O julgamento será nesta quinta. Nota do autor: o resultado, creio, deve ser mantido e os pontos confirmados ao Zequinha.
Prováveis confrontos (dados pelas campanhas dos clubes na 2a. Fase)
Santo Ângelo x Inter (8a. campanha x 1a. campanha)
Cerâmica x Caxias (7a. campanha x 2a. campanha)
São José x Grêmio (6a. campanha x 3a. campanha)
Juventude x Igrejinha (5a. campanha x 4a. campanha)
Câmara de Vereadores de Porto Alegre parabeniza o Cruzeiro
O plenário da Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (5/7), requerimento do vereador André Carús (PMDB) propondo Moção de Solidariedade ao Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, e a seu presidente, Dirceu de Castro. A Moção destaca a história do clube porto-alegrense no futebol e a sua recente conquista como campeão da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de Futebol e o consequente ascenso à Série A do Gaúchão em 2010.Cerâmica enfrenta prova de fogo no Beira-Rio
Para isso, os jogadores treinaram muito durante a semana para se preparar para o que técnico Leocir Dall’Astra definiu como um desafio. “Vamos entrar em campo contra uma das maiores equipes de futebol do pais”, ressaltou Leocir.
O técnico comandou, na manhã desta terça-feira (06), o último coletivo antes do jogo. Após o treino, Leocir comentou as dificuldades de enfrentar uma equipe como o Inter. Leocir, contudo, voltou a falar da importância da partida para a equipe ceramista.
“Ainda estamos em fase de preparação, ou seja, não temos uma equipe pronta e definida, sendo que jogar contra a equipe profissional do Inter não tem preço. É a maior prova de fogo que podemos passar”, disse.
Leandro Domingos
Comunicação Cerâmica Atlético Clube
Associação Esportiva Riopardense
Definida comissão técnica do Riopardense
O presidente Jorge Rocha confirmou a Comissão Técnica do Riopardense para a disputa da Copa FGF 2010. Além do técnico Marcão, a equipe contará com Roberto Fanfa como auxiliar técnico e Paulo Bastos, preparador físico; faltam ainda as definições para o cargo de massagista e treinador de goleiros, o que o presidente deverá anunciar até o fim da semana. Marcão destacou a sua carreira vitoriosa em Caxias e Porto Alegre e disse que irá construir uma nova história com o Riopardense. “Dirigir a equipe do Riopardense será o grande salto de qualidade da minha carreira, pois confio na direção do clube e no povo dessa cidade”, salienta. Na foto, da esquerda para a direita: Paulo Bastos, Jorge Rocha e Marcão.
Reforços – Na segunda-feira (05), durante reunião da direção do clube para apresentação oficial da equipe técnica, Jorge Rocha, anunciou o novo reforço do clube para a disputa do campeonato. Trata-se do Goleiro Rodrigo Feijão, 29 anos. O jogador disputou o último Campeonato Gaúcho pelo Brasil de Pelotas. Além do Xavante, o novo reforço do Riopardense também atuou no Caxias e Avenida. Feijão começa os trabalhos na próxima semana. A apresentação oficial do grupo de atletas está prevista para o dia 12 de julho, a partir das 15h30.
Diego Bierhals
Assessoria de Imprensa / AE Riopardense
Cerâmica: juniores enfrentam o Esportivo na última rodada
A equipe de Juniores do Cerâmica enfrenta o Esportivo de Bento Gonçalves nesta quarta-feira (07), a partir das 15h, no estádio Vieirão, pela última rodada da 2ª fase do Campeonato Estadual de Juniores. O time do técnico Julio Cesar Scheibler praticamente garantiu a classificação no mata-mata da próxima fase com a vitória sobre o Brasil-FA no último final de semana.Com 8 pontos, o tricolor gravataiense está em segundo lugar na tabela, logo atrás do Inter, que lidera o Grupo 6 com 12 pontos. Um empate contra o Esportivo, portanto, garante a equipe na próxima fase da competição. O guris de Bento Gonçalves, com apenas 1 ponto, já não tem mais chances de classificação e devem jogar somente para cumprir tabela.
No outro jogo da rodada, o Inter enfrenta o Brasil-FA, que tem que ganhar do Inter de goleada e torcer por uma derrota do Cerâmica para ainda sonhar com a classificação. Missão impossível, já que o tricolor de Gravataí deve entrar em campo com a mesma garra e determinação da vitória mostrada contra o Brasil-FA.
Leandro Domingos
Comunicação Cerâmica Atlético Clube
Brasil-PE: sábado tem mais um amistoso na Baixada
Mulheres têm entrada livre sábado contra o Marcílio Dias às 15h30Sábado tem mais um amistoso na Baixada. Agora é contra o Marcílio Dias, clube que disputa o Campeonato Brasileiro da Série D. O jogo está marcado para às 15h30 e marca a estreia do meia Ricardinho no Bento Freiras, jogador récem contratado pelo Xavante.
Desta vez, as mulheres terão acesso livre, e os ingressos estarão à venda a partir de quarta-feira, 7 de julho, no valor de R$ 15,00. Estudantes e idosos pagam metade, a partir de sábado ao meio dia. Sócios com a mensalidade em dia têm acesso livre.
Foto: meia Ricardinho (Carlos Isaurriaga)
Leonardo Crizel
Assessoria de Imprensa GE Brasil
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Súmula de Nacional/São Leopoldo 2 x 3 São José pelos Juniores
Opinião do signatário: o jogo começou nervoso, e o juiz usava o cartão amarelo para conter as chegadas mais duras. A reclamação da torcida contra o árbitro é normal, desde que do lado de fora do alambrado. Não houve invasão de torcida. No intervalo conversava com uma repórter do Jornal VS, apontando que o "jogo estava pegado" e que se o árbitro não se impusesse, poderia descambar.
Mas o que acarretou toda a confusão foi o terceiro gol do São José. Não posso atestar o suposto impedimento, por estar longe do lance. As reclamações foram intensas por parte do time do Nacional, e não pude testemunhar as agressões na equipe de arbitragem, e desta forma, não posso dizer que aconteceram ou não. Os fatos relatados na súmula são gravíssimos e vamos esperar o ponto e o contra-ponto no julgamento do caso.
Em relação a segurança no estádio: não é de agora que as competições da FGF descumprem normas do Estatuto do Torcedor, o que já abordamos aqui no blog. Como escrevi ontem no relato do jogo, o regulamento do Estadual Junior deixa facultativo a presença de agentes públicos de segurança no campo, podendo ser seguranças particulares.
Mas o CAPÍTULO IV - DA SEGURANÇA DO TORCEDOR PARTÍCIPE DO EVENTO ESPORTIVO, no seu Art. 14: "A responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e de seus dirigentes, que deverão: I – solicitar ao Poder Público competente a presença de agentes públicos de segurança, devidamente identificados, responsáveis pela segurança dos torcedores dentro e fora dos estádios e demais locais de realização de eventos esportivos (..)". E o CAPÍTULO VIII - DA RELAÇÃO COM A ARBITRAGEM ESPORTIVA diz: "Art. 31. A entidade detentora do mando do jogo e seus dirigentes deverão convocar os agentes públicos de segurança visando a garantia da integridade física do árbitro e de seus auxiliares".
O Nacional solicitou à Brigada Militar (agentes públicos de segurança, não particulares) de São Leopoldo o policiamento, conforme ofício que pude observar nas mãos do técnico Ailton Araújo, mas não havia policiamento no inicio da partida, nem para a torcida, tampouco para jogadores e juizes.
Em resumo: se a FGF cumprisse o Estatuto do Torcedor, não deixaria aberto aos clubes escolher quem faz a segurança. O árbitro, por sua vez, caso não tivesse policiamento (que foi solicitado pelo Nacional), não sairia jogo. E ponto final!
Rápidas pelo RS
* Benhur Pereira é o novo técnico do Lajeadense. O profissional que foi campeão da Segundona Gaúcha pelo Cruzeiro substitui Luiz Freire, assinando até o final de 2011;
* Sobre a Associação Esportiva Rio-Pardense, informa nosso leitor José, de Rio Pardo: o clube é formado por pessas da própria cidade; será treinado pelo ex-zagueiro do Inter Marcão e terá como preparador físico Paulo Bastos. Reforços: goleiro Rodrigo Feijão e o meia Tiago Matos;
* O Novo Hamburgo começou hoja sua preparação para o segundo semestre. O gerente de futebol Sandro Blum anunciou os reforços do zagueiro Ben-Hur (do ABC-RN), o atacante Ronaldo Capixaba (ex-São Luiz) e o lateral direito Coelho, ex-Ulbra. Já tinha confirmado também o zagueiro Cassel, ex-Avenida. E também estão confirmados dois amistosos contra o Cerâmica: em 28/7 (NH) e 31/7 (Gravataí);
* O Juventude confirmou a venda de Zezinho a um Grupo de investimentos. O valor, não declarado, servirá para por as contas em dia e investir no elenco;
* Reapresentação no Guarany de Camaquâ. Eis a lista de atletas: Goleiros: Diego e Vitor; Zagueiros: Douglas, Ícaro e Valença; Laterais: Alex Silveira, Sampaio e Márcio Silveira; Volantes: Luciano Correa, Belmonte, Diego Ely e Pavão; Meias: Vandré, Tainã, Rafinha, Cristian Fabian e Ivan; Atacantes: Edilson, Raphael Paraíba, Fabinho Natal, Rogerinho e Junior. Comissão Técnica: Paulo Henrique (treinador), Leando Machado (preparador de goleiros) e Jorge Nogueira (preparador físico).
* Atlético de Carazinho, na preparação para a Copa Enio Costamilan, marca amistosos: com o Caxias, fora, dia 9/7 e com o Concórdia (SC), dia 14/7, no Paulo Coutinho, em Carazinho. Pode haver outro, com o time B do Grêmio. E o centroavante Adriano Oliveira está de volta ao clube;
* Reapresentação no Pedrabranca, de Alvorada. Os infantis será treinados por Vladimir Chelkanoff para a disputa do Estadual da categoria, que inicia dia 31/7. Já os juvenis serão dirigidos por Fábio Miller, para jogar o Gauchão Juvenil, que começa dia 7/8.
Fontes: Futebol Gaúcho - O resumo dos plantões; sites oficiais do Novo Hamburgo, Juventude, Guarany de Camaquã, Atlético de Carazinho e Pedrabranca.
Cerâmica tem mais dois reforços
O segundo é o volante portoalegrense Wagner, 25 anos, 85 kg e 1,89 m, com passagens pelo Farroupilha, Botafogo de Bento Gonçalves, além das categorias de base do Grêmio.
Os atletas devem reforçar a equipe que disputará a Copa Ênio Costamilan a partir de agosto.
Leandro Domingos
Comunicação Cerâmica Atlético Clube
domingo, 4 de julho de 2010
Placar - Futsal Gaúcho
AFF (Farroupilha) 0 x 20 ACBF (não é erro de digitação)
ALAF (Lajeado) 3 x 0 Atlântico (Erechim)
ASSOEVA (Venâncio Aires) 4 x 0 UJR (Novo Hamburgo)
Real Academia (Alvorada) 1 x 5 Porto Alegre
Segunda Divisão
Lagoense (Lagoa Vermelha) 2 x 4 América (Tapera)
Guarani (Espumoso) 2 x 5 Sobradinho
AFUSCA (Cachoeirinha) 5 x 5 UCPel (Pelotas)
BGF (Bento Gonçalves) 7 x 4 ASTF (Teutônia)
ACAFUTSAL 2 x 4 São Luiz (São Luiz Gonzaga)
Fonte: FUTEBOL GAÚCHO - O Resumo Dos Plantões
Amistosos
O Caxias acertou amistoso contra o Pelotas no próximo domingo.
Juniores: Nacional/São Leopoldo FC 2 x 3 São José – o jogo que não acabou
A partida já decorria de maneira nervosa. O time da casa, até aqui sem marcar pontos na segunda fase da competição encarava o Zequinha que com 5 pontos poderia alcançar classificação com uma vitória. Assim, as principais chances do primeiro tempo foram do clube da capital.
Aos 15 minutos, o meia habilidoso Lincoln sofreu falta na entrada da área. Ele mesmo cobrou, acertando o ângulo esquerdo da meta de Axel: São José 1 a 0. Dois minutos mais tarde Afonso fez jogada individual pela esquerda e cruzou para Marco Amaral desviar: 2 a 0.
Os gols seguidos enervaram os jogadores do Nacional/São Leopoldo FC. O técnico Ailton Araújo fez logo duas alterações, lançando em campo Ton e Ito nos lugares de Miguel (que já tinha cartão) e Geremias. Mas o são José seguiu pressionando. Aos 39 minutos, Guilherme Vianna cabeceou uma bola no travessão depois de um córner. Quase no final, Heli Paraná tentou duas vezes para descontar, com um chute de curva no canto baixo direito de Thales.
No segundo tempo, o treinador João Manuel sacou o meia Lincoln, que tem também como característica um temperamento difícil, colocando Jeverson. Mas aos 8 minutos, o camisa 11 Julian foi lançado pela esquerda e foi atropelando dentro da área. Pênalti que Filipinho converteu, empatando o jogo: 2 a 2.
Mas não deu tempo para comemorar. Dois minutos depois, no lance que originou toda a confusão, uma bola sobrou quase na linha de fundo para um atleta do Zequinha que rolou para Jeverton bater rasteiro e desempatar. A reclamação de impedimento do jogador que fez o passe por parte do time do Nacional/São Leopoldo para o assistente Ricardo Bittencourt fez o árbitro Anderson da Silveira Farias solicitar a presença da Brigada Militar, que só chegou ao estádio meia hora depois. Escoltado pelos soldados, o trio de árbitros deixou o gramado e deu a partida por encerrada.
Deve-se ressaltar que a partida foi iniciada sem a presença da Brigada Militar ou outro agente de segurança pública, havendo sim dois seguranças particulares, o que é permitido pelo regulamento do campeonato (artigo 35). Já no artigo 37, que fala sofre a interrupção da partida, o árbitro pose suspender o encontro após 30 minutos caso o fato que deu motivo da parada não tenha cessado (no caso a reclamação dos atletas do Nacional/São Leopoldo, que logo terminou). Caberá agora à Federação Gaúcha resolver o imbróglio.
Ficha técnica
Estadual de Juniores
Nacional/São Leopoldo FC 2 x 3 São José
Local: Estádio da Rua Jaci Porto (São Leopoldo). Arbitragem: Anderson da Silveira Farias, assisitdo por Ricardo Bittencourt Pimentel e Rodrigo Silveira de Vargas. Gols: Lincoln 15, Marco Amaral 17 e Heli Paraná 43/1T; Filipinho 8 e Jeverson 10/2T. CA: Rafinha, Miguel, Willian, Julian, Filipinho (N); Edinho (SJ).
Nacional/São Leopoldo FC: Axel, Rafinha, Léo, Miguel (Ton), Willian, Julian, Juan, Geremias (Ito), Dimy, Filipinho, Heli Paraná. Téc.: Ailton Araújo
São José: Thales, Marco Militão, Henrique, Guilherme Vianna, Motta, Leandro Maciel, Emerson, Edinho, Marco Amaral, Lincoln (Jeverson), Afonso. Téc.: João Manuel
Galeria de Fotos
O jogo foi bastante disputado desde o início.
O São José, precisando da vitória, atacou desde cedo.
O habilidoso meia Lincoln, que o blog já destacava no jogo diante do Tamoio, ainda na primeira fase. Fez um belo gol de falta.
Um belo domingo se sol e clima agradável. A lamentar a suspensão da partida. Uma atitude um pouco intempestiva do árbitro.
Reclamação dos atletas do Nacional/São Leopoldo FC contra o árbitro Anderson Farias.
De pênalti, Filipinho chegou a empatar o jogo.
A contestação ao terceiro gol do São José teve como consequência a interrupção do encontro.
Fotos e texto: Alexandro Gomes
Brasil vence o Racing com gols nos acréscimos de Bruno Milar
Irmão do eterno ídolo Xavante marca aos 47 do segundo tempo e dá a vitória ao rubro-negro no amistoso contra os compatriotas deleA tarde deste domingo foi inesquecível para os Xavantes que foram até o estádio Bento Freitas conferir o amistoso do Brasil contra o Racing. Não somente pela vitória do rubro-negro sobre os uruguaios, mas pelo modo como ela foi construída. Depois de sair vencendo e ceder o empate, o time da Baixada fez os hermanos provarem do próprio veneno, marcando um gol com o também uruguaio Bruno Milar, no último lance da partida, que levou a torcida ao delírio.
O JOGO
O Brasil começou pressionando desde o primeiro minuto de jogo. O meia Dudu, com um chute cruzado de dentro da área, levou perigo à defensiva do Racing, que se safou com uma boa intervenção do goleiro Jorge Contreras.
Mas era apenas um alerta para o que viria pouco tempo depois. Na cobrança de escanteio, a defesa uruguaia afastou parcialmente, Moscatelli pegou o rebote e fuzilou para o gol. Os zagueiros cortaram novamente, aí foi a vez de Rodrigo Dantas aproveitar a sobra na risca da pequena área. Um chute à queima-roupa, que o goleiro parou com uma defesa sensacional. Só que depois de tudo isso, ainda tinha o zagueiro Amarildo, esperto para pegar o terceiro rebote seguido e mandar um canudo para o fundo da rede.
A vantagem no placar não diminui em nada o ritmo do time Xavante, que continuou apertando o adversário hermano. Na marca dos 26 minutos, Rodrigo Dantas recebeu lançamento dentro da área, matou no peito, bateu de virada e por pouco não fez um golaço.
Mesmo com o domínio rubro-negro, o Racing mantinha uma pegada forte e quase empatou com uma cabeçada de Gonzalo, aos 35. Já quase no fim da primeira etapa a equipe de Montevidéu teve uma falta frontal a favor. Quiñonez foi para a cobrança, acertou um chutaço no ângulo e deixou tudo igual do duelo internacional.
No segundo tempo a partida ficou mais truncada, prevaleceu a marcação forte dos dois lados e foram poucas as chances de gol. Uma das melhores oportunidades aconteceu logo no início, e foi para o time da casa. Márcio Hahn fez um lançamento primoroso para Sidnei, que ficou frente a frente com o goleiro, mas foi travado, por trás, na hora do arremate.
Depois do lance o jogo seguiu um pouco morno, mas no último minuto tudo mudou de figura. Parecia até que todo aquele tempo sem muita vibração tinha sido estrategicamente forçado para os torcedores Xavantes pudessem acumular o estoque necessário de emoções para extravasar no final.
Tudo aconteceu aos 47 minutos do segundo tempo. Após cruzamento de Cléber Gaúcho e bate-rebate da bola dentro da área, o jovem atacante Bruno Milar (foto) fez, de cabeça, o gol que deu a vitória ao Brasil.Talvez sentindo uma sensação de ‘deja vu’, a torcida rubro-negra enlouqueceu na hora da comemoração e gritou sem parar o sobrenome mais famoso que circulou pela Baixada nos últimos anos. Fazendo menção ao eterno ídolo Cláudio Milar, e, ao mesmo tempo, reverenciando o irmão mais novo dele, que tinha acabado de fazer o primeiro gol com a camisa Xavante e, assim como a massa das arquibancadas, também não conseguiu segurar o sentimento ao ver a rede balançando.
– É muita emoção, eu nem consigo falar direito. Estão passando muitas coisas pela minha cabeça. O que o meu irmão fez aqui é muito grande, a torcida tem que gritar o nome dele sempre, e esse gol vai para ele, lá em cima – disse Bruno, enquanto tentava conter as lágrimas, logo após o apito final.
FICHA TÉCNICA
Amistoso Dom, 04/07/10, 15h30
GE BRASIL 2 X 1 RACING - Estádio: Bento Freitas
GE BRASIL: Luis Müller; Raulen, Amarildo, Renato e Batata; Mácio Hahn, Moscatelli (Bruno Milar), Dudu (Paulo Renato) e Sidnei (Cléber Gaúcho); Cláudio (Marques) e Rodrigo Dantas (Gleisson). Téc.: Fahel Júnior
RACING: Jorge Contreras (Martin Gonzales); Brasesco (Lacoste), Gonzalo (Velasquez), Tejera (Hernandez) e Matias Abero; Veja, Dudok, Barrientos (Gamarra) e Aprile (Tomas Charles); Quiñones (Larrossa) e Seaone (Rielo). Téc.: Álvaro Regueira
ARBITRAGEM: Eduardo Maia, auxiliado por Cláudio Gonçalves e Tiago Clasen. Cartões amarelos: Moscatelli e Bruno Milar (GE Brasil). Tejera e Velasquez (Racing).
Texto: Leonardo Crizel - Assessoria de Imprensa GE Brasil
Juniores: Igrejinha empata com São Borja e continua invicto
Num jogo bastante truncado o Igrejinha pressionou o adversário em busca da vitória, mas a expulsão de Didu aos 20 minutos do primeiro tempo, obrigou a equipe a se postar mais defensivamente, tentando sempre o gol e contra ataques. Mesmo com um jogador a menos as melhores chances de gol foram despediçadas pelo Igrejinha.
O time do técnico Éverton Luiz jogou com Baiano, Alcemir, Cleiton, Natan; Guilherme, Ruan (Artur), Julian, Dener (Rodolfo), Romário (Cris),Daygon, Didu.
Na ultima rodada da segunda fase acontece nesta quarta-feira a partir das 15h, onde o Igrejinha vai a Porto Alegre enfrentar o São José. A terceira fase inicia no próximo dia 10. O Igrejinha , já classificado entre os 8 finalistas, espera a confirmação de seu adversário na rodada de quarta feira.
Fabiel Port
Esporte Clube Igrejinha - Divulgação