sexta-feira, 13 de junho de 2014

Porto Alegre e a Copa de 1950 - parte 3

3) Começa a Copa

      A Copa começou no dia 24 de junho, com a vitória do Brasil diante do México por 4 a 0. Quatro dias depois, a Copa chega à Porto Alegre.

-         Iugoslávia 4 x 1 México (28 de junho)
     
      Neste dia, a edição do CP estampava, nas suas páginas de esporte: “Iugoeslávia x México darão início, hoje, à tarde, aos jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre”. E grafava-se Iugoeslávia mesmo. O Governo do Estado decretou meio expediente nas suas repartições.

      Os mexicanos chegaram no dia anterior, hospedando-se no Grande Hotel. A delegação tinha 35 pessoas. Às 13h30, treinaram no campo de jogo, nos Eucaliptos e às 15h30, foi a vez dos iugoslavos.

      A Folha da Tarde Esportiva julgava interessante o treinamento dos balcânicos: “(...) os iugoslavos, que chegaram por volta das 15h, realizaram um proveitoso treino; começaram com um bate-bola (...). A seguir, com todos no campo, o técnico fê-los correr em torno do gramado, ao mesmo tempo que 'imitavam' determinadas jogadas, como ponta-pés numa bola imaginária, cabeçadas, torções de tórax, etc., tendo isso sem parar o corpo, sempre correndo”.

      Para a partida, a cadeira custava 100 cruzeiros, os frequentadores da geral e os sócios do Internacional pagavam 25 cruzeiros, familiares dos sócios, 15 cruzeiros e colegiais, 10 cruzeiros.

      A filmagem da partida ficou por conta da Cinédia S/A, por contrato assinado com a CBD. Caberia àquela a filmagem de todos os aspectos do jogo, ficando, em consequência, vedada terminantemente a utilização de quaisquer aparelhos, mesmo amadores, por outras pessoas ou espectadores.

      O jogo realizado à tarde no Estádio dos Eucaliptos terminou com a goleada da Iugoslávia por 4 a 1. Manchete do CP: “Brilhante e merecida vitória da Iugoeslávia. Já a FT Esportiva estampava: “Os gols foram colhidos já maduros depois de ações bem trabalhadas do quadro europeu”. O que se pode aperceber é que o resultado expressou claramente a superioridade técnica e física dos iugoslavos frente aos quase amadores atletas mexicanos. Vamos a algumas passagens da descrição desta partida, pelos jornais Correio do Povo e Folha da Tarde Esportiva.


      “Terminado o Hino Pátrio, executado pela Banda Municipal, entraram em cancha os players iugoslavos, que iniciaram a praticar individualmente, numa demonstração que despertou geral curiosidade do nosso público. Pouco depois apareceram os integrantes da missão mexicana, sob gerais aplausos da assistência, que ontem se mostrou francamente favorável aos players aztecas”. (FT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário