sábado, 17 de outubro de 2015

Série C: Brasil subiu!

Brasil de Pelotas faz festa do acesso em pleno gramado do Castelão. Foto: Thaís Jorge/G1
Numa partida para mais de 60 mil pessoas no Castelão, Fortaleza e Brasil empataram em 0 a 0, resultado que garantiu o acesso do time pelotense à Série B do Campeonato Brasileiro. Na partida de ida, deu Brasil 1 a 0. Nas semifinais enfrenta o Vila Nova-GO, que eliminou a Portuguesa-SP.

Como era de se esperar, o Fortaleza teme a iniciativa do jogo, transformado o goleiro xavante Eduardo Martini no nome da partida. Aos 10 minutos, Lúcio Maranhão acertou o travessão numa tentativa de cruzamento que desviou na defesa. Ainda no primeiro tempo, mais três conclusões do ataque do Fortaleza pararam nas mãos de Martini.

No segundo tempo foi praticamente ataque contra defesa. Mas o time da casa abusava da bola aérea, facilitando para os zagueiros e goleiro xavantes. Ou então chutes de fora da área, que Eduardo Martini segurava ou desviava. O Brasil se defendia com competência.

O tempo passava, o nervosismo do Fortaleza ia crescendo por não conseguir pela "fortaleza" intransponível que era a retaguarda rubro-negra. O nervosismo aumentava também no time gaúcho, que via a cada giro do relógio ao acesso à Série B mais perto.

Aos 47 o lateral Xaro foi expulso por retardar uma cobrança de falta. Mas nada que afetasse a estratégia do Brasil, que. segurando as pontas, manteve o 0 a 0, calando o estádio da capital cearense (um Castelazzo?) e emudecendo uma multidão que via atônita a festa dos visitantes.

O Brasil volta à Série B após 15 anos. A última participação numa divisão inferior à elite foi em 2000 no Módulo Amarelo da famigerada Copa João Havelange, um campeonato brasileiro mal arranjado pela CBF. A campanha foi de 17 jogos, 4 vitórias, 3 empates e 10 derrotas, com 17 gols marcados e 25 sofridos, resultando na 14a. colocação entre 16 times do grupo A da primeira fase.

O Fortaleza consegue uma façanha: pela sétima vez seguida não consegue o acesso, sendo que desde 2013 faz a melhor campanha do seu grupo e perde em casa a vaga. Em 2013 para o Oeste-SP, 2014 para o Macaé-RJ e 2015 para o Brasil.


Ficha técnica - Série C - Campeonato Brasileiro - quartas-de-final, volta

Fortaleza 0 x 0 Brasil

Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza – SP

Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Junior – SP e Anderson José de Moraes Coelho – SP

Cartões amarelos: Eduardo Martini, Leandro Leite, Xaro (Brasil)

Cartão vermelho: Xaro (Brasil)

FORTALEZA
Ricardo Berna; Tinga, Adalberto, Lima e Thallysson (Elias); Auremir (Pio), Corrêa, Éverton e Daniel Sobralense; Maranhão e Lúcio Maranhão (Ricardo Jesus).
Técnico: Marcelo Chamusca

BRASIL
Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia (Gustavo Papa) e Diogo Oliveira; Cleverson (Galiardo) e Nena (Cirilo).
Técnico: Rogério Zimmermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário